Motonliners
Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Marcas (https://motonliners.pt/forum-marcas)
+--- Fórum: Triumph (https://motonliners.pt/forum-triumph)
+--- Tópico: Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? (/topico-triumph-sprint-st-2005-2010-porque-ninguem-fala-neste-modelo)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

RE: Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - aperali - 06-08-2018

Excelente texto "2low" ou seria "2slow" [Imagem: 23-devil.png]  obrigado pelas dicas!
Havia preparado minha apresentação e salvei no rascunho para posterior postagem, pois não estava muito inspirado. Vou fazer hoje.
Quanto aos miminhos a que te refere, seria a manutenção normal (óleo, filtros, regulagem da transmissão, etc)? Ainda não tenho mecânico de confiança aqui em Viseu. Aliás, nunca fui a nenhuma oficina aqui, mas creio não ser difícil encontrar um mecânico sério e honesto.
Então na verdade o retificador está mal dimensionado de fábrica, é isso? neste caso, é melhor esperar o problema aparecer e substituir por um de maior capacidade a meu ver. Elétrica não é muito minha área mas não seria correto medir a amperagem que está alimentando o retificador para ver se está próxima dos 25/30A? Pelo que entendi então ele está atuando como um fusível (ficha) e derretendo quando supera essa capacidade!
Com relação as concorrentes, não encontrei nenhuma na mesma faixa de preço/ano. Realmente a que percebi melhor custo x benefício até agora, pelo menos nessa gama de valor, foi a sprint.
O que me deixou preocupado foi 
Citar:...reparações caras pelo custo das peças que entretanto ainda subiram mais de preço…
Ai ai ai!!!! o jeito vai ser procurar por peças que são compartilhadas com outras motas.

Tenho duas em vista uma em Lisboa e outra em Coimbra. Independente de qual compre, já irei fazer uma prova de 1a viagem até Viseu!
Que eu saiba não sou parente do HJJS  blink
Assim que comprar informo a todos e espero poder fazer um passeio com vocês algum dia.

RE: Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - 2low - 06-08-2018

(06-08-2018 às 19:49)aperali Escreveu:  Excelente texto "2low" ou seria "2slow" [Imagem: 23-devil.png]  obrigado pelas dicas!
Havia preparado minha apresentação e salvei no rascunho para posterior postagem, pois não estava muito inspirado. Vou fazer hoje.
Quanto aos miminhos a que te refere, seria a manutenção normal (óleo, filtros, regulagem da transmissão, etc)? Ainda não tenho mecânico de confiança aqui em Viseu. Aliás, nunca fui a nenhuma oficina aqui, mas creio não ser difícil encontrar um mecânico sério e honesto.
Então na verdade o retificador está mal dimensionado de fábrica, é isso? neste caso, é melhor esperar o problema aparecer e substituir por um de maior capacidade a meu ver. Elétrica não é muito minha área mas não seria correto medir a amperagem que está alimentando o retificador para ver se está próxima dos 25/30A? Pelo que entendi então ele está atuando como um fusível (ficha) e derretendo quando supera essa capacidade!
Com relação as concorrentes, não encontrei nenhuma na mesma faixa de preço/ano. Realmente a que percebi melhor custo x benefício até agora, pelo menos nessa gama de valor, foi a sprint.
Citar:...reparações caras pelo custo das peças que entretanto ainda subiram mais de preço…
Ai ai ai!!!! o jeito vai ser procurar por peças que são compartilhadas com outras motas.

Tenho duas em vista uma em Lisboa e outra em Coimbra. Independente de qual compre, já irei fazer uma prova de 1a viagem até Viseu!
Assim que comprar informo a todos e espero poder fazer um passeio com vocês algum dia.

o problema é que desde outubro/novembro 2017 TODAS as marcas têm subido os preços à descarada...mesmo de peças…

mas quando digo miminhos sim… 
- ir fazendo as revisões quando sentes que ela precisa e não ligar àqueles "valores pré-estabelecidos"... de 6000/10000 em 6000/10000km... 
- ir afinando corrente e mantê-la bem lubrificada é o que a sprint gosta!
- combustível é o 95 normal, acho que há mesmo problemas de "descontrolo da centralina" com as 98octanas se ainda existir isso…
- verificar e substituir com regularidade os "bearings" pelo menos da roda traseira… um "bearing"/rolamento gripado é queda certa e moto para o lixo
(já vi pelo menos 3 no grupo Facebook ingles que tiveram acidente graças ao rolamento gripado da roda traseira, isto em apenas 3/4 meses…)
[uns kit rolamentos deve custar uns 50/60€ - muito mais barato que a moto para a sucata em caso de não subsituirmos]
- rectificador de corrente - substituir pelo menos uma vez e esperar que o novo noutra posição dure pelo menos entre 3x e 5x mais. um rectificador fica na marca cerca de 260/300€ mas um compatível melhor fica a rondar os 160/200€]
- bateria estando fraca, é substituir, este modelo precisa de uma bateria sempre com voltagem adequada - andar com a bateria fraca pode estragar o rectificador
- as bobines que falam, ate agora não vi nenhum sintoma e ainda bem - não dá para fazer nada, quando se estragar é substituir
- ir mantendo sempre a moto limpa de porcarias e mosquitos (tenho de ir limpar a minha…)
- ir ao mecânico sempre que se sentir algo diferente ou estranho daquilo que é a condução normal da moto
- verificar entupimento do filtro ar - pode provocar outros danos… [há uma tendência para este filtro sujar-se com facilidade]
- etc...

Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - aperali - 06-08-2018

Sabes dizer se a Sprint tem tomada 12V (para carregar telemóvel ou GPS) de origem?

RE: Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - aperali - 06-08-2018

(06-08-2018 às 21:05)2low Escreveu:  
(06-08-2018 às 19:49)aperali Escreveu:  Excelente texto "2low" ou seria "2slow" [Imagem: 23-devil.png]  obrigado pelas dicas!

o problema é que desde outubro/novembro 2017 TODAS as marcas têm subido os preços à descarada...mesmo de peças…

mas quando digo miminhos sim… 
- ir fazendo as revisões quando sentes que ela precisa e não ligar àqueles "valores pré-estabelecidos"... de 6000/10000 em 6000/10000km... 
- ir afinando corrente e mantê-la bem lubrificada é o que a sprint gosta!
- combustível é o 95 normal, acho que há mesmo problemas de "descontrolo da centralina" com as 98octanas se ainda existir isso…
- verificar e substituir com regularidade os "bearings" pelo menos da roda traseira… um "bearing"/rolamento gripado é queda certa e moto para o lixo
(já vi pelo menos 3 no grupo Facebook ingles que tiveram acidente graças ao rolamento gripado da roda traseira, isto em apenas 3/4 meses…)
[uns kit rolamentos deve custar uns 50/60€ - muito mais barato que a moto para a sucata em caso de não subsituirmos]
- rectificador de corrente - substituir pelo menos uma vez e esperar que o novo noutra posição dure pelo menos entre 3x e 5x mais. um rectificador fica na marca cerca de 260/300€ mas um compatível melhor fica a rondar os 160/200€]
- bateria estando fraca, é substituir, este modelo precisa de uma bateria sempre com voltagem adequada - andar com a bateria fraca pode estragar o rectificador
- as bobines que falam, ate agora não vi nenhum sintoma e ainda bem - não dá para fazer nada, quando se estragar é substituir
- ir mantendo sempre a moto limpa de porcarias e mosquitos (tenho de ir limpar a minha…)
- ir ao mecânico sempre que se sentir algo diferente ou estranho daquilo que é a condução normal da moto
- verificar entupimento do filtro ar - pode provocar outros danos… [há uma tendência para este filtro sujar-se com facilidade]
- etc...
Pra quem já teve Harley e Land Rover tudo isso é 'normal'!

RE: Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - 2low - 06-08-2018

(06-08-2018 às 21:12)aperali Escreveu:  Sabes dizer se a Sprint tem tomada 12V (para carregar telemóvel ou GPS) de origem?

tem uma tomada 12V mas não é aquela de formato vulgar como há nos carros.

Se é standard Triumph eu tenho o adaptador que é o mesmo que tinha na f800gs
(06-08-2018 às 21:41)2low Escreveu:  
(06-08-2018 às 21:12)aperali Escreveu:  Sabes dizer se a Sprint tem tomada 12V (para carregar telemóvel ou GPS) de origem?

(06-08-2018 às 21:45)aperali Escreveu:  Se é standard Triumph eu tenho o adaptador que é o mesmo que tinha na f800gs
(06-08-2018 às 21:41)2low Escreveu:  

há-de ser isso.  thumbsup

é como na "velha' sprint rs, fica na mesma posição/local:
https://www.google.pt/search?q=triumph+sprint+st+1050+auxiliary+power&prmd=ivsn&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiNu6nasdncAhXG26QKHSMyDzgQ_AUIESgB&biw=360&bih=562#imgrc=BLi8qguZK-mZYM:

Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - aperali - 06-08-2018

Esse aqui[Imagem: a0fcc0cc333daf9b737285a910b8898b.jpg][Imagem: d1e8bbbcbd5a0745aac2b0c167f3ea31.jpg]

(06-08-2018 às 22:42)aperali Escreveu:  Esse aqui[Imagem: a0fcc0cc333daf9b737285a910b8898b.jpg][Imagem: d1e8bbbcbd5a0745aac2b0c167f3ea31.jpg]

isso mesmo!

RE: Triumph Sprint ST (2005-2010) - Porque ninguém fala neste modelo? - jpsimoes - 06-08-2018

Bom! Como eu tive uma Triumph destas ao longo de uns incrivelmente caros 11.000 kms vou dar a minha opinião.

Honestamente não recomendo a ninguém que queira uma mota fiável a compra da Sprint ST. Embora seja bastante apelativa esteticamente, enfrenta ao longo da vida problemas eléctricos quase constantes. E tem ainda uma agravante, a marca parece se estar nas tintas para os modelos dessa geração. É um stress arranjar componentes after market, por exemplo a minha apareceu com um problema na ECU, e o melhor valor que consegui em Inglaterra foram 1000 €. Tendo em conta que a mota vale pouco mais do dobro disto...

Mas posso ir mais longe, se utilizares a mota no dia-a-dia, em princípio vais conhecer o preço das bobines por esse mundo fora. Posso dar-te um contacto em Londres que te arranjam por 120,00 € por cilindro. Quando a mota começa  a trabalhar muito tempo no trânsito frita as bobines. Curiosamente nas SpeedTriple e nas outras motas com o mesmo motor isso não acontece.

Existe ainda alguma afirmação aí do 2Slow que deve estar relacionado com o NICK. É das mais rápidas dos 0-100???? Não é nada... nem é esse o objectivo desta mota. Claro que é muito mais rápida que uma ER6, mas isso não é propriamente um marco, até porque a própria ER6 também não é assim uma referencia em aceleração.

Só para enquadrar, a Sprint ST era uma concorrente mais encorpada da VFR800 ... e embora a VFR fosse mais rápida a Sprint ST tinha mais velocidade de ponta

No fundo foi um produto mal amado pela marca, e já foi descontinuado á muito tempo o que dá problemas no mercado de peças muito grande.

Mas estes problemas fazem parte do longo historial nos fóruns da marca.

Achei uma certa piada, e honestamente um grande elogio a comparação com uma Tracer. Embora seja a minha mota actual, tenho para mim que não será um marco de fiabilidade e precisa de muitos miminhos (já levou uma suspensão com menos de 20.000 kms)...