(14-07-2017 às 10:50)Krav Escreveu: Obrigado a todos pelos vossos "inputs", e pelos vistos, parece que não existe o que procuro.
Claro que existe.... tal como já te foi dito e o Trecolareco referiu, as Dual Clutch da Honda (DCT) são um bom exemplo de motos com caixa automática. Só que só encontras em modelos para os quais a tua habilitação de carta não permite ascender (NC750, VFR1200F, CRF1000L, etc.)
(14-07-2017 às 10:50)Krav Escreveu: Eu não tenho um carro de mudanças automáticas, mas conheço várias pessoas que os têm (sem questões de limitações físicas e que já tiveram carros de mudanças manuais), e todas me dizem que passaram para mudanças automáticas por questão de conforto e despreocupação, por isso perguntei relativamente a motos.
Krav.... essa questão do conforto não se coloca tanto numa moto, pois à partida, é logo um veículo que tem muitas menos concessões neste capitulo, face a um automóvel. E por norma quem procura uma moto, umas das ultimas coisas que tem em mente é o conforto, ainda que depois dentro do universo das motos, haja uma mais confortáveis que outras.
Ou seja, são substancialmente diferentes as razões de quem opta por um carro de caixa automática. Porque e salvo raras excepções, as razões que levam alguém a optar por uma moto, não giram à volta do procurar conforto ou despreocupação. A moto é um veículo muito mais exigente do ponto de vista da condução, que nos expõe totalmente aos diversos factores.... mas por outro lado consegue despertar fascínio, paixão e um imenso prazer de condução, que num automóvel, só em modelos muito caros e de topo de gama se poderão eventualmente equiparar. É sobretudo um veículo sensorial, que apela às emoções, e não tanto à utilidade. Por norma, quem opta por comprar uma moto (no verdadeiro sentido do termo) é por tudo isto mesmo.
(14-07-2017 às 10:50)Krav Escreveu: Existem carros de mudanças automáticas desde os mais baratos a topos de gama de marcas Premium, com milhares e milhares de condutores a optarem por esta solução, logo ter questionado este assunto no universo das motas não me parece assim tão descabido...
Não é descabido. Tanto que nas motos também encontras modelos mais simplórios e baratos, equipados com variador automático (ou seja, sem caixa manual). Mas por isso também esta vertente se encontra quase e só nas scooters, que acabam por ser motos mais despretensiosas, estas sim, servindo quase exclusivamente numa perspectiva utilitária, aonde a tal despreocupação e facilidade de usar (só acelerar e travar) se coloca. E 125cc com estas características, é o que não faltam por aí no mercado, aos pontapés.
(14-07-2017 às 10:50)Krav Escreveu: Quanto à questão das scooters, quando experimentei, o que não gostei nada, foi o facto das pernas estarem "para a frente" e demasiado juntas, posição que me deixou desconfortável e com sensação de desiquilíbrio. Por exemplo nas aceleras que se viam muito em Espanha (tipo motocicleta), a posição das pernas é completamente diferente (tipo bicicleta), e andei sempre sem qualquer tipo de problema.
Já existem scooters sem o típico avental e plataforma frontal, e com uma posição muito semelhante a uma moto (posição de cavaleiro), num misto dos dois conceitos. Mas novamente, essas encontras mais num âmbito de cilindradas maiores.
Aquilo que tu falas e que se via muito em Espanha, eram os mopeds. Mas a maioria dos que ainda hajam, são todos com 50cc, com as desvantagens em termos de circulação que se sabe (não podem andar em AE e em vias destinadas a motociclos e automóveis).
(14-07-2017 às 10:50)Krav Escreveu: PS: Para um senhor/senhora que achou por bem ser mais indelicado, deixo-lhe uma frase do senhor Colin Powell: "there is no such thing as a stupid question, only stupid answers".
Não ligues..... ele é mesmo assim, mas no fundo, bom rapaz! Mas com um recalcamento grande por ser um incompreendido, tal é o trauma de já ter sido banido de dezenas de grupos e fóruns, por essa net afora!
Ahh.... e é um gajo.... pelo menos pelo (mau) aspecto exterior que apresenta.