Mudança do liquido e lavagem do circuito de refrigeração da XJ6 Diversion

(10-03-2019 às 09:08)LoneRider Escreveu:  Atenção, não sou mecânico.

Eu sei que o vinagre é um bom decapante mas não sei como reage à temperatura.

Quem te disse que o vinagre é fixe para limpar o sistema? (não ponho em dúvida, só estou curioso)

Depois, e aqui varía um bocado de construtor para construtor, não havia no teu piano um para fuso de dreno da água que fica nos cilindros!?
É que o sistema frio, o diafragma ao encontrar-se fechado, não permite a drenagem das camisas de água no bloco.
Normalmente é normal (pelo menos nas Asinhas de Franga) haver um parafuso que drena os cilindros em caso de mudança do líquido refrigerante.
Aquilo que eu quero dizer é que é normal que a água com vinagre saísse suja, porque ao abrir o diafragma se diluía com o restante líquido de refrigeração existente dentro do bloco de cilindros, dando assim a falsa ideia de que o sistema estaba bué sujo.

Existem dois elementos importantes que não tocaste e que merecem, pelo menos uma inspecção visual.
A Bomba de Água, se bem eu desaconselho porque as vezes exigem alguma ferramenta específica e juntas novas, mas sobre tudo o diafragma, que é fácil de desmontar, é por a "cozer" num tacho para ver se este se "encolhe" (abre) acima dos 85°C.

Atenção que alguns dos valores anunciados variam de construtor para construtor.

Vá pá, não seja floco de neve, fizeste bem, entendeu-se perfeitamente que sabes o que estas a fazer e as minhas palavras vão única e exclusivamente no sentido de chamar à atenção de que não é igual para todas as motas e que um tutorial como o teu é uma boa ajuda se fizermos o trabalho de documentação e prévio estudo primeiro (tal como o fizeste)

Eu tenho que mudar o fluido de travões à Maria das Curvas e, estou mesmo a pensar em fazer um tutorial ao processo para pôr aqui no vespeiro.
Conto com o teu espírito crítico! thumbsup V

(10-03-2019 às 09:37)nelsonajm Escreveu:  Faltou a menção às cervejas e às alcagoitas durante todo o processo.

Está muito bom.

(10-03-2019 às 16:44)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Tanto trabalho para quê? Falta de sarna para te coçares?
O líquido de refrigeração deve ser mudado regularmente.
Usar vinagre? Para quê? Havia sinais de corrosão no sistema? Usa-se vinagre em sistemas muito corroídos e negligenciados, principalmente em motores com bloco de ferro.
Neste caso, foi algo completamente desnecessário.

Lone, deixa-te de picuinhices!!
Não há sinais de líquido de refrigeração no óleo nem de óleo no líquido de refrigeração? Então está tudo bem com a bomba de água.
A moto aquece normalmente e a ventoinha liga à temperatura pré-definida pelo construtor? Então está tudo bem com o termostato.

Não tenho grande informação acerca desse anti-congelante, mas preferia ter usado um anti-congelante de marca conceituada. Na generalidade, deterioram-se menos e deixam menos depósito no sistema.

(10-03-2019 às 17:11)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
É sinal de que deves olhar para ela com bastante atenção e sinal de que não teve uma manutenção muito cuidada.
Convém verificar o estado do radiador e eventualmente contar com algumas despesas, nomeadamente a bomba de água.
Há muita gente que nem sequer usa água destilada no circuito e a situação é ainda pior quando usam águas calcárias.

(11-03-2019 às 01:02)Nfilipe Escreveu:  Tou a ver que o melhor é comprar um charuto de 2 rodas so refrigerado a ar assim nao tenho que me preocupar com radiadores, ventoinhas, termostatos e,t,c lol

(10-03-2019 às 09:08)LoneRider Escreveu:  Atenção, não sou mecânico.

Eu sei que o vinagre é um bom decapante mas não sei como reage à temperatura.

Quem te disse que o vinagre é fixe para limpar o sistema? (não ponho em dúvida, só estou curioso)

Depois, e aqui varía um bocado de construtor para construtor, não havia no teu piano um para fuso de dreno da água que fica nos cilindros!?
É que o sistema frio, o diafragma ao encontrar-se fechado, não permite a drenagem das camisas de água no bloco.
Normalmente é normal (pelo menos nas Asinhas de Franga) haver um parafuso que drena os cilindros em caso de mudança do líquido refrigerante.
Aquilo que eu quero dizer é que é normal que a água com vinagre saísse suja, porque ao abrir o diafragma se diluía com o restante líquido de refrigeração existente dentro do bloco de cilindros, dando assim a falsa ideia de que o sistema estaba bué sujo.

Existem dois elementos importantes que não tocaste e que merecem, pelo menos uma inspecção visual.
A Bomba de Água, se bem eu desaconselho porque as vezes exigem alguma ferramenta específica e juntas novas, mas sobre tudo o diafragma, que é fácil de desmontar, é por a "cozer" num tacho para ver se este se "encolhe" (abre) acima dos 85°C.

Atenção que alguns dos valores anunciados variam de construtor para construtor.

Vá pá, não seja floco de neve, fizeste bem, entendeu-se perfeitamente que sabes o que estas a fazer e as minhas palavras vão única e exclusivamente no sentido de chamar à atenção de que não é igual para todas as motas e que um tutorial como o teu é uma boa ajuda se fizermos o trabalho de documentação e prévio estudo primeiro (tal como o fizeste)

Eu tenho que mudar o fluido de travões à Maria das Curvas e, estou mesmo a pensar em fazer um tutorial ao processo para pôr aqui no vespeiro.
Conto com o teu espírito crítico! thumbsup V

(10-03-2019 às 09:37)nelsonajm Escreveu:  Faltou a menção às cervejas e às alcagoitas durante todo o processo.

Está muito bom.

(10-03-2019 às 16:44)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Tanto trabalho para quê? Falta de sarna para te coçares?
O líquido de refrigeração deve ser mudado regularmente.
Usar vinagre? Para quê? Havia sinais de corrosão no sistema? Usa-se vinagre em sistemas muito corroídos e negligenciados, principalmente em motores com bloco de ferro.
Neste caso, foi algo completamente desnecessário.

Lone, deixa-te de picuinhices!!
Não há sinais de líquido de refrigeração no óleo nem de óleo no líquido de refrigeração? Então está tudo bem com a bomba de água.
A moto aquece normalmente e a ventoinha liga à temperatura pré-definida pelo construtor? Então está tudo bem com o termostato.

Não tenho grande informação acerca desse anti-congelante, mas preferia ter usado um anti-congelante de marca conceituada. Na generalidade, deterioram-se menos e deixam menos depósito no sistema.

É sinal de que deves olhar para ela com bastante atenção e sinal de que não teve uma manutenção muito cuidada.
Convém verificar o estado do radiador e eventualmente contar com algumas despesas, nomeadamente a bomba de água.
Há muita gente que nem sequer usa água destilada no circuito e a situação é ainda pior quando usam águas calcárias.

(11-03-2019 às 01:02)Nfilipe Escreveu:  Tou a ver que o melhor é comprar um charuto de 2 rodas so refrigerado a ar assim nao tenho que me preocupar com radiadores, ventoinhas, termostatos e,t,c lol

Boas pessoal, antes de tudo vou responder aqui as últimas...na minha opinião pessoal
A refrigeração por ar é sem dúvida um respirar de alívio em termos de manutenção e é particularmente eficaz em motos com 1 ou 2 cilindros e com taxas de rotação baixas e manutenções menos exigentes. No entanto em motos com motores com construção multi-cilíndrica e mais recentes esta solução deixa um pouco a desejar pois a temperatura de funcionamento aumenta substancialmente, principalmente em climas quentes não conseguindo o motor dissipar eficazmente a temperatura. A solução ar-oleo acabou por ser a maneira menos dispendiosa para as marcas colmatarem essa ineficacia (ver o caso da antiga Diversion que a partir de 1996 ou 1998, nao sei precisar, montou um pequeno radiador de oleo). Outras marcas como a Suzuki por exemplo (ja referido) optaram mesmo por este sistema de refrigeração por ser o melhor compromisso entre custos de fabrico, manutenção e potência. A refrigeração por líquido acaba por ser o melhor sistema para motores mais rotativos e mais potentes embora a construção seja mais complicada e a fiabilidade menor quando não se cumpre os requisitos de manutenção recomendados. Este sistema permite uma construção "mais justa" (tolerancias menores) motores mais leves e pequenos em relação a outros com os mesmos cilindros e cilindrada.

Falando de termostatos...e esta foi a explicação que me deram quando trabalhava com um mecânico da Fiat, apareceu porque anteriormente os primeiros motores a líquido tinham uma ventoinha (fixa na bomba de agua) que rodava permanentemente ligada através de correia e polia á cambota do motor. Quanto mais se acelerava mais depressa a ventoinha rodava e mais rápido era o arrefecimento do liquido. O problema desta solução era, com foi já dito, a temperatura ideal de funcionamento. O motor necessitava de mais tempo para atingir essa temperatura e como toda a gente sabe os utilizadores dos não gostam de esperar 5 minutos ate arrancarem com a sua viatura e a maior parte desconhece esse facto do quanto mal isso faz. As soluções foram duas: oleos multi-graduados e o termostato que impede, com foi dito, que o líquido circule pelo motor quando o motor esta frio e abra quando atinge a temperatura ideal. Esta solução é tão eficaz que, mesmo com o aparecimento dos sensores de temperatura e ventoinhas elétricas, mantiveram esse componente. O problema é quando avaria e muito por causa da agua utilizada (eu fazia a mesma coisa no carro...lol) água da torneira, calcarias. A solução mais barata é sem dúvida o retirar do mesmo.
Embora seja aconselhável a existência do termostato, os óleos atuais ja conseguem lubrificar eficazmente o motor a frio e com um pouco de cuidado consegue-se fazer uma utilizacao normal do veículo. Neste caso convém que o oleo seja de grade diferente do recomendado e tenha um valor mais baixo a frio por exemplo: se utilizam 10w40, convem, se retirarem o termostato, utilizarem 5w40 ou 0w40.

vou almoçar...e beber uma vinhaça e já continuo...

Falando do meu procedimento de limpeza começo por explicar que no manual não referia o tal parafuso que Lone Rider falou, falando apenas do bujão da bomba para escoamento.
Quanto ao vinagre utilizado; o antigo dono da mota não parecia ser alguém que se preocupasse muito com o seu veículo e e isso notou-se na cor do oleo do motor, no filtro de oleo (imundo) e no proprio filtro de ar que estava preto. Por isso por via das duvidas usei esse procedimento que funciona desde que não se faça sempre. A limpeza do circuito de refrigeração deve ser feito regularmente apenas com água destilada e so se utiliza este procedimento com vinagre quando se suspeita que o veículo teve uma manutenção descuida ou que esteve muito tempo parado. O vinagre (acido acetico) é usado como disse diluído e a quantidade não é suficiente para provocar estrago algum no bloco do motor. O mesmo procedimento é usado por exemplo em máquinas de lavar para remoção do calcário com bons resultados. A temperatura aumenta a eficácia do vinagre e por deve-se aquecer a mota com a mistura, pois caso contrário o efeito seria quase nulo na proporção utilizada. Alias em vários videos que vi, ate utilizavam uma proporção maior mas achei que a quantidade que utilizei era suficiente. O liquido que saiu e que postei era ainda sem ter feito algum tipo de acrescento de liquido (não tinha nada misturado). Depois de ter feito a circulação com a mistura, o que saiu era agua azulada do resto do coolant que ainda se encontrava no interior. As passagens seguintes com agua destilada limparam completamente o sistema saindo no fim água limpa.

Quanto a bomba de agua, no manual explicavam que so em caso de notar um nível de líquido baixo ou temperaturas demasiado elevadas, deveria ver o estado dos componentes do circuito o que não acontecia. Por isso não mexi em mais nada e fiz apenas a limpeza.

Johnny_1056 tive todo este trabalho exatamente por causa disso mesmo...o dono não parecia se preocupar muito com o seu "piano".

Quanto ao líquido é verdade que a Yamaha aconselha 50/50. Este era a 40% não é o ideal mas tem uma vantagem... a refrigeração é melhor. Quanto mais produto tiver na água menor é a refrigeração e 40% é um bom compromisso. Quanto a marca...também não conheço mas tem todas a caracteristicas que a Yamaha pede e mais algumas...isto não é um oleo de motor...lol

Lone Rider em breve vou fazer o mesmo em relação ao oleo de travões fico a espera do teu "report" pois já fiz o mesmo na minha antiga Diversion mas como esta tem mais bombas deverá ser um pouco mais complexo.

Melhores cumprimentos

Famel Foguete (1958) 50cc 1990
Famel 76 50cc (1982)1991-1992
Moto Guzzi NTX 750 (1992)1997-1999
Yamaha XJ600S Diversion (1994) 2017-2018
Yamaha XJ6 Diversion (2010) 2018-2022
Yamaha YBR 250 (2010) 2022- ____
Responder

Lone... os verdadeiros ,motores refrigerados a óleo/ar sempre foram os SACS, onde inclusive a bomba de óleo, tinha dois débitos diferentes, um para lubrificação, e outro para refrigeração, onde as pressões e caudais de funcionamento eram muito diferentes.

As ^BMW oilhead como lhe chamaram, não tinham uma refrigeração ar/óleo com um motor SACS, é certo que o óleo passava junto às vãlvulas de escape para conter a temperatura, mas era muito deficiente... era comum ver uma Boxer 4 válvulas depois de ter levado um apertão valente, começar a deitar fumo pelo escape... quase que parecia uma 2T... eu tive uma 4valve dessas e acredita....

um motor refrigerado a ar/óleo é mais leve e menos complicado de fabricar.

a Suzuki deixou de usar refrigeração ar/óleo por duas razões, uma era a questão ambiental, a amplitude termica dum motor ar/óleo é maior , logo mais poluente que um refrigerado a água, onde essa amplitude é bem menor.

a segunda razão, foi que, um motor refrigerado a ar/óleo, não consegue a mesma concistência de "potência" ao longo dum determinado tempo de corrida.... não preciso de dizer mais....

dizer que eram menos potentes que os seus congeneres refrigerados a água... é uma grande falácia... porque uma GSXR1100N em 1992 já debitava 146cv...

Dizer que não se usam porque são motores menos rotativos... também não é verdade... porque as suzettes sempre foram das motos desportivas que mais rotação faziam...

um motor 1100, a ar/óleo fazer 12mil RPM é pouco? o mesmo motor, mas o 750 fazer 13500RPM é pouco... isto em 1990...

Falando de fiabilidade... não é por alguma coisa que as equipas de dragsters têm como escolha favorita para os seus motores... precisamente estes motores das GSXR sejam eles SACS ou os W... e mais tarde os das Hayabusas...

São motores extremamente fiáveis, muito resistentes, e dos melhores para serem alterados, de modo a debitarem muito mais potência.

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder

(10-03-2019 às 19:11)marco.clara Escreveu:  
(10-03-2019 às 17:35)pedromt07 Escreveu:  
X2
Eu só compraria uma mota assim se tivesse a muito bom preço, tipo 500€.

Porra, não é caso para tanto... wtf

Quando comprei a minha ZZR que estava parada há uma catrefada de tempo, padecia desse problema. O circuito teve de ser limpo e purgado algumas 3 vezes até sair a porcaria toda, só depois levando o líquido de refrigeração. Desde então fiz umas dezenas de milhares de kms com ela e nunca me deu problemas.

Correto, o castanho na agua não significa ferrugem, ate porque isso significaria um bloco em ferro fundido o que não acredito numa mota. O castanho da agua é calcário dissolvido e misturado com o coolant (ou sem ele...lol) é comum essa cor na agua em motores com uns anos.

Responder

Boas;
Como já havia referido, os meus receios em usar anti-congelantes desconhecidos tem a ver com o risco da sua deterioração e consequente acumulação de depósitos no circuito.
Pode não ser óleo para o motor, mas é algo que anda lá dentro e pode causar danos, principalmente em juntas e o-rings.
Responder

(11-03-2019 às 19:55)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Como já havia referido, os meus receios em usar anti-congelantes desconhecidos tem a ver com o risco da sua deterioração e consequente acumulação de depósitos no circuito.
Pode não ser óleo para o motor, mas é algo que anda lá dentro e pode causar danos, principalmente em juntas e o-rings.

Bom, estive pesquisar e a Arbo é uma marca portuguesa com uma gama completa de produtos para quase todo o tipo de veículos. É vendida em todo país e tem uma boa reputação (anti-corrosão blocos de aluminio, anti-gelo, anti-sobreaquecimento e miscível com todos os outros) alem disso é vendida em varias lojas por todo o pais, sendo a Norauto e a Roady, provavelmente, os seus maiores distribuidores. Por isso não creio que estas empresas arriscassem por á venda um produto "mentiroso".
Digam o que disserem, mas recuso-me a pagar uma fortuna por um produto quando existe um que faz a mesma coisa por menos, seja no que for. Ate porque se houver algum problema quem vende, a marca ou a loja terá de prestar contas a quem compra.
Fica aqui o link: http://arbo.pt/pt/

Responder

(11-03-2019 às 22:08)Vulcano39 Escreveu:  
(11-03-2019 às 19:55)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;

Bom, estive pesquisar e a Arbo é uma marca portuguesa com uma gama completa de produtos para quase todo o tipo de veículos. É vendida em todo país e tem uma boa reputação, alem disso é vendida e varias lojas em todo o pais, sendo a Norauto provavelmente o seu maior distribuidor. Por isso não creio que esta empresa arriscasse por á venda um produto "mentiroso". Digam o que disserem, mas recuso-me a pagar uma fortuna por um produto quando existe um que faz a mesma coisa por menos, seja no que for. Ate porque se houver algum problema quem vende, a marca ou a loja terá de prestar contas a quem compra.
Fica aqui o link: http://arbo.pt/pt/
Queres que te diga um produto que fica ao mesmo preço, secalhar até mais barato, que te dava para fazer duas mudanças e não faz mal nenhum e é mesmo apropriado para motas?
Motul Inugel Long life 50%
Já me fartei de usar nas minhas motas e a cor sai sempre como entra.
Já que meteste esse agora usa, mas numa próxima já tens pelo menos outra hipótese. bigsmile
Responder

Boas;
Podes argumentar o que quiseres. Não experimentei nem conheço o produto, como tal mantenho as minhas reservas.
Poupar em anti-congelante, se vivesses no mesmo sítio que eu habituavas-te a ser bastante criterioso na sua escolha e não fazer muitas experiências.
Poupanças com anti-congelante? Algo que custa 20€, salvaguarda o motor dum veículo que custou imensamente mais e se deve mudar de 2 em 2 anos?
Há tanta coisa necessária que custa mais que isso...
Responder

ok Pedro...mas aposto que qualquer liquido que tenha as propriedades de conservação anti-corrosivas, aconteça a mesma coisa que esse Motul que é sem duvida uma grande marca. Se tiveres um sistema limpo e fores trocando regularmente o coolant nunca teras esses problemas de sujidade ou corrosão. Pode ser que daqui a um ano se tudo correr bem la esteja eu a fazer um report deste liquido da Arbo....lol
E quanto é esse Motul aqui em Portugal onde compras? E por quanto ficou?

Responder

(11-03-2019 às 22:22)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Podes argumentar o que quiseres. Não experimentei nem conheço o produto, como tal mantenho as minhas reservas.
Poupar em anti-congelante, se vivesses no mesmo sítio que eu habituavas-te a ser bastante criterioso na sua escolha e não fazer muitas experiências.
Poupanças com anti-congelante? Algo que custa 20€, salvaguarda o motor dum veículo que custou imensamente mais e se deve mudar de 2 em 2 anos?
Há tanta coisa necessária que custa mais que isso...

Johnny, como ja disse anteriormente trabalhei alguns anos em mecanica auto, nunca cheguei a mestre mas ja tinha já alguma experiencia quando larguei o oficio, o que me da uma certa segurança nas escolhas que faço, nem é tanto uma questão de dinheiro é mesmo porque não acho certas coisas assim tão criticas para me chatear de andar a procura. Obviamente que ha coisas não arrisco e evito fazer ou comprar mas até agora ainda não tive azar...lol...digamos que são riscos calculados.

Responder

(11-03-2019 às 22:42)Vulcano39 Escreveu:  ok Pedro...mas aposto que qualquer liquido que tenha as propriedades de conservação anti-corrosivas, aconteça a mesma coisa que esse Motul que é sem duvida uma grande marca. Se tiveres um sistema limpo e fores trocando regularmente o coolant nunca teras esses problemas de sujidade ou corrosão. Pode ser que daqui a um ano se tudo correr bem la esteja eu a fazer um report deste liquido da Arbo....lol
E quanto é esse Motul aqui em Portugal onde compras? E por quanto ficou?

Eu compro na texoleo. Fica tipo a 15€ 5lts. Como leio bem, é barato e cumpre tudo o que a yamaha pede é o que tenho usado. Este acho que podes misturar e tudo com outros em caso de "emergência".
Assim quando tiveres de trocar outra vez, já tens outra referência. blink
Responder

Utilizadores a ver este tópico: