(14-05-2019 às 22:17)sat_ON_fire Escreveu: (14-05-2019 às 15:22)Johnny_1056 Escreveu: Quickshifter? Se algum dia chegar a uma desportiva relativamente moderna e a usar em circuito ou uma dragster das a sério, fora isso não faz sentido.
Mas já usaste alguma vez, destes modernos, com up&down, para teres termo comparativo, ou é só porque sim?
Boas;
FerroH, não, ainda não usei plenamente um quickshifter a sério. Ainda não me sinto sequer à vontade para o fazer a ponto de notar que consigo ser mais rápido. Eu sei que as passagens são mais rápidas, mas para quê quando se anda em estrada e se tem ou pelo menos tento manter uma certa margem de segurança.
Acredito que, no fim de mudar o meu chip no cérebro, consigo ir buscar algum tempo numa tentativa de volta rápida em circuito. Mas como há tanto tempo que não consigo lá meter os cotos...
Antes de passar para mim, conhecendo-te, sabendo que és mais velho do que eu, que já experimentastes coisas que me deixam roído de inveja, deixo-te os seguintes situações:
- na HD Evolution, como é que se passa de caixa rapidamente? Não dá, tudo tem aquele tempo, aquela rotação certa em que elas entram que nem seda. Não vale a pena inventar sob o risco de fazer cagada e com um resultado ainda mais lento do que se tentasse fazer normalmente. Deixa a mudança entrar e depois o motor faz o seu trabalho;
- na Ducati, uma máquina diferente, performante, mas com uma caixa precisa mas dura que necessita de decisão e quando isso acontece dá para sentir que se está a fazer como deve de ser;
- na GSXR marreca, uma referência a nível de robustez, nota-se a inércia daquele motor e caixa, mas sabe-se que está lá para tudo sem partir.
Estes são apenas 3 exemplos que eu sei que conheces muito bem. Tu ainda vens dum tempo em que se ensinava que a caixa era para tratar bem, para cuidar, mesmo sabendo que ela resiste-
Passando para 3 exemplos meus:
- a TDM, tem uma caixa precisa, mas dura como cornos, o motor tem sede de rotação, para fazer as coisas bem tem que ser naquele tempo certo;
- a VMax, um motor a sério, mas pesado, tal como a caixa, para funcionar bem precisa de calma e decisão para não fazer asneira, um pouco como a HD que acima referi, mas com mais margem de rotação e que transmite mais confiança;
- a R1 velha, precisa, sempre a funcionar bem, mesmo em rotações já mais altas. Aceita tudo, mas há-de haver um dia que vai mostrar cicatrizes e correspondente factura. Se perguntarem se é mais robusta que a da "marreca" sabes qual a resposta, não sabes?
Decididamente, para uso civil prescindo totalmente do sistema.