Nova norma EC22. 06
#1

Capacetes para motociclistas com novas normas EC 22.06

Os capacetes para motociclistas estarão mais seguros com os novos regulamentos.

A ECE 22.06 é o novo regulamento que irá gerir a fabrico de capacetes para motociclos nos próximos anos. Nós informamos o que é e como afetará os utilizadores.

Como certamente sabe, os capacetes para motociclos vendidos na União Europeia devem cumprir um regulamento de segurança registado na Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa. Esses padrões estão em vigor há 20 anos, mas agora irão ser atualizados.

Especificamente, estamos a falar do regulamento UN ECE 22 aplicado diretamente às condições de fabrico de um capacete de motociclo que pode ser usado em estrada e que tenha condições mínimas de proteção Tanto para o capacete em si como as viseiras usadas pelos motociclistas. A quinta versão deste padrão, conhecida como ECE 22.05, está atualmente em vigor, mas o novo ECE 22.06 chegará em breve.

Que mudanças o ECE 22.06 traz para os capacetes?

. Capacetes Integrais: Estes capacetes serão testados com a viseira colocada tornando-se num só involucro.

. Capacetes modulares: Este tipo de capacete de motociclo, com a parte móvel ou removível ficando com baixa proteção, será testado com ou sem a parte instalada na posição.

. Viseiras: Ao abrir a viseira, a viseira deve rodar com um simples movimento, a viseira deve poder mover-se separadamente e terão que ser anti-reflexo. O capacete jet com viseira será testado com esse elemento na sua posição normal.

. Autocolantes refletores: Para atender aos requisitos nacionais, pode ser necessário que o capacete seja vendido já com materiais refletores. Esses materiais podem vir já colados ou ser entregues juntamente com o capacete, com as instruções adequadas de onde e como instalá-los.

. Acessórios: O proprietário não está autorizado a modificar o capacete de acordo com suas especificações originais, enquanto os acessórios devem ser instalados de acordo com as instruções do fabricante. Somente os acessórios testados serão válidos e autorizados.

. Teste de partículas no visor a alta velocidade: Os visores são testados batendo neles com uma bola de aço a 60 metros por segundo para verificar se não são destruídos durante o impacto. A viseira não deve partir ou se deformar, enquanto o suporte da viseira não se deve separar em 2 ou mais peças ou se não conseguir segurar a viseira na posição de fixação.

. Lesão cerebral provocada por rotação: Novo método de medir a aceleração rotacional, às vezes são causadas lesões mais graves que o próprio impacto e que ocorrem quando se está em contacto com algo e sofre golpes sucessivos. Para realizar este teste, o capacete irá cair em ângulos e velocidades específicos contra um obstáculo de betão.

Como é que o novo ECE 22.06 afetará os motociclistas?

Como utilizadores, daremos as boas-vindas a estes novos capacetes de motociclo com satisfação, pois o regulamento ECE 22.06 irá fazer com que estes equipamentos sejam mais seguros.

O regulamento será apresentado, alterado e aprovado em junho de 2020 (dependendo de como a crise do coronavírus estiver na altura), mas só entrará em vigor três anos após a data da publicação. A partir daí, todos os capacetes à venda terão de cumprir o novo EC 22.06.

Também é previsível que essa melhoria nas qualidades do capacete faça com que as marcas tenham que se esforçar mais nos seus métodos de pesquisa, design, desenvolvimento e fabrico. Também deva implicar que os capacetes sejam mais caros, um aumento que algumas fontes estimam em 5%.

https://motorcycleonline.info/?p=14572

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#2

Uma normativa que estimula o R&D+I!!!

Vamos lá ver o que sai daqui... think
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