Porque um bom capacete?
#61

Eu acho é que vocês se estão a exaltar demais por uma coisa que no fundo não afecta a vossa vida de forma nenhuma lol referindo-me às cores dos capacetes

[Imagem: RwtqB8G.gif]
Responder
#62

(16-12-2016 às 14:38)OFFICER Escreveu:  Porra, um careca feio, assim toda a gente vê  lol

Querias tu era ter um reflector como aquele, já incorporado de origem. Isto é só para motards "à séria", pá!  devil  devil  devil

tong

[Imagem: wrong-bike.jpg]
Responder
#63

Lol.... evolução... chama-se evolução...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#64

(16-12-2016 às 14:48)dfelix Escreveu:  Relativamente a este ponto que referi atrás...

(15-12-2016 às 18:00)dfelix Escreveu:  - Cabe ao motociclista fazer por ser visto na estrada enquanto conduz. Optar por trajectórias pouco prováveis ou andar demasiado encostado não deixam que os condutores vos vejam pelos retrovisores.

...acabo de roubar isto do fórum em que o lone andou a avacalhar:

[Imagem: y7CCWlC.jpg]


Isto para dizer que por muito fluorescentes e reflectores que vistam, de pouco serve se estiverem fora do alcance visual dos outros.

Esta imagem,  junto com o posicionamento do motociclo é o pior exemplo possível.

Começo a pensar que boa parte do conteúdo deste tópico deveria ser derivado a outro que trata precisamente desta temática.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#65

(16-12-2016 às 12:37)carlos-kb Escreveu:  Dahhhh.... agora até está na moda "cabeças de giz" em cima de motos! E contra mim falo que tenho um capacete branco com zonas fotoluminescentes.  shy

Felix pá.... já te esqueceste nos belos Dainese versão "traje minhoto" dos anos 90??? lol

[Imagem: ylADf4M.jpg]

Ouve lá!!!
Vê lá se te estás a candidatar a uma malha!!! mad
Sempre gostei de capacetes brancos, tenho alguns e já o meu pai andava de capacete branco !! mad
E ainda tenho material Dainese dessa época que ainda resiste, coisa que com o material novo não acontece!! mad

Qualquer dia apareço à tua frente, até ficas paneleiro dos olhos!!
Sempre me estive a borrifar para as cores, quando conduzo não tenho espelhos para olhar!! mad mad
Responder
#66

(16-12-2016 às 19:21)Johnny_1056 Escreveu:  Qualquer dia apareço à tua frente, até ficas paneleiro dos olhos!!

E a saga do bichedo continua.... lol

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#67

(16-12-2016 às 19:21)Johnny_1056 Escreveu:  
(16-12-2016 às 12:37)carlos-kb Escreveu:  Dahhhh.... agora até está na moda "cabeças de giz" em cima de motos! E contra mim falo que tenho um capacete branco com zonas fotoluminescentes.  shy

Felix pá.... já te esqueceste nos belos Dainese versão "traje minhoto" dos anos 90??? lol

[Imagem: ylADf4M.jpg]

Ouve lá!!!
Vê lá se te estás a candidatar a uma malha!!! mad
Sempre gostei de capacetes brancos, tenho alguns e já o meu pai andava de capacete branco !! mad

Johnny pá.... isso são tudo nervos? Ou é mesmo do frio que se faz sentir por aí?  proud

Qual a parte de eu ter também um capacete branco, que não percebeste?  blink
O meu avô aí da Guarda usava ceroulas, daquelas com uma abertura atrás com dois botões, para cagar.... mas não é por isso que eu uso ceroulas também!  shy

(16-12-2016 às 19:21)Johnny_1056 Escreveu:  E ainda tenho material Dainese dessa época que ainda resiste, coisa que com o material novo não acontece!! mad

Qualquer dia apareço à tua frente, até ficas paneleiro dos olhos!!

Aposto então que também ainda és gajo para usar disto....  lol

[Imagem: fato-de-fato-de-treino-dos-anos-80-para-homem.jpg]

Nada contra usares um Dainese multicolorido.... até dá para gente se rir um bocado!
Dessa época também ainda tenho um destes.... ainda que mais discreto, resiste igualmente e ainda em muito bom estado.... mas não sai do guarda-fatos há anos (por várias razões óbvias)!  bigsmile

[Imagem: DOQ231h.jpg]

(16-12-2016 às 19:21)Johnny_1056 Escreveu:  Sempre me estive a borrifar para as cores, quando conduzo não tenho espelhos para olhar!! mad  mad

Mas temos nós olhos para ver.... como sempre me ensinaram, gostos não se discutem...












....lamentam-se!  lol

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#68

(16-12-2016 às 13:34)dfelix Escreveu:  
(16-12-2016 às 11:50)MuscleCruiser Escreveu:  Importas-te de elaborar?

Claro que não me importo.

(16-12-2016 às 11:50)MuscleCruiser Escreveu:  É igual usar um capacete preto, branco ou mesmo fluorescente?

Não é igual.
Há capacetes que podem dar um ar mais azeiteiro. Outros simplesmente ridículo.

No que diz respeito a visibilidade...
Um fluorescente até poderá ajudar... mas se a tinta tiver as mesmas propriedades dos coletes reflectores.
E já agora, com umas quantas fitas reflectoras espalhadas à volta para que durante a noite qualquer fonte de luz faça a tua cabeça parecer o farol do cabo da roca.

E já agora.
Uma coisa é ser fluorescente. Outra é ser reflectora.
Para perceberes a diferença:

[Imagem: fluoreflect_zpsbxownl4h.jpg]

O fluorescente deixa os condutores dos outros veículos cegos durante o dia.
Mas passa despercebido durante a noite.
O reflector deixa os condutores dos outros veículos cegos durante a noite.
Mas passa despercebido durante o dia.

Daí que estes coletes combinem ambas.

No mundo real, a única coisa que os outros condutores vão reparar é nas luzes da tua moto.
Isto se conseguirem ver. Daí que numa condução mais preventiva, o ideal é utilizar trajectórias em que te possam ver, tal como evitar movimentos imprevisíveis.

Claro que uns reflectores á noite ajudam. Sobretudo porque à noite quando estamos perpendiculares a outros veículos as luzes não ficam visíveis.
Mas não é preciso cair do absurdo.
Por norma, mesmo os equipamentos de motociclismo mais discretos têm pequenos apêndices bordados em material reflector para o efeito.

(16-12-2016 às 11:50)MuscleCruiser Escreveu:  (vou ignorar a parte do "ridículo", é meramente subjetivo)

Mas não é.

(16-12-2016 às 12:37)carlos-kb Escreveu:  Felix pá.... já te esqueceste nos belos Dainese versão "traje minhoto" dos anos 90??? lol

Definitivamente não é subjetivo.
Ou seja, usar um capacete preto é a mesma coisa que usar branco ou os ditos "hi-viz" de alta visibilidade por serem amarelo "fluorescente" ou em tons de laranja vivo?

Sinceramente (e ressalvo que tenho literalmente 0% de experiência na estrada pois nem carta tenho ainda e isso claro tira-me credibilidade) fazendo-me valer do senso comum, especialmente num ambiente citadino onde a paisagem é predominantemente constituída por cores neutras e sem expressão, quanto mais igual for a cor do capacete mais este se vai misturar com o ambiente em volta, o oposto deverá também ser verdade. Um capacete branco/amarelo/laranja contra um fundo em tons maioritariamente escuros saltará mais à vista. Acho que isto é senso comum ou estou a dizer alguma barbaridade?...

Qual é o motociclista que salta mais à vista nesta imagem?
[Imagem: 201111-Ride-to-the-Rock-188-L.jpg]

Sim, preto no preto é bem mais mauzão e estiloso mas é isso que realmente importa?
Responder
#69

Antigamente quando se via um volvo importado de cor laranja tb se comentava o porquê e alguém me disse que era para ser mais bem visto nas intemperies e até tinham seguros mais baixos por estatisticamente terem menos acidentes...se assim era nao sei.

Não é por isso que os vermelhos e laranjas se vendem mais por cá.

Eu concordo que usar certas cores dão mais visibilidade mas acho mais importante exercer uma condução defensiva com o pressuposto que somos invisíveis usando a maneabilidade e rapidez da nossa mota.

Agora quem preferir tem o belo capacete e fato...

[Imagem: Oxford-Bone-Dry-Covers-1-Piece-Rain-Suit...cent-2.jpg]
Responder
#70

(21-12-2016 às 10:58)MuscleCruiser Escreveu:  Ou seja, usar um capacete preto é a mesma coisa que usar branco ou os ditos "hi-viz" de alta visibilidade por serem amarelo "fluorescente" ou em tons de laranja vivo?

Preto ou branco vai dar ao mesmo...
O fluorescente seja amarelo, laranja ou rosa é naturalmente mais visível durante o dia.
A fluorescência é uma propriedade adicional e não exactamente uma cor.
Já tinha escrito isso no texto que citaste...

(21-12-2016 às 10:58)MuscleCruiser Escreveu:  ...fazendo-me valer do senso comum, especialmente num ambiente citadino onde a paisagem é predominantemente constituída por cores neutras e sem expressão,...

Qual ambiente citadino?

O de Lisboa que neste primeiro dia de Inverno está com sol, céu limpo e máximas de 16ºC.. e previsão de melhorar ao longo da semana?
Ou Berlim onde estão temperaturas negativas e há previsão de granizo e chuvas nos próximos dias?

(21-12-2016 às 10:58)MuscleCruiser Escreveu:  Um capacete branco/amarelo/laranja contra um fundo em tons maioritariamente escuros saltará mais à vista. Acho que isto é senso comum ou estou a dizer alguma barbaridade?...

Não tens carta de moto. Mas tens carta de carro.
Quando te aperceberes de uma moto à tua volta tenta perceber o que te chamou a atenção. Se a luz dos médios ou a cor do capacete.

E por "aperceberes de uma moto" não me refiro ás que estão mesmo à frente dos teus olhos.
Refiro-me às que vão passar por ti que certamente não te apercebeste até surgirem na tua frente, a não ser que tenham algum escape barulhento que as denuncie.

O acidente mais comum envolvendo motociclistas ocorre quando o veiculo da frente muda de direcção sem se aperceber que está a ser ultrapassado.

[Imagem: can-stock-photo_csp5321918.jpg]

Depois desse é talvez este, em que apesar do motociclista ser avistado, pode não ser o suficiente...

https://youtu.be/HT666XwJR2s

(21-12-2016 às 10:58)MuscleCruiser Escreveu:  Qual é o motociclista que salta mais à vista nesta imagem?

Sim.. e depois?

Já ponderaste o facto de haver quem não queira salta à vista?
Já ponderaste o facto de haver quem se sinta mais seguro passando despercebido?

Uma das cenas que mais me aborrece no dia-a-dia é ir na AE e os carros afastarem-se pro lado esquerdo e até fazerem pisca "facilitando" para que forçosamente faça uma passagem ilegal pela direita... dead

(21-12-2016 às 10:58)MuscleCruiser Escreveu:  Sim, preto no preto é bem mais mauzão e estiloso mas é isso que realmente importa?

E porque é que escolher preto tem de ser uma opção de "mauzão" e "estiloso"?  smile

Para quem usa moto no dia-a-dia, o equipamento acaba por fazer parte do seu vestuário diário.
A maior parte dos locais onde vai acaba por ir com o casaco vestido e o capacete na mão.
Nem toda a gente se sente confortável a ir almoçar a algum lado ou ter que passar no supermercado mascarado de power ranger!

Por acaso hoje até estou com um casaco verde seco.
Mas sim, a maioria do equipamento que tenho é preto. Porque é discreto, mais quente no inverno e até seca mais rápido...

Se o objectivo fosse ser "estiloso"... certamente escolhia as motos pela estética e não pela funcionalidade.
E se pretendesse passar por "mauzão" certamente teria optado por um nickname do estilo MuscleBiker, PowerCruiser, ou algo desse género...  lol
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)