Qual foi a melhor VFR de sempre! ?
#1

Convinha esgrimir os argumentos de cada uma para criar uma base de comparação, mas isso custa um bocadinho de trabalho e eu não tenho nem tempo nem pachorra para isso.

A VFR apareceu nos meados dos anos 80 e matem-se até hoje no catálogo da marca, inclusive com duas motorizações e campos de utilização distintos.

Foi, algures nos anos 90, considerada a melhor mota à venda porque fazia tudo muito bem sem ser excelente em algum aspecto em concreto.

Ela foi bandeira de grandes inovações como o braço oscilante ou o sistema de distribuição comandado pelos carretos em "cascata".
Foi, junto com a CBR1100XX, a primeira moto  Honda de grande produção a incorporar o pioneiro sistema de injecção PGM-Fi da marca.
Ultimamente foi a 1200 a protagonista ao inserir nas cilindradas mais altas o sistema UniCam, utilizado até então, wm exclusividade na familia de todo terreno da casa.
O motor mais pequeno ainda hoje tem o seu sistema de distribución variavel de comando hidraulico que fez furor na década de 90 nos quadrupedes da casa.

Dito isto....

Qual foi a melhor delas todas?



Edit:
A inspiração do topico vem de uma viagem cideral que fiz onde me sentei a mesa com dois users deste foro, que debatiam sobre qual será a melhor de todas.

Existem conversas, que por serem tão enriquecedoras, se devem trazer a publico.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#2

Adorava poder participar neste tópico mas sou completamente ignorante nessa matéria tong
Vou aproveitar e aprender com quem aqui sabe mais que eu!

Suzuki SV1000S '04  cool
Responder
#3

X2

.
Responder
#4

vfr750 1991-1993 rc1 gastava bocado
vfr750 1994-1997 rc2 melhorou prestacoes e consumos, de carburador

vfr800fi 1997-1998 1versao consumos algo elevados tinha, mesmo de injecao tinha o botao de ar, alguns modelos com bastantes problemas na injecao, mas vinha com cascatos caretos, nao precisa mudar correia do motor
vfr800fi 1999, com botao de ar ainda mas melhorada a respiracao
vfr800fi 1999, modelo de aniversario com cores especiais, dizem ser a mais pontente desta versao
vfr800fi 2000, foi toda revista, botao do ar desapareceu, gasta menos 2 litros quase aos 100, diferenca para anterior:
perdeu as borachas dos espelhos, diz no conta km VFR, autoclante junto a peseira a dizer hss, este modelo foi o primeiro com chave codificada
vfr800fi 2001 igual a anterior mas algumas com as jantes prateadas

2001 vfr800vtec mota totalmente revista e com melhor aspecto das anteiores, ponteira debaixo do banco, no motor perdeu o cascato carretos, aos 80 000km tem de mudar a correia, certa rotacao abre vtec e da disparo bruto que nao fazia no anterior modelo

2006 vfr800vtec foi revista os problemas de juventude, conta km parte em branco, o regulador de tensao que tanto problemas deu em todos os modelos, foi finalmente colocado a frente!!!

2014 vfr800 veio com novo vestuario, não acompanho esta versao, questão de pesquisar

https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_VFR800

vfr1200 surgiu em 2010 totalmente refeita, mais pesada, mais cc, baixa, mas facil de conduzir, tem cardam, gosto mas nao é para o meu "prato!"

em relacao a vfr400
modelo de sem ser monobraco vfr400 nc21 sem plascticos, naked meio estranha meados de 1980
vfr400 nc24 com monobraco com uns plasticos a meu ver horrivel
vfr400 nc30 1989-1992 igual a que tive, pequena leve, baixa, a velocidades maiores abana por todos os lados! lol
pesa 160kg, mercado dela foi mais para os UK, a por ali motas destas a dar com o pau! por menos de 1000gbp vao aparecendo em mau estado, boas pouco mais de 2000, ca na tugalandia, são todos espertos e inteligentes tudo acima dos 3000€ 4000 5000€, quando depois a utilidade é para cabo da roca, posição muito RR e para pendura, aindei uma vez e a pessoa que andou comigo ficou jurando para nunca mais, a piada é que foi mota que deixou mais saudade, pena a porada de donos que la ja teve, mais de 10....
não gostei desta foi de nao ter o kill switch do descanso, sempre que arancava olhava pelo menos 3 vezes para o lado esquerdo a ver onde estava o descanso
gostei da mega jante de 18 medida 150, pneu raro de encontrar, um dia andei numa igual com um 160, e custava mais a curvar que a minha que tinha colocado o de origem, de resto os problemas cronicos do regulador de tensao, levou 2...

ainda veio a RVF400 nc35 com 2 modelos de cores, mas o mesmo motor, da vfr400 de 1992 mas um pouco melhorado, com switch do descanso e veio com jante 17 como todas as motas, aquelas entradas AR frontais, lindas! faz lembrar NR750
foi produzida de 1994a1996 se nao tou em erro, mas o carisma das corridas, ficou na vfr400

ainda surgiu tambem a RVF750 RC35 sucessora da vfr750 RC30
nao confundir: vfr750 RC30 de pista, vfr400 NC30 de estrada, depois rvf750 RC35 pista e rvf400 NC35 de estrada
se bem que conheco 2 pessoas uma com RC30 e NC35 de estrada motas acima dos 15 000, mesmo com 20anos de idade
onde passam ficam todos a olhar! o carisma, ui o carisma! lol

vfr750 foi feita para pista, na sua altura anos 90, vfr750 RC30, ganhava tudo e mais alguma coisa, dai ter monobraco para que poder substituir roda de tras o mais rapido possivel, vi algures no tubio, VR46 participou nas 8h ou 24h suzuka, era um puto na altura, inicios de 1990

a vfr400 e uma race replica

tanto para dizer! dos melhores motores feitos pela honda

melhor vfr, segundo consta foi a 800fi de 2000-2001, melhor colheita, consumos, motor

Load ""
Responder
#5

Já andei em algumas, e gostei sempre, seja que modelo fosse... a minha favorita sempre foi esta... é um dos poucos modelos que gosto da Honda, e um dos ainda mais escassos que alguma vez equacionei comprar...

[Imagem: VFR-750-1994-700px.jpg]

E estive quase quase a comprar uma quando vendi a BMW e comprei a B650... estavam lado a lado... mas o coração falou mais alto e acabei por trazer a B650...

Seguramente ainda terei uma moto destas... em vermelho talvez.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#6

essa 750 rc2 é uma das mais bonitas sim, das mais feias continuo a achar a sucessora, a 800fi

encontra-se bons negocios é com a vtec, algumas com poucos km, estimadas, muitos extras, na casa dos 3k, motas que já foram 13000€ de 2002-2003

vfr é uma mota que nem é carne nem peixe!, não anda de jeito, é uma estradista, motor super fiavel, tem força quanto baste, linear

Load ""
Responder
#7

Um tópico que promete ser extremamente instrutivo. Boa Lone.

Como não tenho conhecimento suficiente para responder à pergunta do LoneRider, em vez de uma resposta, faço uma pergunta para juntarem aos vossos comentários.
Poderá a mais recente VFR800F vir a ser a melhor de sempre?
Na minha humilde opinião, parece-me uma das mais bem concebidas e esteticamente a mais bonita.

Suzuki Vanvan
N2
 Picos
 Firewatcher
Passeata raiana
Responder
#8

A estetica é sempre algo relativo, dado que esta evolui com os tempos e as tendências desses mesmos tempos.

A nova VFR800 é efectivamente muito bonita e uma versão bastante bem equipada.
Dinamicamente está equilibrada e segue a linha inicial da familia.
Uma faz tudo.

A 1200 é uma mota para pessoal adulto, com as ideias bem defenidas sobre o que quer de uma moto.

A melhor?

Para mim a 800Fi.
Era uma mota confortavel, que mantinha grande parte da aquitectura da que a fez indestrutível, tinha já o sistema PGM na alimentação e para mim uma estetica muito de acordo com o proprio conceito.
Negra era simplesmente linda.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#9

cá para mim não existe nada melhor ou o melhor de todos os tempos
existe é algo bem feito na altura que dura sem comparação durante anos

se bem que com o tempo os materiais vão sendo mais duradouros ou não, ligas metálicas mais merdosas, menos resistentes depende do que marca investe no mesmo, caso dos bisontes com 1000cc que dizem para andar fora de estrada depois é o que se vê, quadros partidos e suspensões dobrados

uma coisa é certa, com tempo vao aparecendo mais computadores programas mais formas de fazer as motas mais perfeitas, com menos falhas, pistons quase inquebraveis, suspensoes regulaveis electronicamente, isto existe? lol
quadros minusculos em que agarra tudo ao quadro como a duc 1099 e 1199
ou como cbr1000 mais recente que dizem ser quadro da 600 com motor da mil, ou seja pequena

já reparam o tamanho das estradas e os km que se fazem entre cidades? é curto, a meu ver
as vezes meto-me a olhar para parque das motas onde se vai é tudo grandes motões sub aproveitadas, tanto cm3 para fazer meia duzia de km nos passeios! isto sou eu cá a pensar para os meus botões


do tema da vfr, realmente é um bom motor duravel, mas quem realmente tira proveito do mesmo? quem faz muito km, muita estrada? ao fim de meia duzia de anos lá se muda de mota, para uma que se encaixe naquilo que se faz

a meu ver a honda na maior parte dos modelos tem as ideias e a tecnologia, depois não a evolui de maneira a que tenho papel melhor face a concorencia, unico motor do mercado acessível a todos, deixa-se ficar a dormir a sombra da bananeira, caso da vfr400, ntv650, ou entros casos, deixou de fabricar vtr1000 por causa das emisoes co2
depois a concorencia produz motas recentes, twins 600, 700, 900cc, v2 600
vamos ver o que lá vem

já esgotei as letras para os proximos meses
blink

Load ""
Responder
#10

Excelente tópico! clap clap clap
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)