Motonliners
Duvida sobre que moto adquirir... - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Primeira moto ou moto seguinte (https://motonliners.pt/forum-primeira-moto-ou-moto-seguinte)
+--- Tópico: Duvida sobre que moto adquirir... (/topico-duvida-sobre-que-moto-adquirir)



Duvida sobre que moto adquirir... - Jorge Joao 2018 - 09-11-2018

Olá a todos pessoal!,
Venho aqui com um questão que me atormenta devido a minha inexperiência neste mundo.
- Vou brevemente tirar a carta de moto, categoria A2 (sem limite de CC mas com 35kw ou 0,2kw/kg de limite) 
- fui perguntar aqui numa escola de condução quanto tempo demorava a tirar a carta e disseram-me que em por volta de 1 mês consigo, e que custa 573€.
- A minha razão para comprar uma moto é a economia. Tenho um carro, VTS 1.4i que bebe demais para o trajecto que eu faço...

Após pesquisas e mais pesquisas, achei que uma 125cc é a melhor opção.
- Nao paga IUC.
- Nao tem vistoria periodica.
- Seguros são em conta relativamente ao dos carros.

Passando os detalhes: 
A moto é para fazer trajeto diário de 12.5km ída e 12.5km volta, 1x pelo menos, sendo isto feito pela Estrada Nacional 125 (boas rajadas de vento no inverno, pelo menos no carro sente-se), mais umas voltinhas claro mas em cidade maioritariamente. 
Pretendo levar uma mochila (ás costas) mais uma mala de ginásio (top case? ou rede no banco traseiro?) Nao pretendo andar com passageiro e se for é muito raramente.
Quero a mota para durar e durar...(cumpre sempre os limites de velocidade e pretendo fazer uma rodagem de motor novo impecavel) e fazer por volta/quase 10mil Km ano (sempre que a puder usar ao invés do carro, faço 12mil Km ano c/ o carro)

A moto vai ser adquirida com crédito, Nova. Não queria gastar mais de 5.000€ incluindo equipamento.

Estive a ver e acho a Honda PCX 125 (2019) uma excelente opção, pelo que lí as manutenções sao entre 30€ e 120€ e consome vapores de agua (média de 2.3L/100) 
- Mas um amigo aconselhou-me e também confesso ser um opção muito boa, a Honda CBF 125. Estive a ver e as médias de consumos e ainda sao melhores/mais baixas que as da PCX (esta a manutençao será mais em conta nao? se nao ligar pega de empurrao ao contrario da PCX certo? mudanças VS automatica... <-- quando for para trocar esta parte tambem...)

Estou aberto a todo tipo de sugestoes de moto e comentarios...


RE: Duvida sobre que moto adquirir... - midnightblack - 09-11-2018

Se estivesses noutro fórum até te perguntava...e meter o vts 1.4i a gás não é opção?

Bom mas como é um fórum de motas, o dinheiro da conversão já ajuda numa mota...

A tua ideia final é 125cc? Ponderas evoluir para algo maior? mais encorpada/maior cilindrada?

Se a ideia for 125cc só porque sim, porque queres uma utilitária que gaste pouco, um aspirador tipo PCX ou NMAX 125 serve perfeitamente...
Se consideras uma evolução e ter mais alguma segurança, tendo uma caixa de velocidades manual para evoluires em termos de condução a cbf 125 é perfeitamente aceitável, tens também uma variante interessante a cb125 neo ® que tem uma estética mais apelativa e mantém-te na faixa dos custos contidos, tens um mercado de 125cc uma panóplia que se encaixa perfeitamente no teu orçamento.
Poderás considerar uma chinesa que tem uma estética engraçada a Bullit Hero 125 ou mesmo a austriaca com coração indiano (mas em segunda mão) ktm duke 125, que será mais em conta que uma Honda ou outra japonesa e te permite margem para investir em bom equipamento, capacete, blusão, calças, botas, fato de chuva, luvas...componentes que não deves descurar bem como um alarme, cadeado de disco, corrente para prender a um ponto fixo na rua.

Depois tens um outro mercado que é aquele que alcanças com a carta que vais tirar, mas aí tudo o que for acima de 125cc vai-te trazer outros encargos, iuc, seguros, peças de desgaste...não digo combustível porque nas cilindradas intermédias tens máquinas poupadas qb.


RE: Duvida sobre que moto adquirir... - marco.clara - 10-11-2018

Se queres mesmo uma 125cc, penso que tal como o midnightblack sugeriu podes ver outras opções interessantes além das que referes.

Mas... parece-me que existem algumas premissas na tua lógica que te estão a levar a conclusões que podem não ser as mais corretas...

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  - fui perguntar aqui numa escola de condução quanto tempo demorava a tirar a carta e disseram-me que em por volta de 1 mês consigo, e que custa 573€.

573 paus? Sugiro que tentes tirar a carta numa escola onde não te façam um assalto à mão armada. Sempre poupas uns trocos para a mota.
De qualquer forma, se já tens a carta B mas vais tirar a A2, porque é que estás a pensar comprar uma 125cc?

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  - A minha razão para comprar uma moto é a economia. Tenho um carro, VTS 1.4i que bebe demais para o trajecto que eu faço...

Após pesquisas e mais pesquisas, achei que uma 125cc é a melhor opção.

Já pensaste quando é que vais conseguir o retorno do investimento em carta/mota/seguro/manutenção/etc. para compensar a poupança de combustível que conseguirás em 25 kms por dia? Pegando no teu orçamento de 5000 euros, isso representa cerca de 3000 litros de combustível, que mesmo a uma média de 10L/100 te permite fazer cerca de 30 mil kms (3 vezes a distância que percorres anualmente).

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  - Nao paga IUC.

Tal como o passado recente nos mostrou, isto é algo que muda de um momento para o outro. As 125cc já pagaram IUC. A situação atual de isenção deve-se apenas a uma medida implementada no contexto do orçamento de estado. Para o ano, quem sabe o que vai acontecer.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  - Nao tem vistoria periodica.

Nenhuma mota tem.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  - Seguros são em conta relativamente ao dos carros.

O mesmo para motas acima de 125cc.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  A moto é para fazer trajeto diário de 12.5km ída e 12.5km volta, 1x pelo menos, sendo isto feito pela Estrada Nacional 125 (boas rajadas de vento no inverno, pelo menos no carro sente-se), mais umas voltinhas claro mas em cidade maioritariamente.
Pretendo levar uma mochila (ás costas) mais uma mala de ginásio (top case? ou rede no banco traseiro?) Nao pretendo andar com passageiro e se for é muito raramente.

Top case é uma boa opção, sobretudo se vais transportar tanta coisa. Mas se vais andar "carregado" e tens receio das intempéries, esse é mais um motivo para eventualmente considerares uma mota que te dê uma maior estabilidade em andamento.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  Quero a mota para durar e durar...(cumpre sempre os limites de velocidade e pretendo fazer uma rodagem de motor novo impecavel) e fazer por volta/quase 10mil Km ano (sempre que a puder usar ao invés do carro, faço 12mil Km ano c/ o carro)

Depende do que queres dizer com "durar e durar", mas também neste caso qualquer coisinha mais que uma 125cc será talvez capaz de cumprir melhor com estas expectativas.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  A moto vai ser adquirida com crédito, Nova. Não queria gastar mais de 5.000€ incluindo equipamento.

Com esse orçamento podes sem dúvida lançar-te para algo mais que uma 125cc.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  Estive a ver e acho a Honda PCX 125 (2019) uma excelente opção, pelo que lí as manutenções sao entre 30€ e 120€ e consome vapores de agua (média de 2.3L/100)

Uma revisão por 30 paus? Não desminto mas... custa-me a crer.

(09-11-2018 às 22:22)Jorge Joao 2018 Escreveu:  - Mas um amigo aconselhou-me e também confesso ser um opção muito boa, a Honda CBF 125. Estive a ver e as médias de consumos e ainda sao melhores/mais baixas que as da PCX (esta a manutençao será mais em conta nao? se nao ligar pega de empurrao ao contrario da PCX certo? mudanças VS automatica... <-- quando for para trocar esta parte tambem...)

A CBF é uma 125cc porreira. Tive uma e considero máquina de guerra (até sem óleo andou durante uns tempos!). Mas... pensar em andar a empurrar uma mota que comprarás nova é uma vez mais um critério de escolha estranho.



Espero ter ajudado.


RE: Duvida sobre que moto adquirir... - rruella - 10-11-2018

Passando os detalhes: 
A moto é para fazer trajeto diário de 12.5km ída e 12.5km volta, 1x pelo menos, sendo isto feito pela Estrada Nacional 125 (boas rajadas de vento no inverno, pelo menos no carro sente-se), mais umas voltinhas claro mas em cidade maioritariamente. 
Pretendo levar uma mochila (ás costas) mais uma mala de ginásio (top case? ou rede no banco traseiro?) Nao pretendo andar com passageiro e se for é muito raramente.
Quero a mota para durar e durar...(cumpre sempre os limites de velocidade e pretendo fazer uma rodagem de motor novo impecavel) e fazer por volta/quase 10mil Km ano (sempre que a puder usar ao invés do carro, faço 12mil Km ano c/ o carro)

Posso de garantir que com uma CBF e a velocidades moderadas, consegues consumos de 1,2 ou menos ao 100Km.
Palavra de quem já o teve.
E atenção não era uma CBF 125 nova, comprei a de segunda mão.