Motonliners
[Opinião] 1ª moto - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Primeira moto ou moto seguinte (https://motonliners.pt/forum-primeira-moto-ou-moto-seguinte)
+--- Tópico: [Opinião] 1ª moto (/topico-opiniao-1%C2%AA-moto)



[Opinião] 1ª moto - iscao - 29-09-2018

Viva

Passados os 30 surgiu novamente o bixinho de ter uma mota. Sou o tipico 1.75 por 70kg que tirou a carta de 125cc aos 18 anos e desde aí foram raras as vezes que andei de moto e sempre que dava uma volta era na dtr do meu tio.

Agora, passados estes anos pretendo comprar a minha primeira moto que sirva 3 objectivos:

  1. Escapar ao transito dentro do Porto para fazer casa-trabalho, +/- 5km
  2. Ser económica (tanto consumos como manutenção) e fiável;
  3. Eventualmente, se conseguir convencer a minha mulher a dar uma volta, a moto ser capaz de nos levar.

O orçamento não é muito, 3.500 max dos max pois ainda tenho que comprar capacete. Dou preferência a novo ou então a uma usada com poucos km.

Para já e mediante o orçamento disponível penso que uma 250cc é suficiente.

Agora quanto a marcas e modelos é que ando a nanar. Gosto do estilo "naked", esse desportivo qb.

Já fui ver uma benelli 251 e gostei do look dela. A mota é usada do inicio de 2018 mas com apenas 800km e o dono está a pedir 3.100,00€.

O que acham? é uma boa escolha?

Cumprimentos a todos


RE: [Opinião] 1ª moto - Velasquez87 - 29-09-2018

Bem vindo.

5 KMS dia até pode ser um canhão que pouco vais sentir na carteira...de qualquer forma, por partes.

Precisas de algo ágil, meio de transporte e quiçá começares a gostar da mota para umas vadiagens (com pendura)...

Nesse caso porque não um pouco mais CC?
Talvez uma 251 seja curta para depois fazer umas estiradas aqui ou acolá no fim de semana...
Aí aconselho maior CC...

No entanto se o objectivo passar a ser pura e simplesmente casa-trabalho e poupar, uma 251, uma z250/300...uma cb250 tbm deve ser uma malha razoável.


RE: [Opinião] 1ª moto - LoneRider - 30-09-2018

5km!?

É pá, isso é uma hora a andar, ou seja, exercício físico e ainda combates o sedentarismo!

Espera lá, não comeces já aos pinotes que tu já vais lamber a coisa!

Viver a 5km do trabalho é um factor de saúde que te permite escapar do trânsito citadino sem ter que recorrer ao transporte motorizado. Uma bicicleta deve de ser o meio mais rentável em todos os aspectos.

Tens carta de mota?
Estás a pensar em curtir umas voltinhas a só ou com os problemas atrás!?

De os teus problemas são uma fiel companheira e embarcam sem pestanejar nas tuas aventuras, tudo o que tenha menos de 500cc é um gato morto, especialmente para uma cidade tão empinado como a murcolandia!

Tu quando fores experimentar a 251 leva os problemas contigo e sobe à Serra do Pilar para cantarem em uníssono Porto Sentido e vais ver que a desgraçada te vai pedir reduções, vai sentir-se pesada e rabugenta!

É pá, uma 500 é muita chicha para ti!?

Sinceramente, até uma 251 pode ser demasiado, se não tiveres cuidado.

Uma 500 anda mais que uma 251?

Sem dúvidas pá, mas se te pores a pensar, entre uma 500 e uma 251 (ou qualquer outra mota) existe um denominador comum, que és tu! Se fores um gajo atinadinho e com as ideias no sitio a 500 não será uma mota perigosa.
As motas podem ser mais ou menos exigentes, mas perigoso só é quem as conduz!

Ir para o trabalho a pé ou de bina não te impede de ter mota para as tuas deslocações urbanas, turísticas e de vadiagem. Até é melhor, porque terás melhor condição física e será muito mais divertido conduzir o animal!


RE: [Opinião] 1ª moto - iscao - 30-09-2018

Obrigado pelos vossos comentários 

Eu sei que 5km é pouco mas a pé está fora de questão e de bicicleta depois quando for a regressar tenho que lhe dar bem nas subidas  que torna impraticável poder ir almoçar a casa, coisa que não abdico. 

Por isso o maior objectivo é mesmo utilizar a moto para fazer esses 5km da maneira mais rápida possível, ainda para mais agora que se pode usar a faixa bus. 

Se entranto depois quiser ir do Porto a Ponte de Lima, eventualmente com os problemas atrás?, queria que não me deixa se mal. 

Além disso o maior problema são mesmo os euros, e uma maior cilindrada = mais euros 

Cumprimentos


RE: [Opinião] 1ª moto - LoneRider - 30-09-2018

Tu da-te 30 dias para a compra, vai procurando no mercado que por 2000€ encontras motos, já antigas é certo, mas perfeitamente capazes de te dar umas quantas alegrias na tua aprendizagem.

Tu vai comentando por aquí e vais ver que o pessoal te vai ajudar.
As vezes são demasiado sinceros e tal, mas vais sempre saber o que eles pensam.


RE: [Opinião] 1ª moto - iscao - 30-09-2018

(30-09-2018 às 14:47)LoneRider Escreveu:  Tu da-te 30 dias para a compra, vai procurando no mercado que por 2000€ encontras motos, já antigas é certo, mas perfeitamente capazes de te dar umas quantas alegrias na tua aprendizagem.

Tu vai comentando por aquí e vais ver que o pessoal te vai ajudar.
As vezes são demasiado sinceros e tal, mas vais sempre saber o que eles pensam.

já estive a ver usadas na net mas como não percebo nada de mecânica nem motos comprar usada é sempre um risco e infelizmente já me tenho dado mal com coisas usadas. É por isso que preferia uma que fosse nova ou lá perto.

Esta que estou a ver ainda tem garantia de + 1 ano por isso é mais positivo, ou pelo menos dá-me um sentimento de segurança maior.

A malta ser sincera não é o problema, não o ser é que é


RE: [Opinião] 1ª moto - VMassa - 01-10-2018

Honda CB500 ou CBF500 thumbsup


RE: [Opinião] 1ª moto - iscao - 01-10-2018

Viva

Descobri hoje que estou limitado a 35KW porque feito nabo não pedi a actualização da carta em 2012 e agora nada a fazer a não ser fazer exame prático, mas isso pelo menos para agora está fora de questão pois o orçamento não estica.


Pelo que já tenho lido e pelas vossas opiniões a questão dos 250cc está arrumada uma vez que para aquilo que pretendo que é arranques rápidos para fugir ao transito os 250cc/19KW da bn 251 ficam curtos.

Curto também é o orçamento, 3500€, pelo que estou a considerar uma 300cc. Não opto pelos 500cc pois além de não ter carta, para o orçamento em questão apenas encontro motos com muitos anos e bastante km, o que é sempre um risco.

A minha questão é, nos 300cc recomendam algum modelo, que seja +/- recente que se possa encontrar num max até 3500€? Para não variar encontrei uma benelli 302 a esse preço praticamente nova..

Cumprimentos


RE: [Opinião] 1ª moto - Velasquez87 - 01-10-2018

Por esse preço tens algumas 25kw

Bandit (S)
Sv650
Cb500/cbf500
Hornet

Portanto tens modelos destas limitadas a 25kw...ou 35kw...

Quanto as 250/300...tens a duke 390 tb girita e usada nessa faixa de preços com alguma procura e paciência também arranjas.

PS: a Bajaj tem um modelo engraçado a Dominar 400 muito perto dessa faixa de preço que referes (4000€)