Novos esquemas de cores para 2019
#61

dfelix  nice

Já tenho com que me entreter nas férias
Responder
#62

Parar sempre depois de cada curva e verificar o sintoma associado.

lol

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


Responder
#63

(20-07-2018 às 12:50)dmanteigas Escreveu:  vindaloo pah, obrigas-me a dar-te explicações sempre longas...

Se eles fazem isso têm a minha admiração, mas eu tipicamente quando pago gosto de usufruir de tudo aquilo a que tenho direito... sendo a afinação das suspensões um desses "direitos", porque motivo me devo contentar com algo menos que isso? Afinal, parte do marketing da GT é ter melhores suspensões que a versão normal. Suspensões bem afinadas para as diversas situações são mais seguras e mais confortáveis e acredito eu mais duráveis também. Então porque motivo não devo ter interesse em aprender e preocupar-me com isto? Eu ando com a mota na mesma agora com elas afinadas como tiverem de ser, mas tendo a opção de aprender mais sobre o assunto com quem percebe e começar eu a mexer... se isto fosse um assunto menor, as motas de gama alta não vinham com afinação eletrónica logo desde os 0kms!

Ninguém está a questionar a eficácia de se afinar uma suspensão. Todos os que aspiram a andar no mínimo rapidinho entendem que uma suspensão devidamente afinada faz a diferença.

O que te estou a tentar transmitir é que:

1) Acho péssimo para uma aprendizagem e abordagem à condução de uma mota, estares a induzir comportamentos diferentes na mesma mota cada vez que pegas nela.

Não vais ser mais rápido, nem mais seguro assim.

A subtileza dessas diferenças só é percebida durante um período mais ou menos longo de habituação à mota, vários jogos pneus, suspensão acamada etc.

2) Como distingues os sintomas na tua mota de acordo com a (excelente) tabela do dfelix?

Inferes devidamente se a curva se está a abrir ou a fechar? Escrever no alcatrão a dar cavaco à saída de uma curva? A sério? Na 1ª mota e em 15 dias?

Olha.. quando estiveres entretido com isso, não desligues o controlo de tracção...e tem cuidado! Não te magoes à conta de uma tolice.

3) Na Z, posso-te dizer que andei mais ou menos 35mil km a afinar a suspensão. Ao fim desse tempo... troquei o óleo e ...comecei quase de novo!  rolleyes 

E cheguei a valores muito próximos da configuração de origem com a mota lig. rebaixada e a mota durinha. Apenas isso.


Responder
#64

(20-07-2018 às 14:20)hjjs Escreveu:  Parar sempre depois de cada curva e verificar o sintoma associado.

lol

Aproveitar se calhar para ter um ou outro fotógrafo nessa curva a registar a inclinação...


Responder
#65

Isto parece quase um loop em que me ando para aqui a repetir.

Acho que todos concordamos que andar com pendura mais malas carregadas é diferente de andar sozinho certo? Eu fiz os primeiros 300 e poucos kms na mota sem ninguém. Quando pela primeira vez meti pendura e enchi as malas notei logo diferença na condução, principalmente em curva. Parei, aumentei a pre carga da mola e notei diferenças logo imediatamente (inclusive relatei no meu DB no cpmoto). 

Eu ora ando na mota comigo sozinho sem nada ou com top case, ou então ando com pendura + top case cheia + malas laterais cheias (estamos a falar facilmente de mais 90kg). Lá atrás referi que preciso de encontrar 2 settings, 1 para quando ando sozinho e outro para quando ando com pendura e malas. Também disse que já mexi quando ando sozinho e não noto diferenças palpáveis no que fiz pelo que isto é pouco ou nada relevante para já. Mas com pendura e malas a história é outra. E depois dependendo do percurso que vou fazer, posso querer um setting mais confortável, mais desportivo, etc. Basicamente eu quero aprender a fazer manualmente aquilo que eu não quis pagar 3 ou 4 mil euros a mais para ter de forma eletrónica. O esquema que o dfelix colocou vai ser super útil porque quando andar posso rapidamente perceber onde preciso de mexer para ajustar algo.
Responder
#66

Bem... confesso que o dfelix foi mais esperto que eu...

''Toma lá um rebuçado e uma belinha, agora diverte-te''

... do que estar a alimentar uma discussão estéril.

Deste tema, estamos conversados! handshake


Responder
#67

(20-07-2018 às 14:42)dmanteigas Escreveu:  Isto parece quase um loop em que me ando para aqui a repetir.

Acho que todos concordamos que andar com pendura mais malas carregadas é diferente de andar sozinho certo? Eu fiz os primeiros 300 e poucos kms na mota sem ninguém. Quando pela primeira vez meti pendura e enchi as malas notei logo diferença na condução, principalmente em curva. Parei, aumentei a pre carga da mola e notei diferenças logo imediatamente (inclusive relatei no meu DB no cpmoto). 

Eu ora ando na mota comigo sozinho sem nada ou com top case, ou então ando com pendura + top case cheia + malas laterais cheias (estamos a falar facilmente de mais 90kg). Lá atrás referi que preciso de encontrar 2 settings, 1 para quando ando sozinho e outro para quando ando com pendura e malas. Também disse que já mexi quando ando sozinho e não noto diferenças palpáveis no que fiz pelo que isto é pouco ou nada relevante para já. Mas com pendura e malas a história é outra. E depois dependendo do percurso que vou fazer, posso querer um setting mais confortável, mais desportivo, etc. Basicamente eu quero aprender a fazer manualmente aquilo que eu não quis pagar 3 ou 4 mil euros a mais para ter de forma eletrónica. O esquema que o dfelix colocou vai ser super útil porque quando andar posso rapidamente perceber onde preciso de mexer para ajustar algo.

Manteigas, não podes recriar a suspensão electronica. Não como ela actualmente existe. Para isso terias que parar para tomar café dar n sei qts clicks...mais a frente antes do pessoal dar gatilho paravas (todos) para dar mais mola.... lol

Torna.se impossivel. Agora antes de uma viagem com malas e pendura, claro que se faz ..

Velasquez87
Responder
#68

Mas a questão é precisamente essa... para uma utilização polivalente e sob determinadas circunstâncias (c/ ou s/ pendura; c/ ou s/ carga); c/ ou s/ pendura e carga), apenas se mexe na pré-carga. Tanto que em afinações manuais, essa é a única que se permite fazer à mão e sem necessidade de ferramentas (na minha mota, somente atrás... mesmo na frente, a pré-carga só com chave).

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#69

(20-07-2018 às 14:51)Velasquez87 Escreveu:  Manteigas, não podes recriar a suspensão electronica. Não como ela actualmente existe. Para isso terias que parar para tomar café dar n sei qts clicks...mais a frente antes do pessoal dar gatilho paravas (todos) para dar mais mola.... lol

Torna.se impossivel. Agora antes de uma viagem com malas e pendura, claro que se faz ..

Ora aí está uma ideia porreira para amanhã, começarmos às 10 da manhã acabamos às 10 da noite  lol
Responder
#70

E andar de mota não? devil

A suspensão é relativamente fácil, com dois dás pré carga e normalmente é suficiente... Se não chega, investes prai 1000 e tal € por uma suspensão em condições e feito! bigsmile

As outras "settings" depende mais da tua condução, gosto pessoal, etc... Andares a mexer muito na suspensão sem saber é fazer asneira. O melhor é ires a uma casa que realmente saiba o que faz, e não são muitos, e aí afinam-te a mota para o que procuras é para quando vai carregada, e a partir daí várias qualquer coisa se não tiver perfeita.

Suspensões são quase uma ciência e mexer sem saber normalmente dá asneira.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)