Desabafos de principiante - _x_MaD_x_ - 09-07-2015
Espero estar a escrever no sítio certo, estes desabafos de principiante.
Como indicado na minha apresentação sou um novato e ao meu redor apenas havia 4 rodas sendo as motas apenas uma peça de arte que eu gostava mas não fazia ideia como funcionava.
Motivado por esse fascínio decidi que sem experiência tirar a carta era uma obrigação em vez de ir para as 125 e ver como corria, a ideia inicial era sem dúvida reduzir custos e ganhar tempo de qualidade nas deslocações trabalho casa (Sintra – Parque das Nações), mas actualmente dou por mim constantemente a pensar “Hoje não vou de mota porque….” e há sempre desculpas ou porque vai estar trânsito, ou porque vai estar chuva ou porque a mota pode não aguentar….
Hoje em dia a mota serve apenas para dar umas voltas ao fim de semana e vir para o trabalho uma sexta-feira de 3 em 3 meses, estava a contar com isto para ir ganhando confiança mas sinceramente achei que neste verão ia trocar a mota pelo carro mas ainda não aconteceu e as desculpas continuam.
Sei que tenho muita coisa para aprender e que só a irei aprender fazendo KM’s. Tenho muito respeito pelas motas e pelo preconceito criado na nossa sociedade de “posso não voltar a casa”. Andar no meio dos carros e enfrentar o trânsito é algo que ainda me faz alguma confusão. Em termos de protecções já devo ter gasto tanto quanto na mota.
No entanto sempre que pego na mota tudo corre bem, mesmo com pendura que por vezes pesa 90KG, e nunca tive nenhum problema ou temi pela minha vida.
Mecânicamente sinto algum receio da mota, a frio a 1ª mudança é sempre uma incógnita ou é suave ou gosta de dar alguns coices, em termos de mudanças arranques principalmente com o meu irmão de 90KG sinto que está na hora de trocar o Kit de transmissão e mais recentemente reparei que o guiador treme quando o largo tenho de ir à oficina ver o que se passa.