RE: Tópico das perguntas básicas -
carlos-kb - 23-07-2015
(23-07-2015 às 21:54)nelsonajm Escreveu: Com tanta conversa esqueci-me da fazer a pergunta básica... porque será que as b400 são tão adulteradas e mal tratadas... vamos lá a começar a opinar.
Uma 400, com um motor rotativo (14.000 rpm ou 18.000 rpm) , explosivo e nervoso como a B400 tem, jamais poderia ser encarada como uma moto utilitária. Logo, aí, a clientela que optava por uma Bandit 400 não eram certamente meninos de coro. Depois era uma 400 irrequieta, mas com um preço menos proibitivo que as assumidamente desportivas e congéneres NC30 (VFR400), NC35 (RVF400), FZR400, etc...., fazendo com que fosse uma grande opção para quem queria uma moto acessível e performante.
Tal como quando tens uma gaja mais atrevida e arrojada, vais a outros limites e experiências.... se uma B400 permitia fazer coisas que as outras motos do segmento não permitiam.... então há que fazê-las! E tanto eram esmifradas que acabavam escafiadas daquela forma, comprometendo a sua fiabilidade.
O resultado depois da recorrência a peças não originais (mais baratas), para colmatar as anomalias e desgaste que ia surgindo, a par das mazelas que apareciam pelos "maus tratos", acabava por as adulterar, algumas delas profundamente.
Não são raras ainda hoje haverem Bandits 400 já fora de estrada, sendo desmanteladas e servindo de dadoras de "orgãos" para as que ainda rolam.
Por inerência, as irmãs mais "bonacheironas" 600 e 650, nunca tiveram esse cariz, sendo sempre vistas mais como nakeds mais utilitárias. Nunca deram tantos problemas, não só por isso, como pelas contingências mecânicas serem outras.
carlos-kb - 23-07-2015
(23-07-2015 às 23:23)Lusitanian Escreveu: Porque são motos para o "chuning" 
Qualquer moto é susceptível de ficar azeiteira.... aka "xuning"! Passa sobretudo por uma questão de mau gosto do seu dono.
(23-07-2015 às 23:23)Lusitanian Escreveu: Pergunta 1: Como funciona a abertura do ar numa mota carburada (não sei o nome)? Quero ligar uma mota a frio, o que faço e o que devo fazer depois?
Numa moto carburada tens o comando de "choke" (tal como nos carros). Traduzindo á letra, "to choke" quer dizer "estrangular". A frio é isso precisamente que fazes, puxando o botão ou alavanca de choke.... diminuis a quantidade de ar para a mistura combustível, tornado-a mais rica, o que vai permitir que com essa maior proporção de carburante vs ar (oxigénio), o motor se aguente a trabalhar em frio. Findo algum tempo, para aquecimento do motor, deves então recolher o comando de choke, "abrindo" o ar, não só para diminuir a quantidade de carburante em relação ao ar, na mistura combustível (menor consumo), como para optimizares a respectiva combustão. Aliás, a quente nem o motor se aguenta a trabalhar ao ralenti, com o choke puxado (menos ar).
(23-07-2015 às 23:23)Lusitanian Escreveu: Pergunta 2: Se eu decidisse trocar a minha SV650 por uma Yamaha BT Bulldog, seria uma má escolha? Sei que a SV é mais recente e tem melhor tecnologia...mas desde quando isso importa, se gostarmos de um modelo
? A minha dúvida vai mais para a mecânica, se o motor é assim tão antiquado para comprar uma mota dessas em 2015....
Sabes qual é a queixa maior de quem teve uma Bulldog? É que tinha uma 1100, com o peso de uma 1100 gorducha (230kgs), e com a potência de uma CB500 (60cv).
A Bulldog poderia ter sido uma grande moto, se a escolha do seu motor não tivesse recaído erradamente numa modesta unidade V2 OHC air cooled oriunda de uma cruiser (Virago 1100). Foi uma tentativa de fazer uma especie de Buell, com um look italianizado. Apesar da segunda parte ser extremamente feliz, pois a BT1100 vale essencialmente pela sua bela estética, a primeira parte, de adaptar aquele motor, foi de uma infelicidade extrema.
Ao trocares a SV 650 por uma BT1100, só ganharias em binário. Mas o motor da SV é incomparavelmente superior ao da BT, pois é um L2 DOHC Liquid Cooled multiválvulas, mais rotativo e mais explosivo. O motor da BT será sempre mais pachorrento, pacato, pouco rotativo, menos potente, valendo apenas pelo maior binário que consegue, produto da sua maior cilindrada. Mas depois irias sempre sentir falta de motor cá mais "acima". Tens ainda o inconveniente grande de ser um V-twin air cooled, que faz com que hajam problemas de uma refrigeração eficaz do cilindro posterior.
Ok, que com a Bulldog, apenas terias uma maior exclusividade em relação à SV... e uma transmissão por veio!
Eu no teu lugar, jamais trocaria!
LoneRider - 24-07-2015
Deves sempre trocar pelo que mais gostarias ter.
Se ao final chegas há conclusão de que te enganaste, fazes-lhe uma fogueira debaixo e daí deriva um xuning!
RE: Tópico das perguntas básicas - Cloud - 24-07-2015
(23-07-2015 às 18:12)carlos-kb Escreveu: (22-07-2015 às 18:28)Cloud Escreveu: Acabas por me dar razão
És um gajo novo.... mas com o tempo vais-te dar conta que numa troca de ideias e opiniões, o chamar a si de forma literal "a razão", estás automaticamente a perdê-la, por falta de outros argumentos que poderiam sustentar essa mesma razão.
Ah a velha máxima do 'quando chegares à minha idade!' que os 'velhadas' costumam dizer! Não te dava era assim tanta mais idade, mas se a queres dar a ti mesmo, tu lá deves saber q: Mas assim nunca irei ter a tua idade, e, como tal, a minha ânsia pela razão estará para sempre perdida! Oh os dilemas da vida!
MrOverclock - 24-07-2015
As motas costumam trancar a direcção só para o lado esquerdo? Ou também para o lado direito? Tentei na XJ e não dá para o lado direito... Mas no reduzido espaço que tenho na garagem tem de ficar com a direcção virada para a direita. Se trancada, melhor
RE: Tópico das perguntas básicas - _x_MaD_x_ - 24-07-2015
(24-07-2015 às 10:03)MrOverclock Escreveu: As motas costumam trancar a direcção só para o lado esquerdo? Ou também para o lado direito? Tentei na XJ e não dá para o lado direito... Mas no reduzido espaço que tenho na garagem tem de ficar com a direcção virada para a direita. Se trancada, melhor 
A minha XJ600 N só tranca para o lado direito.
carlos-kb - 24-07-2015
(24-07-2015 às 09:41)Cloud Escreveu: Ah a velha máxima do 'quando chegares à minha idade!' que os 'velhadas' costumam dizer! Não te dava era assim tanta mais idade, mas se a queres dar a ti mesmo, tu lá deves saber q: Mas assim nunca irei ter a tua idade, e, como tal, a minha ânsia pela razão estará para sempre perdida! Oh os dilemas da vida!
Rapaz.... nem sequer falei em mim ou na minha idade, ja te deste conta? Tu interpretas ou subentendes as coisas à "tua maneira" e assume-las como tal.
Isso passa.... um dia!
(24-07-2015 às 10:03)MrOverclock Escreveu: As motas costumam trancar a direcção só para o lado esquerdo? Ou também para o lado direito? Tentei na XJ e não dá para o lado direito... Mas no reduzido espaço que tenho na garagem tem de ficar com a direcção virada para a direita. Se trancada, melhor 
Depende da marca ou até do modelo. Nas Honda's que tive, todas elas trancavam a direcção para ambos os lados. Na BMW só tranca com direcção virada para a esquerda.
É natural que a tua não permita trancar para ambos os lados. Se virando o guiador para a direita e tentado trancar, ela não o fizer, é a constatação que não dá. Mas podes verificar isso em definitivo, olhando à coluna de direcção, logo abaixo da mesa, e verificando se tens o orifício aonde entra o espigão da tranca, no lado direito. Se não tiveres, é mesmo porque não dá para o fazer.
RE: Tópico das perguntas básicas - Rod - 24-07-2015
Eu vi logo que as Honda's davam para os dois lados
7pires - 24-07-2015
permita-me discordar com sor KB,
lá porque uma mota faz 20 000rpm, e o pico do power vala 43cv as 18 000, não quer dizer que se ande sempre no lume!
por esta ordem de ideias, quanto menos cc, mais se andar no maximoRPM, para exmifrar os poucos cv´s
andei 2anos com uma 50dt lc, de estafeta, fiz já não recordo bem quase 30 000km, sendo um gaijo estimado, não notei muito desgaste e não levou piston e segmentos como é habitual nos motores a 2t
questao de punho
(vai para aqui uma misturada de temas! não é facil seguir um tema sem descair)
carlos-kb - 24-07-2015
(24-07-2015 às 10:59)7pires Escreveu: permita-me discordar com sor KB,
lá porque uma mota faz 20 000rpm, e o pico do power vala 43cv as 18 000, não quer dizer que se ande sempre no lume!
por esta ordem de ideias, quanto menos cc, mais se andar no maximoRPM, para exmifrar os poucos cv´s
Pires... não quer dizer que se ande.... mas porque possibilita isso, vai "convidar" a tal! Até fiz a analogia com uma gaja mais atrevida e arrojada.
Se tu tens 18k rpm para dar.... não te vais cingir apenas a andar nas 8k rpm.
Até porque depois uma moto destas é bonito é ouvi-la a "escagaçar".... olha a Maria Calas-te do Caroço!
(24-07-2015 às 10:59)7pires Escreveu: andei 2anos com uma 50dt lc, de estafeta, fiz já não recordo bem quase 30 000km, sendo um gaijo estimado, não notei muito desgaste e não levou piston e segmentos como é habitual nos motores a 2t
questao de punho
Eu também tive uma 50cc, e na minha mão nunca tive de mudar pistão (excepto logo no primeiro dia quando o Nelson andou com ela, que me partiu os segmentos

).
Depois passou para as mãos do meu irmão, que a "esmifrou" completamente, e não contente com isso, ainda a meteu a 80cc!
Depende de cada um.... tu és um gajo conscencioso.... eu também.... mas a maioria não o é, e abusa do material até mais não, até aquilo dar! E este foi o grande problema da maioria das B400.
(24-07-2015 às 10:59)7pires Escreveu: (vai para aqui uma misturada de temas! não é facil seguir um tema sem descair)
Isto é tipo "toca e foge"..... pergunta, responde.... e siga p'ra outra!