Indícios de que és um principiante!
#61

(24-11-2016 às 18:22)dfelix Escreveu:  
(24-11-2016 às 17:47)LoneRider Escreveu:  Uma caixa de velocidades deixa de engranar as suas relações porque não tem sequer o pinhão de ataque aparafusado ao extremo do veio secundário?

Hã?

(24-11-2016 às 17:47)LoneRider Escreveu:  Passa a ser dura, imprecisa porque tem a corrente lassa?

Sim, é perfeitamente normal isso acontecer.
Mas penso que poderá ter a ver com a "qualidade" de construção da própria caixa.
Já tive motos em que isso nunca aconteceu. E noutras ser recorrente.

Muito recentemente voltei a passar por esta experiência com a Scrambler.
Se chegaste a ler alguns dos meus posts em que falei da moto, a minha opinião sobre a caixa é péssima. Com imensos pontos mortos fantasma e passagens de caixa que se não fossem feitas com convicção.. saltava.

Há poucas semanas atrás levei a moto para fora de estrada e ouvi uns estalos novos.
Apercebi-me aí que a corrente estava larga... sendo os estalos resultantes da corrente bater lateralmente na panela de escape.

Já em casa ajustei a corrente... e o resultado foi impressionante.
Não aconteceu nenhum milagre. A caixa continua a ser má. Mas melhorou substancialmente.
Desde que foi ajustada não apanhei nenhum ponto morto fantasma e o selector parece manteiga, quando por vezes, sobretudo a andar devagar era pedra.

(24-11-2016 às 17:47)LoneRider Escreveu:  Quando tens uma corrente ovalizada a precisão da caixa é etermitente!?

Não sei o que é uma corrente ovalizada.
Mas uma corrente com elos gripados costuma ficar meio indecisa entre o normal e o esticado.

Na speed também me aconteceu imensas vezes.
Cheguei a mudar o lubrificante do motor antes do necessário por desconfiar que seria o responsável pela caixa estar mais dura. Mas não resultava.
Apercebi-me depois que o problema "aliviava" quando lubrificava a corrente com maior regularidade. Porque ao lubrificar muito regularmente e de forma por vezes abusada, alguns dos elos danificados voltavam a funcionar temporariamente e a tensão volta a ficar mais próxima do normal.

É pá Félix a mecânica é algo muito exacto e a corrente coopera na transmissão da força, não interage directamente com outros elementos foda transmissão para além do Pinhão de ataque ou da cremalheira.
A caixa da tua Sucati será dura e imprecisa mesmo sem a existência da corrente e a tensão da mesma não suaviza ou entorpece a ação da caixa.
As questões sensoriais que possas ter experimentado pode existir simplesmente com uma mudança se sapatilhas a botas ou vice versa.
Dizer que a transmissão fica mais ruidosa, que podem haver reacções estranhas ao arrancar ou em algum movimento da suspensão tudo bem, é bem possível, mas que a tua caixa de velocidades melhor o seu desempenho, desculpa mas isso não é possível.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#62

Não sei se é psicossomático ou não, mas na Fazer que tive, quando a mantinha bem (bem quer dizer muito)oleada, parecia que a caixa era mais suave shy
Responder
#63

Diria que estando no ponto certo e oleada a corrente circule de forma mais linear e faça com que a engrenagem da mudança seja mais fácil, não porque altere algo na caixa de velocidades mas por ter esse funcionamento linear. Mas sou eu a teorizar sobre isto.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#64

(24-11-2016 às 20:14)michelfpinto Escreveu:  Diria que estando no ponto certo e oleada a corrente circule de forma mais linear e faça com que a engrenagem da mudança seja mais fácil, não porque altere algo na caixa de velocidades mas por ter esse funcionamento linear. Mas sou eu a teorizar sobre isto.

Mas isso é a nivel da tua percepçao, coisa que eu acho entendivel!
Agora dizer que a corrente altere, suavise, ou torne o funcionamento da caixa vai um caminho muito grande!
É aquase como dizer que a falta de pressao de ar de um pneu pode provocar um problema nos bronzes da biela!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#65

Indício de que sou um principiante: quando não entendo mais de 99% daquilo que se fala de mecânica num post sobre os indícios de ser um principiante.

cool
Responder
#66

(24-11-2016 às 19:17)Rod Escreveu:  Não sei se é psicossomático ou não, mas na Fazer que tive, quando a mantinha bem (bem quer dizer muito)oleada, parecia que a caixa era mais suave shy

frase de principiante....
Responder
#67

(24-11-2016 às 22:41)Caroço Escreveu:  
(24-11-2016 às 19:17)Rod Escreveu:  Não sei se é psicossomático ou não, mas na Fazer que tive, quando a mantinha bem (bem quer dizer muito)oleada, parecia que a caixa era mais suave shy

frase de principiante....


Parece que alguém duvidava disso blink
Responder
#68

(24-11-2016 às 20:22)LoneRider Escreveu:  
(24-11-2016 às 20:14)michelfpinto Escreveu:  Diria que estando no ponto certo e oleada a corrente circule de forma mais linear e faça com que a engrenagem da mudança seja mais fácil, não porque altere algo na caixa de velocidades mas por ter esse funcionamento linear. Mas sou eu a teorizar sobre isto.

Mas isso é a nivel da tua percepçao, coisa que eu acho entendivel!
Agora dizer que a corrente altere, suavise, ou torne o funcionamento da caixa vai um caminho muito grande!
É aquase como dizer que a falta de pressao de ar de um pneu pode provocar um problema nos bronzes da biela!

Eu não sou nenhum entendido em mecânica e nem é para mim objectivo saber mais. Sejam pacientes com as minhas barbaridades.

E na opinião de um leigo, não sustentada, acredito que a verdade está mais perto do meio termo.

Ou seja, parece-me que o teu exemplo não é bem aplicado aqui. (estamos a debater)

O veio final de transmissão está ligado directamente ao pinhão de ataque, certo? Um elo gripado pode não exercer o trabalho de modo perfeitamente angular no pinhão e ataque e como tal forçar esse veio e relaxá-lo naquele o'ring junta que está no interior do motor a selar por dentro da tampa.

Ao relaxar o veio, pode torcer ligeiramente o dentado que faz ligação ao veio primário onde estão acopladas as velocidades e desse modo criar algum dano nas mesmas.

Agora... empiricamente parece-me improvável. Parece-me que uma corrente danificada revela outros sintomas mais cedo, de modo tão mais premente que dificilmente chega a acontecer isso.

Entre partir, desgastar os dentes do pinhão/cremalheira e começar a passar-se, griparem 3 ou 4 elos seguidos e criar uma barriga que prenda a roda quando embuchar na tampa e por aí fora...

Resumo: não me parece mito, e não me parece provável.


Responder
#69

Bem aquela cena verde que o 'mano' me vendeu a dizer que era tabaco de mentol tá-me a por aqui a divagar sobre isto...

Uma corrente em mau estado e sem óleo provoca mais fricção no p. ataque, como consequência aumento de temperatura certo? E se esse aumento de temperatura for reflectido na caixa, provocando alguma deficiência na lubrificação ou na própria dilatação térmica dos materiais constituintes da caixa, não pode originar a tal 'falta de suavidade'

Bah... vou-me deixar de lérias e voltar a fumar um cigarro desses... é melhor que vicks prá constipação! thumbsup


Responder
#70

Sim, esses cigarros devem ser dos bons! devil lol lol

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)