Motonliners
Validade de Capacetes - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Escola de condução e Segurança (https://motonliners.pt/forum-escola-de-condu%C3%A7ao-e-seguran%C3%A7a)
+--- Tópico: Validade de Capacetes (/topico-validade-de-capacetes)

Páginas: 1 2 3 4 5 6

RE: Validade de Capacetes - LoneRider - 06-07-2015

Eu refiri o Sharp em comparação aos videos que puseste.
As garantias da Sharp são muito mais solventes.

Depois os capacetes só podem circular na via pública se estiverem homologados. Isto quer dizer que os que não estão homologados podem ser vendidos na mesma. Mas só isso.

RE: Validade de Capacetes - carlos-kb - 06-07-2015

(06-07-2015 às 11:44)LoneRider Escreveu:  Depois os capacetes só podem circular na via pública se estiverem homologados. Isto quer dizer que os que não estão homologados podem ser vendidos na mesma. Mas só isso.

Andas nisto há muito.... ainda te deves lembrar aqui há uns anos, da moda dos capacetes "jokey", no verão! blink

Nunca foram homologados.... mas vendiam que nem pãezinhos quentes no Verão... e um óptimo "petisco" para as autoridades. proud

RE: Validade de Capacetes - LoneRider - 06-07-2015

Claro que sim!
Esse é um exemplo mais que válido.
Mas no fundo é uma forma de recaudar por duas vias. Atravez do iva e das multas.
Qualquer governo quno digno de ser responsavel proibia a venda desse tipo de articulos que não cumprem com a norma.

RE: Validade de Capacetes - dfelix - 06-07-2015

(02-07-2015 às 01:44)cfrade Escreveu:  Tem de existir algures um enquadramento legal da coisa (mesmo que seja tão absurdo quanto o exame de código para motociclos).

Se existe, não está acessível!
A única coisa que está bem claro é que... é obrigatório usar o capacete!

(02-07-2015 às 09:47)marco.clara Escreveu:  2. não estou a sugerir, estou a afirmar que a seguradora se pode "recusar a pagar", o que obviamente não inviabiliza que a coisa se possa levar a tribunal onde, aí então, tudo pode acontecer;

Para a seguradora se "recusar a pagar" alguma coisa com base na validade do capacete tem que haver um enquadramento legal para o efeito.
O que para já, é um mistério!

(02-07-2015 às 09:47)marco.clara Escreveu:  3. no caso em concreto refiro-me à recusa de pagar o capacete (se for o caso e de acordo com apuramento de responsabilidades prévio no sinistro);

O que habitualmente acontece é a seguradora não pagar o capacete por inteiro.
Da mesma forma, nunca recebes o valor total do veículo no caso de uma perda total.
blink

És reembolsado com o valor venal do veículo.
Tal como no caso do equipamento, recebes um valor ao qual é descontada uma "desvalorização" calculada com uma qualquer fórmula suspeita.

(Isto dá bastante trabalho quando já não se tem os recibos. Implica andar a pedir proformas ao importador ou representante.)

(02-07-2015 às 09:47)marco.clara Escreveu:  5. à partida todos os capacetes (a não ser que sejam da loja do chinês) deveriam trazer um selo ou etiqueta com a data de fabrico/validade; pode eventualmente estar oculta por baixo do forro, por exemplo. O teu Suomy não deverá ser exceção;

Provavelmente estava num dos muitos autocolantes que arranquei fora quando o comprei.
De qualquer forma, caso sobreviva ao próximo acidente, já sei que vou ter que andar novamente a pedir proformas...
(Tal como aconteceu no último a que sobrevivi)
wtf

(02-07-2015 às 09:47)marco.clara Escreveu:  6. relativamente ao que determina os prazos e à relatividade desses critérios, é precisamente mais um dos assuntos principais do tópico.

Os critérios certamente vão depender do fabricante.
Só se começou a falar das "durabilidades dos materiais" mais recentemente. Quando se popularizou os compósitos, embora a fibra de vidro já é usada á decadas.
Porém, os fabricantes também não desvendam muito sobre este tema.

Não me parece que se vá chegar a grandes conclusões.

(05-07-2015 às 20:39)jpinhas Escreveu:  Um Capacete topo de gama(Arai, AGV, etc) com 10 ou 15 anos em bom estado, ou um capacete novo de gama baixa, daqueles que se compram na SportZone ou na Norauto que eu nem sei a marca?

Tens capacetes baratos feitos em plástico que novos obtém melhores resultados nos testes que muitos topos de gama.
Se eles vão manter a qualidade 10 ou 15 anos depois... ninguém sabe!

A minha experiência é que 10 ou 15 anos depois, os capacetes topo de gama conservam um melhor estado geral de folgas, insonorização e qualidade dos interiores que os low budget.
Quanto à calota... é um mistério!

Não podemos esquecer que há termoplásticos, fibras de vidro, carbonos, kevlar e soluções que recorrem a compósitos destes combinados.
Podemos não saber qual o mais durável, mas não é preciso ser engenheiro de materiais para assumir que diferentes materiais também oferecem maiores durabilidades.

(06-07-2015 às 11:37)carlos-kb Escreveu:  Não esqueças que os testes de impacto "Sharp" são todos feitos de igual modo, sob as mesmas condições "controladas" (eles têm o video demonstrativo no site). E nenhum acidente "real" ocorre da mesma forma programada e previsível. Daí que os mesmos podem ser indicativos e informativos, mas também não mais que isso. Antes isso.... que nada!

É suposto que seja indicativo e informativo!
As condições têm de ser "controladas" precisamente para que a comparação seja coerente.
E só de forma programada se consegue testar integralmente um capacete, já que os impactos num acidente são sempre random...

(06-07-2015 às 11:37)carlos-kb Escreveu:  Curioso é algumas marcas conceituadas e caras terem classificações inferiores a marcas ou modelos mais budget.

O marketing sugere-nos sempre que uma marca conceituada é uma garantia de segurança.
E nós papamos isso...
A malta esquece-se que essas marcas também têm linhas económicas cuja construção não é muito diferente das marcas menos populares. Tal como o facto de que determinados compósitos que oferencem maior resistência acabam por também não cumprir de forma tão eficiente a tarefa de absorver a energia dos impactos.

(06-07-2015 às 12:07)carlos-kb Escreveu:  Nunca foram homologados.... mas vendiam que nem pãezinhos quentes no Verão... e um óptimo "petisco" para as autoridades.  proud

Durante muitos anos o único capacete "homologado" era um penico que tinha o DGV**** inscrito no mesmo.
Não me recordo de alguma vez as normas pré-SHARP como o DOT e SNELL estarem relacionados com legalidade ou não.

Mesmo o SHARP não está. O governo britânico criou esta "certificação" pela necessidade de obter uma garantia que permita manter as políticas de fiscalidade que aliviam as taxas sobre equipamento de protecção.

RE: Validade de Capacetes - Furras - 06-07-2015

Tudo tretas, us Manu é que sabí!!!

[Imagem: cNsULaH.jpg]

RE: Validade de Capacetes - carlos-kb - 06-07-2015

(06-07-2015 às 13:47)dfelix Escreveu:  É suposto que seja indicativo e informativo!
As condições têm de ser "controladas" precisamente para que a comparação seja coerente.
E só de forma programada se consegue testar integralmente um capacete, já que os impactos num acidente são sempre random...

Os testes Sharp serão os EuroN'cap dos capacetes. Em lado algum questionei que não deveriam ser feitos de forma controlada, e que passariam de algo mais que informativos e indicativos... mas apenas o referenciei, como simples constatação de bom senso que é.

Teres um acidente num carro com classificação 5 estrelas EuroN'Cap não é vinculativo que te safarás melhor que num de classificação 3 ou 4 estrelas. Pode haver essa probabilidade, mas não é garantia de nada, pois dificilmente terias exactamente o mesmo acidente, com as mesmas características, especificações e particularidades.
Basta olhar à definição do que é um acidente!
O mesmo se passa ao bateres com a carola, por exemplo, com um capacete de 3 estrelas Sharp e com um de 5 estrelas.

(06-07-2015 às 13:47)dfelix Escreveu:  Não me recordo de alguma vez as normas pré-SHARP como o DOT e SNELL estarem relacionados com legalidade ou não.

Começando pelo CE nacional e em vigor...

« Artigo 82.º -Utilização de dispositivos de segurança
.....
3 - Os condutores e passageiros de ciclomotores, motociclos com ou sem carro lateral, triciclos
e quadriciclos devem proteger a cabeça usando capacete de modelo oficialmente aprovado, devidamente ajustado e apertado. »

Tens a homologação ECE22.05 (os tais "E" seguidos do código do país homologador, que encontramos nas etiquetas dos nosso capacetes), que é na qual que as autoridades se baseiam para sustentar a "aprovação oficial".

[Imagem: Casque_homologation.jpg]

A Directiva Europeia que rege este tema é o "Regulamento n.º 22 da UNECE sobre disposições uniformes relativas à homologação de capacetes de protecção e suas viseiras para condutores e passageiros de motociclos e ciclomotores".

Aliás, se assim não fosse, qualquer um fazia ou adaptava um capacete de modo caseiro, metia aquilo na cabeça, pegava numa moto.... e voilá.... fazia-se à estrada, e para todos os efeitos, estava legal!
Pessoal que foi autuado por ser apanhado a circular com aqueles capacetes tipo "Jockey" ou mesmo "jet", sem certificação ECE22.05, não faltam por aí.
Lembro em Faro, por exemplo, quando deixaram de fechar os olhos à não utilização de capacete, a fiscalização incidir também no pessoal que optava por estas alternativas light para andar a passear cidade ou pela ilha, a ver ou a fazer "avarias".

RE: Validade de Capacetes - pneves33 - 06-07-2015

Ainda eu tenho por aqui um capacete com a tal homologação da dgv, um nau rebel...era o capacete de instrução usado até à 2 anos e foi substituido por um integral, o nau é usado apenas quando vou tirar alguma mota da escola da garagem, ou para fazer os 200 metros até à bomba abastecer.
Mais logo posto a foto com a homologação do bicho.

Já para não esquecer, capacetes homologados fora da UE são considerados como não homologados e sujeitos a multa, exemplo dos capacetes vendidos nos States, que mesmo iguais ao modelo europeu, são ilegais cá.

RE: Validade de Capacetes - Karlytus - 06-07-2015

Já me ri com os videos.. lol Realmente mais grave que usar um capacete não homologado é beber vodka ao pequeno almoço.. looool

RE: Validade de Capacetes - marco.clara - 13-07-2015

Para quem depois de todo este debate, continua a não acreditar que os capacetes têm validade, aqui fica a prova inabalável...

[Imagem: capacete_zpsbhtcrdaa.jpg]
[Imagem: capacete2_zpsalyfhmf9.jpg]

RE: Validade de Capacetes - LoneRider - 21-06-2019

Desenterro este tópico para o nutrir com um artículo que, apesar de estar em espanhol, é bastante claro sobre a caducidade dos capacetes.

http://www.moto1pro.com/reportajes-motos/cuando-debo-cambiar-de-casco