Motonliners
DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Garagem (https://motonliners.pt/forum-garagem)
+--- Fórum: Mecânica e reparação (https://motonliners.pt/forum-mecanica-e-repara%C3%A7ao)
+--- Tópico: DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) (/topico-dct-dual-clutch-transmission-como-funciona)

Páginas: 1 2 3 4

DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - marco.clara - 17-11-2018

Citar:Como funciona a caixa automática DCT da Honda

[Imagem: 14-ctx-dct-630x420-1.jpg]

Honda DCT – Dual Clutch Transmission ou Transmissão de Dupla Embraiagem

Depois da experiência na utilização de caixas DCT em dois modelos da Honda e o resultado positivo que a mesma nos transmitiu decidimos aprofundar mais o que do ponto de vista tecnológico significa ter uma transmissão com dupla embraiagem e esclarecer possíveis dúvidas que existam junto dos nossos leitores.

[Imagem: image-diagram-of-the-cross-section-struc...-dct-0.jpg]

A caixa DCT da Honda é de facto inédita no mundo das motos e veio claramente revolucionar a forma como conduzimos as mesmas. Uma embraiagem automática que permite manter a sensação de aceleração de uma caixa normal com enorme suavidade, é na prática o resultado da caixa DCT da Honda.

O facto de não termos que embraiar e passar caixa deixa-nos à partida mais concentrados na pilotagem e no prazer que a moto nos transmite, diminuindo o cansaço em trajectos longos ou demorados como por exemplo no meio do transito citadino.

[Imagem: dual-clutch-transmission.jpg]

A caixa DCT combinada com os modos de motor, o controlo de tração, o ABS e ainda a possibilidade de intervir manualmente através dos shifters na mudança da velocidade automaticamente engrenada, transportam-nos para uma experiência totalmente diferente, de maior liberdade e segurança.

Também o facto de se poder optar pelo automático ou manual confere a versatilidade necessária para escolhermos o modo mais adequado à condução e às circunstâncias em que iremos rodar.

Cada caixa DCT está adaptada ao modelo onde está montada e tem características próprias. A suavidade e a versatilidade são características comuns a todas elas.
Fonte: MotoSport

RE: DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - Tiago Rosado - 17-11-2018

muito bom!!

DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - Pianoman - 17-11-2018

É tal e qual uma scooter!

RE: DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - michelfpinto - 17-11-2018

(17-11-2018 às 23:11)Pianoman Escreveu:  É tal e qual uma scooter!

Isso sabemos nós! devil

RE: DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - Velasquez87 - 18-11-2018

Não é novidade... skull lol

RE: DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - carlos-kb - 18-11-2018

A primeira moto a incorporar o sistema de dupla embraiagem foi a VFR1200F. Hoje já se estende às NC e suas variantes, à Africa Twin e à Gold-Wing.

Na EICMA em 2015 pude ver ao vivo um motor de Africa Twin "seccionado" que dava para ver como o sistema funcionava.

[Imagem: humHSk2.jpg]

Só se for na forma de utilizar (apenas acelerar). Porque na realidade, o DCT tem caixa de velocidades em que cada "veio" utiliza as velocidades "impares" e "pares". E quando o usas, apesar de ser automática, sentes as mudanças de velocidade.

Numa scooter, por norma, recorre-se a um outro sistema, que é o CVT, conhecido na "gíria" como variador contínuo (ou seja, não tem caixa de velocidades). O sistema funciona com duas polias unidas por uma correia, que através do movimento e afastamento dos pratos dessas polias, movimenta a correia (aumentando e diminuindo o diâmetro em cada uma das polias). A diferença entre o diâmetro da correia na polia primária e na secundária funciona como o desmultiplicador do movimento e respectiva relação de transmissão. Ao contrário de uma caixa normal de carretos (que também existe no DCT), mas cujas relações são fixas, um variador contínuo possibilita um numero infinito de relações de transmissão.

[Imagem: cvt-basico.jpg]

https://www.youtube.com/watch?v=xHWqlfDZnmQ

DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - Pianoman - 18-11-2018

Falha minha, esqueci-me de um pequeno pormenor: [/modo irónico off]

Ó Butters, chega aqui, lê o que o Carlos escreveu e diz se não te faz lembrar nada?

Por acaso uma das coisas que gostava de experimentar seria a variante DCT da VFR1200F e ver o que há de diferente em relação à minha, com caixa manual.

Há poucos dias vi uma com DCT à venda... e ainda me passou pela cabeça lá passar no stand para averiguar a coisa. Até porque a DCT tem também sempre a possibilidade do modo "pilotado" (manual), que também deve ser engraçado de mexer.

(18-11-2018 às 16:13)Pianoman Escreveu:  Falha minha, esqueci-me de um pequeno pormenor: [/modo irónico off]

Ó Butters, chega aqui, lê o que o Carlos escreveu e diz se não te faz lembrar nada?

[Imagem: a3NzMKC.gif]

RE: DCT - Dual Clutch Transmission (Como Funciona) - dfelix - 18-11-2018

(18-11-2018 às 18:44)carlos-kb Escreveu:  Por acaso uma das coisas que gostava de experimentar seria a variante DCT da VFR1200F e ver o que há de diferente em relação à minha, com caixa manual.

Tentar perceber se é mais emocionante? smile

(18-11-2018 às 23:46)dfelix Escreveu:  
(18-11-2018 às 18:44)carlos-kb Escreveu:  Por acaso uma das coisas que gostava de experimentar seria a variante DCT da VFR1200F e ver o que há de diferente em relação à minha, com caixa manual.

Tentar perceber se é mais emocionante?  smile

Nem mais que não fosse, para não morrer (tão) burro. shy