[Primeira mota] 1ª minha primeira mota
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: Vou tirar a Categoria A
- Altura: 1m84
- Peso: 100Kg
- Idade: 25
- Pendura (S/N): N
- Será 1ª moto (S/N): S

MOTO

- Estilo preferido: Apenas peço que seja económica e dispenso scooters e afins
- Custo (em euro): 3000/3500
- Nova/Usada: Qualquer coisa

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diário
- Tipo de estrada: Auto-estrada, essencialmente
- Numero aproximado de KM: 130 a 150km diários

RESUMO:

Bem, é esta a minha situação. Quero uma mota que não gaste muito para fazer a viagem Torres Vedras - Lx / Lx - Torres Vedras todos os dias (menos dias de chuva). 125cc obviamente que estão fora de questão. Estou a pensar numa mota entre 250cc e 400cc. Andei a ler no forum e em algures no tempo, alguém falou de uma marca que é a Leonart. Não conhecia mas fiquei a gostar muito dessa marca. Antes de a conhecer, tinha em vista motas tipo Super Sport ou Naked mas um amigo meu que tem uma Kawasaki 250r disse que com uma mota daquela leva muita "porrada" do vento, daí ter virado para as "custom" como a Keeway Blaster 250i.

O que me aconselham neste caso?
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#2

Para essa distância toda por dia evita mesmo as naked!

Para essa distância toda eu também evitava cilindradas tão baixas. Ainda por cima se vais andar em auto-estradas. Uma 250cc a 120 não vai muito longe do seu limite.

Já ponderaste por exemplo motas do género Yamaha MT07, Honda NC750... Do que tenho ouvido dizer até são económicas, não sei é se arranjas usadas dentro do preço que falas. Novas já não consegues de certeza.
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#3

(20-01-2017 às 18:30)MrOverclock Escreveu:  Para essa distância toda por dia evita mesmo as naked!

Para essa distância toda eu também evitava cilindradas tão baixas. Ainda por cima se vais andar em auto-estradas. Uma 250cc a 120 não vai muito longe do seu limite.

Já ponderaste por exemplo motas do género Yamaha MT07, Honda NC750... Do que tenho ouvido dizer até são económicas, não sei é se arranjas usadas dentro do preço que falas. Novas já não consegues de certeza.


Pois, eu pensei em cilindradas superiores mas como a minha experiência não passa de scooter desde dos 12 anos em terrenos baldios e moto4, tenho receio da potência da mota no início...
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#4

Eu ia para algo como a Deauville 650...se houvesse mais euros a 700.

Economica (4/5L ), transmissão por cardan que dispensa lubrificação e afinação ( que no teu caso terias que o fazer pelos menos todas as semanas...)

Por exemplo: https://www.olx.pt/anuncio/honda-nt-650-...fa21883424

E já sabes que bem estimada dura pelo menos até aos 121k km's lol ( https://www.olx.pt/anuncio/honda-deauvil...fa21883424 )

São motas suaves com pouca cavalagem que só pecam pelo peso, mas com 1,84 e 100kgs não te deve assustar.
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#5

Por 3.000 /3.500 euros , em bom estado e de marca com fiabilidade , económica , com boa protecção ao vento e que seja fácil de manobrar para te servir de iniciação ao mundo das 2 rodas ... só estou a ver uma maxiscooter . Penso que seja o único tipo de motociclo que consiga cobrir todas estas tuas 'Exigências' . 
Se quiseres mesmo 'MOTA' , então vais ter de abdicar de algum deste itens de modo a poderes alargar as opções de escolha.
Esse modelo da Keeway Blaster 250 que falas, quanto a mim, irá falhar a exigência de qualidade de motor e outros componentes. Se começas a dar-lhe um uso contínuo e a apertar um pouco com ela .... vai-se 'desintegrar' ! lol
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#6

(20-01-2017 às 19:09)LWillow Escreveu:  Por 3.000 /3.500 euros , em bom estado e de marca com fiabilidade , económica , com boa protecção ao vento e que seja fácil de manobrar para te servir de iniciação ao mundo das 2 rodas ... só estou a ver uma maxiscooter . Penso que seja o único tipo de motociclo que consiga cobrir todas estas tuas 'Exigências' . 
Se quiseres mesmo 'MOTA' , então vais ter de abdicar de algum deste itens de modo a poderes alargar as opções de escolha.

Entendo mas quando a tiver, não vou logo fazer-me a estrada todos os dias com ela, como é óbvio...

Irei dar uma volta com ela todos os dias para me habituar e conhecê-la bem e depois começarei a fazer pequenos trajectos na AE para saber como se comporta e saber o que é andar ali de mota! Tenho a noção que no início não é nada fácil, especialmente a A8...
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#7

A A8 não tem nenhuma dificuldade especial em se transitar de mota . Se quiseres ficares no teu canto e encostado à direita ...é só andar em frente e acelerar . Mais dificuldade terás no início em transitar dentro da cidade de Torres Vedras (ou outra cidade qualquer)  pois terás de fazer muitas mais manobras e ter muito mais atenção ao trânsito que circula em sentido contrário, rotundas etc, .

p.s. dentro do estilo que referes e na casa dos 250 c.c. eu escolheria a Honda Rebel  ou a Suzuki Marauder
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#8

Assim de primeira, com tantos quilómetros, económica e dentro desse orçamento, recomendava a NC 750/700 X, conforme o preço que apanhares nos usados. São demasiados km para uma naked como a MT07, e motas com mais potência para essas viagens são caras e gastam um pouco mais. Ou podes tentar nas desportivas, que tem boa proteção e andam bem. Talvez um pouco mais gastadoras mas com mais piada. E usadas até de arranja a um bom preço

"Viver a vida não é esperar que a tempestade passe, é aprender a andar à chuva"
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#9

(20-01-2017 às 19:24)LWillow Escreveu:  A A8 não tem nenhuma dificuldade especial em se transitar de mota . Se quiseres ficares no teu canto e encostado à direita ...é só andar em frente e acelerar . Mais dificuldade terás no início em transitar dentro da cidade de Torres Vedras (ou outra cidade qualquer)  pois terás de fazer muitas mais manobras e ter muito mais atenção ao trânsito que circula em sentido contrário, rotundas etc, .

p.s. dentro do estilo que referes eu escolheria a Honda Rebel  ou a Suzuki Marauder 250

Certo, é verdade! Referi a A8 porque há curvas que até de carro parece que quer fugir e da estrada estar um pouco degradada graças à quantidade de camiões que lá passam, se bem que ultimamente têm arranjado os asfalto.

Falei daquelas motas mas não quer dizer que seja só aquele tipo de mota. O MrOverclock falou da NC750 e gosto desse tipo de mota, por exemplo! Eu apenas procuro uma mota confortável pela quantidade de Km's que faço e economia. smile
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#10

Uma NC750 por 3.000 euros ?? Duvido ! mas se encontrares esse negócio é de avançar sem pestanejar !
Apesar de ser uma sete e meio tem um motor manso e fácil de controlar e é económica.
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