24-11-2016 às 19:08
(24-11-2016 às 18:22)dfelix Escreveu:(24-11-2016 às 17:47)LoneRider Escreveu: Uma caixa de velocidades deixa de engranar as suas relações porque não tem sequer o pinhão de ataque aparafusado ao extremo do veio secundário?
Hã?
(24-11-2016 às 17:47)LoneRider Escreveu: Passa a ser dura, imprecisa porque tem a corrente lassa?
Sim, é perfeitamente normal isso acontecer.
Mas penso que poderá ter a ver com a "qualidade" de construção da própria caixa.
Já tive motos em que isso nunca aconteceu. E noutras ser recorrente.
Muito recentemente voltei a passar por esta experiência com a Scrambler.
Se chegaste a ler alguns dos meus posts em que falei da moto, a minha opinião sobre a caixa é péssima. Com imensos pontos mortos fantasma e passagens de caixa que se não fossem feitas com convicção.. saltava.
Há poucas semanas atrás levei a moto para fora de estrada e ouvi uns estalos novos.
Apercebi-me aí que a corrente estava larga... sendo os estalos resultantes da corrente bater lateralmente na panela de escape.
Já em casa ajustei a corrente... e o resultado foi impressionante.
Não aconteceu nenhum milagre. A caixa continua a ser má. Mas melhorou substancialmente.
Desde que foi ajustada não apanhei nenhum ponto morto fantasma e o selector parece manteiga, quando por vezes, sobretudo a andar devagar era pedra.
(24-11-2016 às 17:47)LoneRider Escreveu: Quando tens uma corrente ovalizada a precisão da caixa é etermitente!?
Não sei o que é uma corrente ovalizada.
Mas uma corrente com elos gripados costuma ficar meio indecisa entre o normal e o esticado.
Na speed também me aconteceu imensas vezes.
Cheguei a mudar o lubrificante do motor antes do necessário por desconfiar que seria o responsável pela caixa estar mais dura. Mas não resultava.
Apercebi-me depois que o problema "aliviava" quando lubrificava a corrente com maior regularidade. Porque ao lubrificar muito regularmente e de forma por vezes abusada, alguns dos elos danificados voltavam a funcionar temporariamente e a tensão volta a ficar mais próxima do normal.
É pá Félix a mecânica é algo muito exacto e a corrente coopera na transmissão da força, não interage directamente com outros elementos foda transmissão para além do Pinhão de ataque ou da cremalheira.
A caixa da tua Sucati será dura e imprecisa mesmo sem a existência da corrente e a tensão da mesma não suaviza ou entorpece a ação da caixa.
As questões sensoriais que possas ter experimentado pode existir simplesmente com uma mudança se sapatilhas a botas ou vice versa.
Dizer que a transmissão fica mais ruidosa, que podem haver reacções estranhas ao arrancar ou em algum movimento da suspensão tudo bem, é bem possível, mas que a tua caixa de velocidades melhor o seu desempenho, desculpa mas isso não é possível.