Guiador - Handlebar

Boas,

Como alguns sabem, não gosto a 100% da posição de condução da minha moto, e agora com o Handlebar-Riser, estava a pensar porque não alterar também o handlebar (guiador).
[Imagem: s-l500.jpg]

Descobri lá para casa um fatbar que andava comigo numa ex-XT600 que tive...

Já não me lembro da marca dele, visto que já vendi a moto há quase 7 anos... (e não vejo marca nenhuma nele)

As medidas são quase identicas ao LSL Naked Bike - type X02 (mesma largura, mas um pouco mais baixo)
[Imagem: 2047086628529f14f594b2b.jpg]
[Imagem: 11919395865191f71467c1e.jpg]

Estou com medo de andar a inventar demais....
Já alguém alterou assim um guiador de uma naked para um fatbat mais largo?

Vantagens, tem?
Desvantagens?

Abraço  thumbsup

Ricardo - Honda X-ADV
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder

Nunca fiz esse modificação numa moto de estrada, mas mudei recentemente o guiador à Artax e deu algum trabalho, pois os comandos tem uns pivots pequenos que entram dentro do guiador.
Tive que anda a fazer marcações e furos no guiador novo. Não é necessário ser engenheiro para o fazer, mas requer paciência e tempo.
Vais ganhar uma direção mais directa, ou seja, uma simples insinuação é uma ordem para a roda, por causa do efeito alavanca que o guiador produz.
A desvantagem são as sensações que te transmite, que são mais filtradas e não tão precisas, precisamente quando de trata de uma jante 17 com pneus de estrada.
Mas como tens uma história larga nisso das motos com alavancas em vez de guiador experimenta!
Pode ser que recuperares as sensações que ainda não conseguiste encontrar na Hornet.
Se precisares de ajuda para fazer as marcações eu posso explicar-te uma técnica que é práctica e infalível (mais milímetro, menos milímetro).

Boa sorte Ricardo!
Responder

Boas;
Os guiadores das motos de todo-terreno são geralmente demasiado abertos e com pouco espaço para apertar as pinhas de comandos e manetes.
Já transformei algumas motos de avanços para guiador e até acertar com uma solução que me convença preciso de várias tentativas.
Arranja um guiador para naked e esquece o resto.
Responder

Eu tive na Hornet um guiador mais largo... A mota ficou ligeiramente mais ágil... mas depois levas mais no corpo em termos de vento por ires com os braços mais abertos... mas nada de astronómico... smile eu gostava mais com o guiador largo... Mas coloquei apenas por questões estéticas blink

Agora, não tive foi os avanços... só coloquei na Triumph... sinceramente gostava mais, em termos de condução, sem os avanços... neste caso, sentia mais agilidade na mota, talvez por ir com os braços um pouco mais esticados... Mas por outro lado, para longas tiradas é ligeiramente mais confortável... por isso optei por deixar.

Um abraço.
Responder

Deves estar farto de passar no meio dos carros para chegar ao trabalho, pá...

Isso assim deixa de parecer um vespão e parece mais uma vaca barrosã! devil

PS: se quiseres ajuda para fazer a modificação avisa... eu levo as minis e fico a assistir! lol
Responder

(14-02-2017 às 00:26)marco.clara Escreveu:  parece mais uma vaca barrosã!  devil

Muita Bom... lol...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder

Obrigado pessoal pelo feedback!

Pensei neste guiador porque já o tinha e era mais uma experiência, mas sei que guiadores de enduro, são para motos de enduro....

Pelo que percebi o meu guiador tem 68cms de largura e 10,5cm de altura.

Estas medidas já não se usam há algum tempo, todas as nakeds da actualidade usam medidas para cima dos 70 cms de largura... 72, 74, 76.

Umas das coisas que sinto, é que, alem de ir muito em cima da frente da moto, vou com os braços fechados (normalmente agarro na parte de fora dos punhos, já com o mindinho em cima do peso)

Tenho feito umas pesquisas e dentro dos guiadores mais estradistas, tenho lido bom feedback dos renthal.
http://road.renthal.com/shop/road-produc...ad-fatbars
Então basicamente não queria um guiador baixo, e contas assim por cima gosto:

Renthal FatBar Street Fighter - Largura 77cms - altura 9cms + (3 riser)
Aqui ficaria com o guiador mais alto que o meu e mais largo... estou com receio dos cabos que fiquem demasiado esticados. (imagem de um street fighter numa ducati)
[Imagem: 54400d1252476418-fatbars-img_3220.jpg]
Comentário do dono da Ducati: "HOLY CRAP what a difference!!

I just took the bike out for a quick spin after installing the 814 Fatbars, and it's everything I hoped it would be and more.

The ergos are now perfect for me. Less pressure on the wrists and more comfortable body position overall. It's even harder to tear myself away from the bike now."

Renthal FatBar Street Low - Largura 76cms - altura 8cms + (3 riser)
Gosto deste, não o acho muito largo, e talvez não tivesse problemas com os cabos. (imagem de um street low numa Z1000)
[Imagem: 21095480858_5cfbfd602e_b.jpg]

Ricardo - Honda X-ADV
Responder

(13-02-2017 às 22:13)LoneRider Escreveu:  Tive que anda a fazer marcações e furos no guiador novo. Não é necessário ser engenheiro para o fazer,  mas requer paciência e tempo.
...
Se precisares de ajuda para fazer as marcações eu posso explicar-te uma técnica que é práctica e infalível  (mais milímetro,  menos milímetro).

thumbsup Em principio com fita cola de papel consegues marcar +/- onde vais furar, já andei a ver uns vídeos... cool

(14-02-2017 às 00:26)marco.clara Escreveu:  Deves estar farto de passar no meio dos carros para chegar ao trabalho, pá...

Epá, não vai ficar tipo harley!!! lol
[Imagem: 2012-harley-davidson-softail-slim-handle...h_1463.jpg]

(14-02-2017 às 00:26)marco.clara Escreveu:  PS: se quiseres ajuda para fazer a modificação avisa... eu levo as minis e fico a assistir!  lol

thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup thumbsup

Ricardo - Honda X-ADV
Responder

O problema do guiador é que pequenas alterações fazem mta diferença e isso tanto pode correr bem ou mal.

Mas felizmente se já tens o guiador só gastas tempo a montar. testar e desmontar por isso não é o fim do mundo.

Confirma apenas as espessuras dos tubos tb para ver se os punhos e cana do acelerador encaixam sem precisar de alterações.
Responder

devil

blink  lol
Responder

Utilizadores a ver este tópico: