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BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - Versão de Impressão

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BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - vitorino - 23-01-2021

viva

BMW K1200 S

[Imagem: Screenshot-2021-01-23-at-12-57-33.png]

a BMW K1200 S substituiu a K1200 RS como a moto mais desportiva da BMW; tendo sido apresentada em Julho de 2004 e começado a ser vendida no Verão de 2005 (originalmente era suposto começar a ser vendida em Setembro de 2004, mas problemas de qualidade/fabrico [na injecção electrónica + árvores de cames] causaram o atraso de 10 meses)

contava com um design arrojado muito aerodinâmico, mecânica e tecnologia muito refinada mas sempre com o típico alto conforto e fiabilidade BMW

até ao final de 2008 era a moto de fabrico alemão mais potente do mundo

[Imagem: act12.jpg]

"S" significa "Sport" (desporto)

para a K1200 S, a BMW decidiu romper com o tradicional motor de 4 cilindros deitado/longitudinal com génese nos anos '80 (aquando da apresentação da mítica K100); criando assim a 2ª geração K: um novo motor 4T de 4 cilindros em linha com refrigeração líquida montado numa tradicional configuração transversal mas com a originalidade de ter o banco dos cilindros inclinado para a frente 55º, continuando com um centro de gravidade baixo, à imagem da 1ª geração K

o motor tinha ainda 2 árvores de cames à cabeça DOHC; 1 157 cc; 167cv @ 10 250 rpm de potência máxima; 130 Nm @ 8 250 rpm de binário máximo; 4 válvulas por cilindro (num total de 16) com tecnologia da Fórmula 1; injecção electrónica; catalisador de 3 vias; injecção electrónica Bosch sequencial c/ corpos de 46 mm c/ MAF, sensor de oxigénio e regulador automático de ralenti; 8 contra-pesos internos de equilíbrio/anti-vibração e um tamanho geral mais próximo do motor de uma 600 cc

[Imagem: Moteur04.jpg]
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pelo tamanho compacto do motor, este mais a transmissão pesam apenas 82 kg; fazendo não só o centro de gravidade baixo como também tornando a distribuição de peso 50%-50%; a moto consegue ainda atingir 55º de ângulo em curva

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o reservatório do óleo do motor tem a originalidade de ser separado do bloco, o que o ajuda a ser muito compacto

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a bomba de água tem também um design inovador e ultra-leve; situada na parte esquerda da moto e mais próxima dos cilindros, fazendo com que as mangueiras sejam mais curtas, maximizando a eficiência do conjunto

outra inovação é a lubrificação do óleo através de câmaras mais eficientes, com tecnologia derivada da Fórmula 1; e o sistema eléctrico de cablagem única CAN-Bus que reduz o número de cabos eléctricos

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a caixa de velocidades é do tipo cassete, estilo competição

a BMW introduziu ainda o novo sistema de suspensão frontal Duolever (sistema baseado na invenção do britânico Norman Hossack dos anos '80) - uma evolução do anterior sistema Telelever, com uma inovadora forquilha - permitindo separar as forças motriz das forças de travagem, evitando o afundamento da suspensão e mantendo a integridade e segurança da moto mesmo em curva/em ângulo ao passar por altos e baixos (buracos, lombas, etc.) - tudo com um peso baixo de apenas 14 kg (10% mais leve que o anterior Telelever); assim como a nova evolução do sistema de suspensão traseira Paralever - mais leve que o anterior Paralever e desta vez no lado esquerdo da moto com o braço de suporte anti-binário na parte de cima do mono-braço

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a acompanhar os inovadores sistemas de suspensão a BMW introduziu ainda o controlo electrónico da suspensão dianteira + traseira "fly-by-wire" ESA onde, através de um botão é possível aumentar a rigidez das molas mesmo em andamento; permitingo deixar de ter de ajustar as suspensões com a moto parada e através de ferramentas. Existem 3 modos de peso (apenas condutor + condutor c/ bagagem + condutor e passageiro c/ bagagem) e 3 modos de condução (conforto + normal + desporto); e depois o sistema ajusta automaticamente as suspensões

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o quadro é um box frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro tubular em aço, pesando no total apenas 11 kg

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como o motor não tem vibrações, é acoplado fixamente ao quadro, sem quaisquer sinoblocos/apoios de borracha anti-vibração

a manete do travão actua em simultâneo o travão da frente e o de trás (sistema CBS); enquanto o pedal do travão actua apenas o de trás

as carenagens foram estudadas em túnel de vento, para serem o mais aerodinâmicas possível, com uma parte frontal pequena, onde se encontra a óptica com design arrojado e os piscas embutidos nos espelhos retrovisores

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o mono-braço traseiro permite ainda ter uma excelente visibilidade da belíssima jante traseira (no lado direito)

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comparativamente com a K1200 RS, a K1200 S:

- tem menos 14 cc
- é mais potente 37 cv
- o binário é maior 13 Nm
- é mais leve 37 kg
- é menos comprida 68 mm
- a distância entre eixos é maior 22 mm

a K1200 S continua a ser um soberbo exemplar de uma moto desportiva BMW; e mesmo actualmente consegue ainda competir de igual para igual com muitas motos japonesas, sempre uma aposta segura no mercado de usados nos exemplares com um bom historial

antecessora: K1200 RS
sucessora: K1300 S

algumas concorrentes da altura: Honda CBR 1100 XX Super Blackbird + Suzuki GSX-R 1000 + Suzuki GSX-R 1300 Hayabusa + Kawasaki Ninja ZX-12R + Kawasaki Ninja ZX-14 + MV Agusta F4 + Yamaha YZF-R1 + Ducati 999 + Ducati 1098 + Ducati ST3/ST4S + Triumph Daytona 955i

especificações técnicas:
[Imagem: imageonline-co-whitebackgroundremoved-20.png]
código do modelo: K40/0581
produção: 2004 - 2008 (4 anos)
motor: 4T, 4 cilindros em linha transversais 55º, DOHC, corrente interna, 2 eixos de equilíbrio, 16V
diâmetro x curso: 79.0 x 59.0 mm
compressão: 13.0:1
cilindrada: 1 157 cc
potência máxima: 167cv @ 10 250 rpm
binário máximo: 130 Nm @ 8 250 rpm
Cx aerodinâmico (condutor sentado): 0.40
Cx aerodinâmico (condutor "deitado"): 0.36
velocidade máxima: 280 km/h
0 - 100 km/h: 2.8 s
alimentação: injecção electrónica Bosch BMS-K c/ 4 corpos de 46 mm cada
alternador: trifásico 580 W c/ regulador electrónico de voltagem
bateria: 12V 14Ah
embraiagem: multidiscos em banho de óleo, accionada hidraulicamente
caixa de velocidades: 6 velocidades tipo cassete
transmissão final: veio de transmissão
quadro: box frame em alumínio c/ motor como elemento reforçante + sub-quadro tubular em aço + mono-braço em alumínio com EVO Paralever
suspensão traseira: EVO Paralever c/ mono-amortecedor ajustável c/ curso de 135 mm + sistema de ajuste electrónico da suspensão ESA (primeira iteração do EVO Paralever)
suspensão dianteira: Duolever c/ mono-amortecedor ajustável c/ curso de 125 mm + sistema anti-afundamento + sistema de ajuste electrónico da suspensão ESA (primeira iteração do Duolever)
travão traseiro: 1 disco ventilado Ø 265 mm c/ 2 pistões Brembo + ABS integral II + CBS + ASC
travão dianteiro: 2 discos ventilados Ø 320 mm c/ 4 pistões Brembo EVO + ABS integral II + CBS + ASC
jante traseira: 6.0 x 17"
jante dianteira: 3.50 x 17"
pneu traseiro: 190/50 ZR 17"
pneu dianteiro: 120/70 ZR 17"
comprimento: 2 182 mm
largura: 905 mm
altura: 1 211 mm
altura do assento: 820 mm (790 mm na posição mais baixa)
distância entre eixos: 1 572 mm
peso a seco: 226.5 kg
peso em cheio: 248 kg
peso máximo admissível: 450 kg
depósito de combustível: 19 L (c/ reserva de 4 L)
consumo médio: 6.3 L/100 km
preço nova na Alemanha (2006): € 15 200
preço usadas em Portugal (2021): € 4 990 ~ € 7 150

boas curvas & óptimas rectas


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - vitorino - 23-01-2021

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RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - vitorino - 23-01-2021

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RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - LoneRider - 23-01-2021

O meu computador demorou 4 hora a digerir a informação....


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - Nfilipe - 24-01-2021

(23-01-2021 às 18:49)LoneRider Escreveu:  O meu computador demorou 4 hora a digerir a informação....

Tás aqui tás a levar com mais fotos nao tarda! devil


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - carlos-kb - 24-01-2021

Não consigo deixar de olhar para esta mota e ver a frente da XX.

Curiosamente esta mota, fosse nas suas congéneres R ou GT, acabaram a ser um fiasco em termos de fiabilidade, trazendo grandes (e caras) dores de cabeça aos seus proprietários. Problemas crónicas na caixa de velocidades ou no célebre modulador de ABS (que a grande maioria delas deu), nunca foram assumidos pela marca... algumas culminaram na questão da trucidação dos tubos de combustível que levaram invariavelmente à auto-imolação de umas quantas.

Há até aqui uns quantos membros deste fórum que experienciaram de muito perto (e na própria pele) essas questões. Infelizmente esta primeira geração da 1200 transversal fica negativamente associada a um dos modelos mais problemáticos da BMW... tanto que praticamente 3 anos depois, a BMW viu-se na obrigação de lançar uma 2ª versão, com o motor revisto e aumentado, e corrigindo grande parte dos problemas crónicos que as 1200 davam.

A 1300S foi uma das minhas outras opções de compra, quando comprei a VFR.


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - LoneRider - 24-01-2021

(24-01-2021 às 13:28)Nfilipe Escreveu:  
(23-01-2021 às 18:49)LoneRider Escreveu:  O meu computador demorou 4 hora a digerir a informação....

Tás aqui tás a levar com mais fotos nao tarda! devil

Dificil pá!

Não acredito que haja! devil


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - FerroH - 25-01-2021

(24-01-2021 às 14:23)carlos-kb Escreveu:  Não consigo deixar de olhar para esta mota e ver a frente da XX.

Curiosamente esta mota, fosse nas suas congéneres R ou GT, acabaram a ser um fiasco em termos de fiabilidade, trazendo grandes (e caras) dores de cabeça aos seus proprietários. Problemas crónicas na caixa de velocidades ou no célebre modulador de ABS (que a grande maioria delas deu), nunca foram assumidos pela marca... algumas culminaram na questão da trucidação dos tubos de combustível que levaram invariavelmente à auto-imolação de umas quantas.

Há até aqui uns quantos membros deste fórum que experienciaram de muito perto (e na própria pele) essas questões. Infelizmente esta primeira geração da 1200 transversal fica negativamente associada a um dos modelos mais problemáticos da BMW... tanto que praticamente 3 anos depois, a BMW viu-se na obrigação de lançar uma 2ª versão, com o motor revisto e aumentado, e corrigindo grande parte dos problemas crónicos que as 1200 davam.

A 1300S foi uma das minhas outras opções de compra, quando comprei a VFR.

Boas carlos-kb.

esses problemas que referiste e outros que não referiste, não foram em todas as 1200 mas sim em algumas das primeiras.
As 1200S a partir de 2007 não davam tantos problemas com as anteriores 2005 etc.. ou seja, parte desses problemas, já vinham corrigidos.
Tinham um outro problema mesmo a de 2007 que era o tensor da corrente de distribuição mas só no momento do arranque havia "apenas" um ruído devido ao tensor hidráulico não atuava logo, que segundos depois o ruído desaparecia, isto com o tensor de origem.
Com o tensor por exemplo da 1300S o problema do ruído ficava praticamente resolvido ou com um outro tensor de afinação manual... ficava resolvido.

Quanto a 1300S já bem melhor é certo mas tb não era totalmente livre de alguns problemas.

Mas adorei a 1200S de 2007 que tive. LOL


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - carlos-kb - 26-01-2021

Ferro... há uma célebre K1200R, de um conhecido camarada e meu amigo de longa data, que rolava muitas vezes com o pessoal aqui do forúm, e que "era" de 2007. E repara que digo "era" (pretérito imperfeito), precisamente porque essa mota deu todas as dores de cabeça típicas das K12... e depois do dono dela ter tido umas quantas guerras com um dos representantes da marca e gasto uns montantes avultados a reparar anomalias que a marca deveria ter assumido como problemas crónicos, 200km após uma revisão (também na marca), e para rematar uma vida problemática, ainda deu um belo espectáculo de auto-imolação, num parque de estacionamento coberto, que fez com que tivessem de se despejar 2 extintores de pó químico seco, em cima dela! wtf

Aqui no forúm houve também uma outra K12, que de igual forma, também foi problemática... sorte do dono a ter despachado antes do "espectáculo final" de artes pirotécnicas! lol


RE: BMW K1200 S "a primeira da 2ª geração K" - FerroH - 26-01-2021

Ok Carlos...

Eu tb tive a minha K1200S muito pouco tempo, a moto estava NOVA, não tinha quase kms!
Tive pena de e vender... mas apareceu, foi um bom negócio e lá foi...
Andei com ela algumas vezes a fundo mas não chegou a fazer pirotécnicas!.... lol