28-05-2019 às 17:33
(28-05-2019 às 16:26)Johnny_1056 Escreveu: Carlos-kb, calma!! Estás mesmo a sofrer de "gripe aviária"!!
Se te deres conta (e por muito que isso te custe), poucas marcas devem ter experimentado tantas e tão diversas arquitecturas de motor, em tão distintos estilos, como a Honda. Os exemplos da F6C e da VF750C vieram à baila como exemplos de cruisers que fugiam aos tradicionais V-twin (à semelhança do flat 2 que é tema do tópico, que como mota de produção, teve na R1200C a sua representante).
(28-05-2019 às 16:26)Johnny_1056 Escreveu: Valquyrie e VF750C?? Qual delas a pior... Ambas recorreram a bons motores da marca para produzir abortos. E Magna era a que tinha o motor das antigas VF, aquelas que se descomandavam só porque lhes apetecia.
Não me lembro de ter feito qualquer comentário qualitativo em relação a qualquer uma delas (tanto é que nem sequer as experimentei). Apenas disse que preferia o V4 da Magna 750 ao inline4 da Eliminator 600.
A F6C teve vendas residuais na Europa (aliás, foi mota idealizada quase e só para os USA).
A VF750C, por seu lado lembro-me muito bem delas, e segundo consta, estavam longe de serem propriamente abortos. Dentro das cruiser japonesas, eram até um luxo, com detalhes construtivos e qualitativos pouco comuns nas suas concorrentes. Eram a cruiser mais potente da sua categoria (quase 90cv) e (segundo se dizia) apenas pecava pela travagem sub-dimensionada para a moto que era (disco simples / tambor).
As primeiras Magna datam dos anos 80 e existiram em diferentes cilindradas ... sendo que a VF750C dos anos 90 (de que falo) herdou o mesmo nome.
(28-05-2019 às 16:26)Johnny_1056 Escreveu: Já agora, a Kawasaki ZL tinha um motor anterior ao da ZZR, tinha um motor semelhante ao GPX600R que é bastante diferente!!
As Eliminator 600 tiveram 2 gerações. E olha que sempre "comi" a Eliminator 600 de 2ª geração (anos 90), com o motor da ZZR 600, que coexistiu em catálogo na mesma altura.
Fui pesquisar e verifiquei que tens razão. O motor da ZX600-R/GPZ600, afinal manteve-se na 2ª geração da ZL. Afinal vivi com esse lapso todo este tempo. My bad!