Desligar a moto: Chave ou botão de corte?
#1

Bons dias caros cavaleiros do asfalto (e da gravilha também)!

Cá lanço mais um tópico de extrema importância no mundo das duas rodas. Sem mais rodeios...

A forma mais indicada para desligar a moto é:

Resposta a): Através da chave;
Resposta b): Botão de corte da ignição.



PS: Geralmente diz-se corta corrente, ou corte da ignição?


PS2: Nota-se muito que só ando nisto há meia dúzia de dias?
Responder
#2

Por mim, sempre na chave para que o corta corrente não ganhe folgas blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
Responder
#3

(04-02-2015 às 11:16)n00b1e Escreveu:  Por mim, sempre na chave para que o corta corrente não ganhe folgas blink

É que eu costumo desligar na chave, mas depois carrego também no corta corrente.  lol
Responder
#4

O corta corrente é um botão de emergência e há muita gente que o utiliza incorrectamente. Para desligar é na chave e até digo porquê:

Na chave quando desligas, o circuito desliga-se e não fica nada ligado, já no corta corrente apenas desliga o motor ficando todas as luzes e aparelhos que a mota tenha, ligados na mesma o que requer um esforço para a bateria.
Responder
#5

Chave. O corta corrente foi feito na eventualidade de ser necessário desligar a mota rapidamente. Também desliga mas nunca uso para desligar a mota normalmente.
Responder
#6

Sempre na chave! Tal como o "patrão" diz, ao desligares na chave, desligas todos os outros circuitos que estão em carga.

Ganhei esse costume há já muitos anos, enquanto trabalhei num concessionário Honda, e ter havido uma serie de interruptores que deram raia.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#7

(04-02-2015 às 11:20)OFFICER Escreveu:  O corta corrente é um botão de emergência e há muita gente que o utiliza incorrectamente. Para desligar é na chave e até digo porquê:

Na chave quando desligas, o circuito desliga-se e não fica nada ligado, já no corta corrente apenas desliga o motor ficando todas as luzes e aparelhos que a mota tenha, ligados na mesma o que requer um esforço para a bateria.

Então assim, talvez eu também não deva desligar no botão já depois de a moto estar desligada...
Responder
#8

(04-02-2015 às 11:53)Almareado Escreveu:  Então assim, talvez eu também não deva desligar no botão já depois de a moto estar desligada...

Qual a razão de o fazeres, se a moto já está desligada? Fazes o switch OFF do switch OFF?! disapointed lol

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#9

Boas;
Isso é uma problemática que não me assiste... confused
Depende das situações, mas não vejo qualquer mal em nenhuma delas, a não ser quando se desliga a moto no corta-corrente e se esquece de deixar a chave ligada a consumir bateria.
Esquece isso!! Anda de moto e desliga-a como te der jeito.
Responder
#10

Outro motivo, em relação a esquecimentos, é que, desligando com chave, o acto de a retirar é quase automático, não havendo por isso tanto o risco de esquecer a chave na ignição, ao abandonar a moto.

Se bem que comigo isso é díficil de acontecer.... como sou picuinhas, vou verificar sempre se tudo está trancado (direcção) e depois para activar o alarme (que activo sempre, em qualquer lado que seja), preciso sempre do comando que está na chave.
Mas sei de alguns casos da chave esquecida no canhão. Ainda há dias isso aconteceu, quando fomos à Roca, com um dos elementos do grupo... tanto que deu conta do esquecimento ao entrar na cafetaria, e lá foi a correr de volta buscar a chave.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)