Desabafos de principiante - _x_MaD_x_ - 09-07-2015
Espero estar a escrever no sítio certo, estes desabafos de principiante.
Como indicado na minha apresentação sou um novato e ao meu redor apenas havia 4 rodas sendo as motas apenas uma peça de arte que eu gostava mas não fazia ideia como funcionava.
Motivado por esse fascínio decidi que sem experiência tirar a carta era uma obrigação em vez de ir para as 125 e ver como corria, a ideia inicial era sem dúvida reduzir custos e ganhar tempo de qualidade nas deslocações trabalho casa (Sintra – Parque das Nações), mas actualmente dou por mim constantemente a pensar “Hoje não vou de mota porque….” e há sempre desculpas ou porque vai estar trânsito, ou porque vai estar chuva ou porque a mota pode não aguentar….
Hoje em dia a mota serve apenas para dar umas voltas ao fim de semana e vir para o trabalho uma sexta-feira de 3 em 3 meses, estava a contar com isto para ir ganhando confiança mas sinceramente achei que neste verão ia trocar a mota pelo carro mas ainda não aconteceu e as desculpas continuam.
Sei que tenho muita coisa para aprender e que só a irei aprender fazendo KM’s. Tenho muito respeito pelas motas e pelo preconceito criado na nossa sociedade de “posso não voltar a casa”. Andar no meio dos carros e enfrentar o trânsito é algo que ainda me faz alguma confusão. Em termos de protecções já devo ter gasto tanto quanto na mota.
No entanto sempre que pego na mota tudo corre bem, mesmo com pendura que por vezes pesa 90KG, e nunca tive nenhum problema ou temi pela minha vida.
Mecânicamente sinto algum receio da mota, a frio a 1ª mudança é sempre uma incógnita ou é suave ou gosta de dar alguns coices, em termos de mudanças arranques principalmente com o meu irmão de 90KG sinto que está na hora de trocar o Kit de transmissão e mais recentemente reparei que o guiador treme quando o largo tenho de ir à oficina ver o que se passa.
Em termos de condução em si por vezes não me sei comportar perante o trânsito e assumo o comportamento de automobilista, e quando me aventuro a passar traços contínuos e bermas por vezes sinto-me um pouco desconfortável mas o pessoal dos carros regra geral aceita sem problemas e até me abre um espaço para passar.
Isto também vos aconteceu? Arranjarem desculpas para justificar os vossos erros e receios de andar de mota?
O Pessoal que anda de mota no dia a dia como foi progredindo?
Foi um erro ter começado com uma 600 de 190KG?
RE: Desabafos de principiante -
dfelix - 09-07-2015
(09-07-2015 às 11:26)_x_MaD_x_ Escreveu: ...a ideia inicial era sem dúvida reduzir custos e ganhar tempo de qualidade nas deslocações trabalho casa...
Ganhas tempo de qualidade de vida.
No meu caso ganho cerca de uma hora por dia em tempo que não estou parado no transito. Ao final do mês é como se tivesse um dia férias extra.
A redução dos custos é relativo.
Depende muito da moto e do carro que se tem.
No meu caso, os custos em gasolina, pneus e manutenção sempre foram superiores aos do carro.
(09-07-2015 às 11:26)_x_MaD_x_ Escreveu: ...pelo preconceito criado na nossa sociedade de “posso não voltar a casa”.
Nada que não possa acontecer de carro ou a pé...
(09-07-2015 às 11:26)_x_MaD_x_ Escreveu: Isto também vos aconteceu? Arranjarem desculpas para justificar os vossos erros e receios de andar de mota?
Quem começou a conduzir moto já como adulto consciente, suponho que isso aconteça.
Haverá certamente muita malta neste fórum que entenda o que te referes.
Para quem começa em miúdo a andar de moto isto não acontece...
Descobre-se as motos numa fase mais inconsciente e normalmente procura-se adrenalina
Caso se sobreviva a isso, anos mais tarde tudo é já bastante automático.
(09-07-2015 às 11:26)_x_MaD_x_ Escreveu: Foi um erro ter começado com uma 600 de 190KG?
Não!
Até porque a tua XJ foi durante muito tempo uma das escolhas mais habituais nas escolas de condução.
Porém, as descrições que fazes sugerem que há algo de errado nela.
É certo que não é propriamente nova, mas... não é suposto que alguns desses sintomas aconteçam.
Se isso é razão para ter medo? Não!
Se ela avariar... o mais provável de acontecer é perderes algum tempo de "qualidade de vida" a espera do reboque.
LoneRider - 09-07-2015
O Félix explicou aquase tudo mas deixa-me ajudar-te numa duvida.
As primeiras tendem sempre a ser ruidosas.
Um truque eu eu utilizo na X11 é de, antes de engatar a mudança, apertar varias vezes a manete de embraigem. Isso ajuda a que os carretos façam as pazes. Não é 100% efectivo, mas costuma resultar e evitamos ter a sensação de que se vai desmanchar a coisa toda.
Sobre a chuva há algo que recomendo a fazer. Um dia de piso molhado ir com a mota a uma zona industrial deserta e practicar as travagens e até mesmo procurar os limites. Pode parecer suicida mas é melhor conhecer os limites ali do que numa avenida atolhada de transito.
Alem disso o unico que podes perder é uns dias de qualidade de vida no hospital!
Força nisso!
Boas Curvas
nelsonajm - 09-07-2015
Como o Dfelix disse... e na minha opinião bem... quando se começa a andar de moto já com uma idade em que se tem teoricamente ~"muito" juízo... isso pode acontecer...
Sempre me conheci a andar de moto... o meu avô teve moto, os meus tios tinham moto, o meu Pai sempre teve moto.... e eu consequentemente vim a ter moto... mas isso não faz com que as vezes não sinta medo na estrada... provavelmente supero esse mal estar mais rapidamente que alguém que anda de moto há pouco tempo... mas a "prática" leva à perfeição... é continuares a ir indo... devagar e ao teu ritmo... que os medos vão desaparecendo, ou pelo menos vamo-nos habituando a conviver com eles...
Há 19 anos tive um acidente de moto que me deixou numa cama de hospital durante 5 meses... e me obrigou a fazer fisioterapia durante 1 ano... o que eu pensava enquanto estava deitado na cama do hospital.... "como vou fazer para depois meter as mudanças..." "está quase... mais uns meses e começo a andar de moto..."
Vai dando oportunidade à moto de te mostrar como é bom andar em cima dela...
LoneRider - 09-07-2015
É muito melhor que andar em cima da mulher!
OFFICER - 09-07-2015
Só acho o seguinte, acho um erro teres começado com uma 600cc como a XJ caso não te sintas à vontade a conduzir uma mota.
Isto é, caso tenhas saido da escola de condução sem qualquer tipo de preparação (acontece e não é caso raro). Digo isto com o intuito que, até podes ter passado no exame mas teres sido mal ensinado ou não teres adquirido o minimo necessário para a condução.
É aqui que as cilindradas mais pequenas se fazem valer para adquirir conhecimentos e um maior à vontade. Além de que, pessoalmente, conduzir uma mota velha é muito mais dificil que conduzir uma mota mais recente.
Não digo que devias ter começado pelas 125cc, porque isso é treta. Devias sim ter pensado talvez numa 500cc que são mais ágeis em cidade por exemplo, tornando-se muito mais fáceis e práticas de conduzir para um iniciado.
LoneRider - 09-07-2015
Tens razão Officer....
Uma mota velha é dificil de conduzir!
Ve lá bem a Maria das Curvas, que com 14 anos já tinha idade e km para ter juizinho, sempre que sai há rua anda com a roda no ar!!!
Furras - 09-07-2015
No meu caso comecei por "baixo",
50cc<125cc<600cc<1000cc, na família o histórico de motas é grande, desde miúdo que estava familiarizado com motas.
Quando a experiência é zero convém começar com algo "maneirinho", ou seja, algo leve, que não ande muito, que não tenha travões fortes etc, porque assim sendo as azelhiçes são "filtradas"...
Hoje em dia a arranjar desculpas, é para não andar de carro eheheheh
RE: Desabafos de principiante - Rod - 09-07-2015
Eu arranjo desculpas para não levar o carro.
Está sol, bom tempo para ir de mota.
Estão nuvens, não está calor para ir de mota.
Está chuva, com chuva o IC19 vai estar a abarrotar, vou de mota para fugir ao trânsito.
Até quando tive o meu acidente com a fazer e comprei a R1, resolvi passar várias vezes no local onde tive o acidente, só para matar os demonios...
OFFICER - 09-07-2015
(09-07-2015 às 12:52)LoneRider Escreveu: Tens razão Officer....
Uma mota velha é dificil de conduzir!
Ve lá bem a Maria das Curvas, que com 14 anos já tinha idade e km para ter juizinho, sempre que sai há rua anda com a roda no ar!!! 
Epá..uma XJ é uma mota com especificações com mais de 20 anos, não comparemos.
E não há duvida que as motas de hoje em dia, ou melhor dizendo, de 2000 para cá, são muito mais fáceis de conduzir e melhores em tudo.
A XJ até não é dificil de conduzir, mas para uma pessoa com pouca experiência torna-se mais dificil que por exemplo uma CB500 ou GS500.