Review Cable Lube Tool
#1

Boas, inauguro a secção:

Como sabem deve-se lubrificar os cabos da embraiagem e do acelerador de acordo com o livro da mota: no meu caso 10.000 em 10.000

Para tal comprei no ebay este aparelho que facilita e muito o procedimento: [Imagem: gju2xHV.jpg]

Alem disso comprei sabão de litio branco em spray, o indicado para lubrificar este cabos.

Para quem não sabe, este processo torna.se necessarios para evitar cabos "pegajosos" ou até mesmo evitar partir os cabos.

Deixo também um video da ferramente, no youtube existem varios com o metodo de aplicar:

Responder
#2

Boa malha!
É pá, mas podias ter deixado o link do ebay!
Assim vou ter que procurar, de certo que não encontro e depois venho para aqui ralhar contigo!

Já agora a cena do lítio também fazia jeito, pleaseeee shy

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#3

(22-06-2016 às 16:17)LoneRider Escreveu:  Boa malha!
É pá,  mas podias ter deixado o link do ebay!
Assim vou ter que procurar,  de certo que  não  encontro e depois venho para aqui ralhar contigo!

Já agora a cena do lítio também fazia jeito, pleaseeee  shy

Comprei neste Cable tool

Em termos de spray lithium comprei um no aki...mas existem varias marcas inclusive um do wd40

[Imagem: wJQ83xB.jpg]

Deixo um video bem feito tanto da embraigem como do acelarador:

Clutch

Acelarador


O cabo da embraiagem é simples o do acelerador é um bocado mais complicado, até pq no meu caso sem retirar o tanque não consigo verificar se já chegou a fim do cabo..
Responder
#4

Prontos pá!
Ganhaste uma lata de spray negro brillante para pintares o teu piano cor frigorífico. blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#5

(22-06-2016 às 16:33)LoneRider Escreveu:  Prontos pá!
Ganhaste uma lata de spray negro brillante para pintares o teu piano cor frigorífico. blink

tá bom assim smile

Eu "tento" sempre fazer todas as intervenções na mota: não só pela poupança, mas por gosto, até pq acho que se souber fazer, fica sempre melhor e terei sempre a certeza que se fez... mesmo qd falho como aconteceu com o liquido dos travões, aprendi a fazer direito smile

Mas basicamente é pq gosto!!!
Responder
#6

(22-06-2016 às 16:40)inc_pt Escreveu:  
(22-06-2016 às 16:33)LoneRider Escreveu:  Prontos pá!
Ganhaste uma lata de spray negro brillante para pintares o teu piano cor frigorífico. blink

tá bom assim smile

Eu "tento" sempre fazer todas as intervenções na mota: não só pela poupança, mas por gosto, até pq acho que se souber fazer, fica sempre melhor e terei sempre a certeza que se fez... mesmo qd falho como aconteceu com o liquido dos travões, aprendi a fazer direito smile

Mas basicamente é pq gosto!!!
Ora aqui está um tropa dos meus
Referente ao tópico, ja li que fazer isto remove o lubrificante que já vem nos cabos e faz pior, mas ja ouvi o contrário também. No final de contas optei por não fazer nada, no fim acho que o preço do cabo fica mais barato

Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk

V
Responder
#7

Pedro pá!
Vou ralhar contigo pá!

Tu tens uma mota que ainda trás as fraldas agarradas ao curral, não é preciso nada disso.

Agora para motas como a Maria com 16 anos, muita coça e já alguma falta de lívido, é uma boa maneira de às deixar sempre preparadas para um açoite de curvas. blink

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#8

Pedro no manual vem que se deve lubrificar os cabos...entendo que seja necessário...

Remover até remove lubrificante antigo, porcaria etc......mas coloco novo...dahhhh smile
Responder
#9

Ah se diz no manual então siga o manual é como a bíblia
Na minha também diz para olear o rolamento da direcção e do braço oscilante aos 20k, mas em todas as motas que tive nunca lubrifique, só o trabalho prefiro por um novo aos 40k ou 50k mas os cabos não refere nada acho eu.
Lone a minha ainda é bebê, a do inc tambem . Mas olha que a minha sabe andar, já tem 23k km

Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk

V
Responder
#10

Costumo lubrificar com regularidade os cabos próximo das extremidades junto das saídas (bocas) das respectivas mangueiras, e nas terminações, que são os locais mais susceptíveis de partirem, pois normalmente é aí aonde costumam roçar nos aros metálicos e nos encaixes, causando maior desgaste, e também aonde são produzidas mais forças e/ou torções. Daí que, por norma, o cabo parte sempre junto das suas extremidades e raramente acontece "a meio".

Com um tubinho desses de lata de spray, vou enfiando e empurrando para o interior das mangueiras dos cabos, em cada uma das extremidades, massa de lítio.... e ao mesmo tempo vou accionando o cabo para que a massa melhor penetre.

(22-06-2016 às 17:55)pedromt07 Escreveu:  No final de contas optei por não fazer nada, no fim acho que o preço do cabo fica mais barato

Pois! A questão é que a probabilidade do cabo se partir próximo de um local aonde tenhas uma oficina ou mesmo ao lado de casa, para o substituir, é algo remota. E se tal acontece no meio de nenhures ou a horas mais impróprias.... lá vais ter de apelar para a assistência em viagem.

A única vez que um cabo de embraiagem se me partiu, foi na CB500, já bem perto dos 100 mil kms. E por acaso no meio do azar, até tive alguma sorte.

Embora a umas boas dezenas de kms de casa, ia de Almeirim para Santarém, e ao chegar cá acima, à entrada de Santarém, vindo pela ponte velha, havia ali um semáforo (agora já é uma rotunda). E ao apertar a manete, para parar no semáforo vermelho.... trrrraaacccc..... cabo partido e mota foi imediatamente abaixo. Facilmente a meti em neutral e logo de seguida a trabalhar. Mas a dificuldade depois era conseguir arrancar, dado não ter embraiagem.
Solução: lembrei-me que havia um stand Honda, em Almerim (Ribamoto), a cerca de uns 8 kms). E de onde eu estava, até cá abaixo ao Tejo, era sempre a descer. Virei a mota no sentido inverso.... em "neutral", dei algum balanço e depois engatei a segunda a "prego".... ela pegou e assim fui, descendo, passando a ponte velha de Santarém. Só não podia era parar. Ainda passei um sinal vermelho já em Almeirim e lá consegui chegar à oficina.  lol

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)