Motonliners
Revisões caseiras - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Garagem (https://motonliners.pt/forum-garagem)
+--- Fórum: Mecânica e reparação (https://motonliners.pt/forum-mecanica-e-repara%C3%A7ao)
+--- Tópico: Revisões caseiras (/topico-revisoes-caseiras)

Páginas: 1 2 3 4


RE: Revisões caseiras - pedromt07 - 21-10-2019

(21-10-2019 às 10:14)cconst Escreveu:  A pergunta que faço é:
A quem faz as manutenções em casa onde é que deixam o oleo usado, e demais peças substituídas? Esta sempre foi a minha desculpa para não me por a "inventar", já que sou daqueles que acredita que existem certas coisas que estão ao alcance de todos.
Peças usadas algumas guardo, muitas vezes dão jeito para um trabalho DIY, outras deito no lixo comum.
Relativamente aos líquidos contaminantes:
Por exemplo líquido anticongelante o meu pai usa no trator dele, o que sai do trator é queimado, sempre com muito cuidado para não deitar fora e não deixar perto de animais devido a ser doce e venenoso. Filtro de óleo e oleo de travões é queimado ou entrego numa oficina conhecida.
Óleo de motor não deito fora, dou ao meu pai que usa para tratamento de madeira.

Enviado do meu SM-G935F através do Tapatalk


RE: Revisões caseiras - LoneRider - 21-10-2019

(21-10-2019 às 10:14)cconst Escreveu:  A pergunta que faço é:
A quem faz as manutenções em casa onde é que deixam o oleo usado, e demais peças substituídas? Esta sempre foi a minha desculpa para não me por a "inventar", já que sou daqueles que acredita que existem certas coisas que estão ao alcance de todos.

Se tiveres conhecimentos numa oficina, sempre podes pedir para deixar lá o óleo para posterior tratamento.


RE: Revisões caseiras - HugoAz - 21-10-2019

(20-10-2019 às 18:31)Nfilipe Escreveu:  Areias so entregas a profissionais? Tao mas cada mes tens uma opiniao diferente?

Ha por ai um topico que dizias nao levar a oficina por isto aquilo e outro e ate foste ajustar a caixa de direcao, numa mota dentro da garantia porque nao valia a pena pagar. Agora ja so mudas o oleo e raramente? Nao admira que ninguem te leve a serio... Es um troca tintas. Bem mas tambem nao é novidade para ninguem aqui.

Quanto ao topico, fazes bem hugo. Eu tambem troco o oleo e filtros. Coisas simples como isso nao se justifica levar a oficina e como bem disseste, e ao fazer mos nós sabemos o que la metemos. É diferente da oficina dizer que la meteu um motul, cobrar como tal e meteu um de marca branca que nao vale ponta! Eu faco as revisoes periodicas e so nao faco mais como mudar uma transmissao porque nao tenho espaco e ferramenta.

Ora aí está, tudo que puder fazer e souber (claro) faço em casa!
E como sei como algumas oficinas trabalham...
Além disso a revisão feita na oficina, só em material, fica bem mais cara que fazer em casa! Normalmente só com o  preço que me pedem pelo óleo, dá para comprar os óleos e filtros pervert


RE: Revisões caseiras - HugoAz - 21-10-2019

(21-10-2019 às 11:19)LoneRider Escreveu:  
(21-10-2019 às 10:14)cconst Escreveu:  A pergunta que faço é:
A quem faz as manutenções em casa onde é que deixam o oleo usado, e demais peças substituídas? Esta sempre foi a minha desculpa para não me por a "inventar", já que sou daqueles que acredita que existem certas coisas que estão ao alcance de todos.

Se tiveres conhecimentos numa oficina, sempre podes pedir para deixar lá o óleo para posterior tratamento.

No meu caso, o meu pai leva para a oficina. Mas realmente não pensei nessa parte, tipo quem não tem conhecimentos em alguma oficina, provavelmente as coisas usadas vão parar ao lixo confused


RE: Revisões caseiras - Vulcano39 - 23-10-2019

Eu faço as minha revisoes em casa, compro o material e instalo. Não é nenhuma dor de cabeça. Quem sabe mudar um oleo a um automovel sabe fazer o mesmo numa mota. Certo que convem ver sempre o manual (e recomenda-se) nao haja alguma coisa fora do comum a fazer. Mas regra geral uma revisao que involva apenas o oleo, por exemplo, é algo muito basico e simples desde que se tomem as devidas precauções. Depois vem o filtro de oleo, um pouco mais dificil de comprar (ter atencao ao modelo e ano da viatura), localizar e substituir, mas, mais uma ves e quem nao sabe, é so ver o manual do seu modelo e coragem (é como dar uma pela primeira vez...lol) e com algum engenho consegue-se. Vem depois as pastilhas, filtro de ar e velas, não necessariamente por esta ordem de facilidade. Por esta altura já estamos prontos para outras cavalgadas como mudança de agua de radiador e rolamentos. Quando damos conta ja conseguimos e temos o avontade para desmanchar meia mota e fazer trabalho mais complexos.

Resumindo so custa a primeira vez....lol


RE: Revisões caseiras - HugoAz - 23-10-2019

(23-10-2019 às 21:45)Vulcano39 Escreveu:  Eu faço as minha revisoes em casa, compro o material e instalo. Não é nenhuma dor de cabeça. Quem sabe mudar um oleo a um automovel sabe fazer o mesmo numa mota. Certo que convem ver sempre o manual (e recomenda-se) nao haja alguma coisa fora do comum a fazer. Mas regra geral uma revisao que involva apenas o oleo, por exemplo, é algo muito basico e simples desde que se tomem as devidas precauções. Depois vem o filtro de oleo, um pouco mais dificil de comprar (ter atencao ao modelo e ano da viatura), localizar e substituir, mas, mais uma ves e quem nao sabe, é so ver o manual do seu modelo e coragem (é como dar uma pela primeira vez...lol) e com algum engenho consegue-se. Vem depois as pastilhas, filtro de ar e velas, não necessariamente por esta ordem de facilidade. Por esta altura já estamos prontos para outras cavalgadas como mudança de agua de radiador e rolamentos. Quando damos conta ja conseguimos e temos o avontade para desmanchar meia mota e fazer trabalho mais complexos.

Resumindo so custa a primeira vez....lol

Muito bem dito!! Basicamente é isso mesmo.
Eu coisas no motor não me aventuro a fazer mas, estas coisinhas básicas só custam mesmo a primeira vez!
Na CBR já troquei a transmissão (corrente, pinhão e cremalheira), troquei as pastilhas de travão e só isso. Também nunca me deu dores de cabeça, por acaso foi sempre fazer revisões, meter gasolina e andar.


RE: Revisões caseiras - LoneRider - 25-10-2019

Eu acho que é uma mariquice do Katano fazer as revisões em casa!
Os Motociclistas a sério vão todos aos stands oficiais por qualquer merdita que apareça na moto!
Até mesmo para afinar a corrente, mesmo que depois esta fique uns centímetros desalinhada, demasiado esticada ou lassa!
Os mecânicos é que sabem e é por isso que lhes chamamos mecânicos...


RE: Revisões caseiras - Velasquez87 - 25-10-2019

São escolhas.

Nem é mais motard o que faz as revisões em casa, nem o que vai ao mecânico.

E se um gajo não souber afinar uma corrente ou não quiser, não há mal nenhum nisso.


RE: Revisões caseiras - marco.clara - 25-10-2019

(25-10-2019 às 07:50)LoneRider Escreveu:  Eu acho que é uma mariquice do Katano fazer as revisões em casa!

(20-10-2019 às 15:13)HugoAz Escreveu:  [Imagem: 1.jpg]

Ainda bem que o HugoAz fez a dele na rua, senão neste momento estaria a verter uma lágrima...

lol


RE: Revisões caseiras - dmanteigas - 25-10-2019

Ainda bem que isso não é a foto da MT-07 do Charrua... se não ia já rezar um pai nosso e duas avés marias pelos 3 canitos lá atrás!