Traçar e fazer curvas - noções teóricas para curvar em segurança

Eu sei que é um perigo, mas para eliminar o CS é a maneira mais simples. Pois mesmo achando que não estamos a mexer no guiador pode não ser a verdade blink

Trancar o volante e experimentar a real influência do peso nas peseiras. Ela existe e como disse o Lone nas terras e em motas bem mais leves deve ser notório e eficaz. Mas na estrada pelas imagens que se vê no filme não dá para quase fazer 8's.
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Enduro é algo completamente diferente, as mudanças de direção são bem mais lentas e a mota bem mais leve.

Em pista ou estrada não usar cs é comer sopa com garfo quando se tem colher, não faz sentido.
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(09-03-2017 às 21:51)mr_trecolareco Escreveu:  cloud respira fundo que amanhã já é sexta ou vai comer um kitkat senão até parece que tu é que tens certezas a mais...

Isto são trocas de informação de um assunto delicado de explicar. E o Lone está em desvantagem porque ainda não viu o filme.

Não venhas com coisas que sem veres o filme do "Twist of the Wrist" onde é que foste informado que o CS é mesmo uma coisa inata de quem anda de duas rodas e que isso é que é mesmo eficaz a fazer mudar a mota de trajectória comparando com a condução do corpo/peso nas peseiras?

No Sec.XXI é normal que tenhas mais amigos informados ou mesmo uma infinito de sites que te possam passar estas dicas.


Que idade tens? Só para perceber a piada do "antigamente é que era"....

É que duvido que percebas o "vácuo de informação" que essas décadas (80/90) eram onde até para obter um nº de telefone de uma loja nacional era complicado quando mais receber informação técnica já que as bibliotecas/livrarias/papelarias pouco ou nada investiam nesse material e não se viajava para o exterior com a nossa facilidade actual.

A maioria dos que andavam depressa morriam depressa e não tenho a certeza se eles próprios percebiam o que faziam se era talento natural de tanta experiência.

Acredita que se há pessoa que aplica todos estas técnicas que falas é o Lone pois não se anda assim suavemente depressa sem saber umas coisas a sério.

A realidade é que a maioria de nós tira a licença/carta e depois vai dando umas cabeçadas. Uns têm a cabeça mais dura e não se assustam para desistir e lá vão ganhando algum calo ao longo dos anos enquando se vai aprendendo com os erros e outras dicas que se ouvem/lêm. Outros não têm essa sorte  thumbsdown

Eu sou o exemplo que já devia ter ido aprender mais qqer coisa em cursos de condução com pessoas que sabem o que fazem e passado 20 anos é tudo por cabeçadas e leitura virtual mais recente tendo de certeza entranhando mtos erros que deviam ser evitados.

Eu não sei de onde vem a ideia, mas não preciso de respirar fundo nem de chocolates lol Não estamos apenas a conversar? Quanto ao resto, é como disse, reparei ao conduzir a moto que se virasse o guiador para onde a curva ia, que curvava para o lado errado, até que alguém me disse que nas motos não se curva com o guiador. Depois perguntei 'mas então porque é que a moto curva para o outro lado?' que foi quando me disseram do counter-steering, e aí basta uma googlada (que hoje em dia está ao alcance de todos) e esse vídeo até é dos primeiros que aparece. É curioso, para alguém que nunca se interessou por motos, e sempre adorou carros, aprender a andar de moto sozinho foi das melhores experiências que já tive, e aquilo de virar o guiador como se de um carro se tratasse é uma ingenuidade que só pode ser cometida por alguém que realmente de motos percebe zero, mas tem piada passar por essa fase de aprendizagem e tentar perceber afinal o que raio está a acontecer quando se curva.

(09-03-2017 às 23:35)carlos-kb Escreveu:  Sim, é possível!!!  proud

Só em seguimento desta discussão do não ser possível conduzir moto sem contra-brecagem (aka counter-coiso), hoje saí do trabalho, montei-me na Blu e ala.... vamos lá a experimentar! smile
Lógico que por incutir o CS desde há tanto tempo, na minha condução, já o faço sempre de forma mecanizada, sendo algo com que não me apercebo quase, sem ser em condução mais empenhada.
E pela experiência de há pouco, agora de forma "forçada", menos intuitiva e mais consciente, constatei que sim.... até sensivelmente aos 100 km/h (bem acima dos ditos 30 Km/h tong) e condução em ambiente "semi-urbano" (Loures - VFX, pela N116 e N10), é perfeitamente possível conduzir curvar sem incutir qualquer acção ao guiador (ou seja, mantendo-o sempre direito), bastando a tal coisa de conduzir com "o olhar" aos pontos de referência e complementando com a postura do corpo sobre a moto.

Mas no fundo, concordo com a ideia dada pelo Trecolareco.... é engraçado ver alguém que conduz uma 125 há relativamente muito pouco tempo, que penso que nem carta de moto tem sequer, a contrapôr as problemáticas de técnicas de condução com outro alguém que anda nisto há muito, já conduziu em circuito, vive o dia a dia na estrada, já fez cursos de condução avançada e conduz vários tipos de motos diferentes e em ambientes também eles muito diferentes, fazendo-o de uma forma sublime como muitos de nós já tivémos oportunidade de constatar na primeira pessoa.... e o teimoso afinal é ele?  rolleyes

P.S. - Track-Day.... venha ele!!! bigsmile thumbsup

Mas é aí que te enganas Carlos. Eu não estou a contrapor técnicas nenhumas. Aliás, neste tópico, por saber das minhas limitações, apenas falei do counter-steering, porque vi pessoal a dizer que não o faz e que é apenas uma técnica facultativa. O counter-steering acontece sempre, até podes tirar as mãos do guiador, que pelo facto de tu inclinares a moto com o corpo já estás a provocar o counter-steering na moto, mesmo que não te consigas aperceber dele. Vê o tal vídeo que postaram (até me admiro que estejas a dizer essas coisas e que não tenhas visto o vídeo). Eles soldam um novo guiador, agarrado ao vidro e não à roda, que quando o condutor se inclina para virar a moto, mesmo pendurado numa só peseira a moto mal curva. Depois metem um apontador no guiador e vê-se em todas as curvas aquilo a apontar primeiro para fora da curva e só quando entra na curva é que volta a alinhar, mesmo sem o condutor fazer força nenhuma.

(10-03-2017 às 02:16)RJVieira Escreveu:  Bem, não percebo muito da coisa de curvas a rasgar, até porque não tenho mota para essas aventuras... mas há maneira de virar sem o tal counter-steering? Pelo que me parece, a mota, faz o counter-steering de modo natural a curvar... porque se bloquearmos o volante em linha recta, a mota basicamente não vira...

Um abraço.

(10-03-2017 às 09:02)Duke Escreveu:  
(08-03-2017 às 13:04)LoneRider Escreveu:  
(08-03-2017 às 11:28)carlos-kb Escreveu:  Hum.... este tópico vai mas é arranjar problemas com o Caroço, quando se começar a falar de "contra stirings" e "chickens coiso"!

Epa...  curvar? Até à data ainda nunca fui de focinho contra um chaparro!!! É sinal que mais ou menos, vou dando conta da coisa.... até ver!!!  bigsmile

edit: Quando digo chaparro, refiro-me a qualquer espécie arbórea!!!
É que por acaso na zona de predominância de chaparros propriamente ditos, nem há assim tantas curvas!  proud

O contra Stering é uma técnica, mas que é facultativa.
Podes fazer curvas sem a utilizar.
Errr... Não, counter-steering fazes sempre. Podes é não te aperceber.

Enviado do meu SM-A310F através de Tapatalk

Exactamente. Eu só não esperava era ter este tipo de discussões neste fórum lol De resto só tenho a aprender, aliás, nem sou exemplo para ninguém que nem carta de moto tenho, e tenho apenas uma 125, era impossível esquecer-me disso, este pessoal faz questão de dizer isso sempre que pode, como se isso fosse mudar alguma coisa lol Até tenho a dizer que o jogar com o peso das peseiras para ajudar na curva até aprendi com o lone, há muito tempo num tópico qualquer em que ele disse que essa era uma boa técnica, e realmente já me safou de alguns sustos. Vocês não podem é cair no erro de se acharem donos da razão logo à partida só por terem anos de experiência em alguma coisa. Não é por alguém ser médico há 50 anos que agora pode vir debater com um médico acabado de se formar que afinal cortar a cabeça fora não mata ninguém..
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Creio que se continua neste tópico a incorrer no erro de estar a misturar condução regular / quotidiana, com condução desportiva / "faca nos dentes".

[Imagem: QKmafvp.png]
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(10-03-2017 às 12:30)Fz1000 Escreveu:  Enduro é algo completamente diferente, as mudanças de direção são bem mais lentas e a mota bem mais leve.

Em pista ou estrada não usar cs é comer sopa com garfo quando se tem colher, não faz sentido.

Boa parte do treino dos pilotos de velocidade de elite é feita em motos de Enduro ou MX precisamente porque ese comportamento é um excelente treino.
Dizer que uma moto de Enduro e mais lenta a virar é comer sopa com garfo. blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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O excerto do vídeo sobre o counter-coiso...




E com bonecos.


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Lê lá outra vez que não correu bem à primeira.
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(10-03-2017 às 12:48)carlos-kb Escreveu:  Creio que se continua neste tópico a incorrer no erro de estar a misturar condução regular / quotidiana, com condução desportiva / "faca nos dentes".

Hum, não percebi, quem é que tem a condução desportiva/faca nos dentes? O gajo da 125 sem carta? q:
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O erro está em assumir que Cs é uma pratica insegura e que só os loucos por velocidade é que a usam.

Todos o fazem, directa ou indirectamente. Debater isto soa a discussão creacionista.
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Mas fz, só se tiveres mais de 20 anos de experiência de condução em pista é que podes dizer isso s:
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