RE: Ducati Project 1408 -
MagJet - 03-11-2016
(22-10-2016 às 16:51)Johnny_1056 Escreveu: Boas;
Esta moto deve ser a "pedrada no charco" deste ano!!
Se for um V4, aproxima-se enormemente do que considero a moto de estrada perfeita. Sempre sonhei com um V4 Desmo.
Ainda hoje a Desmosedici me tira do sério, é para mim a verdadeira máquina de sonho que considero ao nível do que representava o Lamborghini Countach na minha infância.
Ah, o Lamborghini Countach, também o meu preferido da infância...
nelsonajm - 03-11-2016
(03-11-2016 às 17:57)Rod Escreveu: Ok, mas ali é diferente, o filtro está dentro do quadro, que é o que serve de caixa de ar, embora seja algo semelhante não é a mesma coisa.
Agora dei uma valente gargalhada oh Rod....
No caso da 250 e 535 o filtro de ar está literalmente no quadro... e na 250 é uma unidade de espuma embebida em óleo... tipo um K&N, na 535 é de cartão, do tamanho duma lata daquelas de ananás às rodelas... exactamente como na Duc só que redondo....
Na 1100 existe um tubo que liga o filtro ao quadro, diferente da 250 que está agarrado ao quadro....
Afinal é ou não é a mesma coisa...
carlos-kb - 03-11-2016
(03-11-2016 às 17:57)MagJet Escreveu: (22-10-2016 às 16:51)Johnny_1056 Escreveu: Boas;
Se for um V4, aproxima-se enormemente do que considero a moto de estrada perfeita. Sempre sonhei com um V4 Desmo.
Ainda hoje a Desmosedici me tira do sério, é para mim a verdadeira máquina de sonho que considero ao nível do que representava o Lamborghini Countach na minha infância.
Tinha 12 aninhos apenas.... no Verão de 1988, em Andorra, tive a possibilidade de entrar e sentar dentro (infelizmente não andei

) de um Countach branco, de estofos vermelhos. Mas fiquei de tal maneira fascinado com o carro, que ainda hoje posso dizer que é dos carros de sempre, dos que mais gostei e ainda sinto uma especial afinidade. Aquele som característico do V12, ainda ressoa nos confins da minha memoria.
O interessante é que foi um carro lançado no início dos anos 70, desenhado por Bertone, e que mais de 20 anos depois de ter sido metido no mercado, as suas linhas e design estavam completamente actuais, sendo inspiração a muitos outros modelos posteriores, não só Lambo's, como de outros construtores.
Era dos que facilmente teria um lugar de honra na minha garagem de sonho.
dfelix - 04-11-2016
(03-11-2016 às 17:57)Rod Escreveu: Ok, mas ali é diferente, ...
Hilariante seria considerar qualquer semelhança que seja...
(03-11-2016 às 23:34)carlos-kb Escreveu: Tinha 12 aninhos apenas.... no Verão de 1988, em Andorra, tive a possibilidade de entrar e sentar dentro (infelizmente não andei
) de um Countach branco, de estofos vermelhos.
Vê pelo lado positivo...
Evitaste entrar entrar no carro de algum pervertido que usava o Countach para atrair criancinhas... ou melhor, borbulhentos adolescentes.
Nfilipe - 04-11-2016
(03-11-2016 às 23:34)carlos-kb Escreveu: (03-11-2016 às 17:57)MagJet Escreveu: (22-10-2016 às 16:51)Johnny_1056 Escreveu: Boas;
Tinha 12 aninhos apenas.... no Verão de 1988, em Andorra, tive a possibilidade de entrar e sentar dentro (infelizmente não andei
) de um Countach branco, de estofos vermelhos. Mas fiquei de tal maneira fascinado com o carro, que ainda hoje posso dizer que é dos carros de sempre, dos que mais gostei e ainda sinto uma especial afinidade. Aquele som característico do V12, ainda ressoa nos confins da minha memoria.
O interessante é que foi um carro lançado no início dos anos 70, desenhado por Bertone, e que mais de 20 anos depois de ter sido metido no mercado, as suas linhas e design estavam completamente actuais, sendo inspiração a muitos outros modelos posteriores, não só Lambo's, como de outros construtores.
Era dos que facilmente teria um lugar de honra na minha garagem de sonho.
https://www.olx.pt/anuncio/lamborghini-countach-1980-IDy4Zuz.html depois n digas que n sou amigo.
MagJet - 04-11-2016
Reconheço que a confirmar-se esse V4 ou L4 será uma pedrada no charco, como diz o dfelix.
Mas no meu caso há uma coisa que me incomoda sempre no caso das motas carenadas - não se vê o motor!
Sobra, portanto, a protecção aerodinâmica e as prestações que se associam a motas do género.
Para mim a diferença é como entre um relógio digital, que dá as horas de forma impecável, e apenas tem um mostrador, mesmo que com muitas funções, e um relógio de quartzo ou kinetic, que mostra os ponteiros e, em alguns casos, todo o mecanismo. Prefiro o strip tease da máquina, mas, como tudo, são gostos.
dfelix - 04-11-2016
(04-11-2016 às 08:25)MagJet Escreveu: Reconheço que a confirmar-se esse V4 ou L4 será uma pedrada no charco, como diz o dfelix.
Isso da "pedrada no charco" é quote do Johnny_1056.
Algo que subscrevo... mas parcialmente.
Parcialmente porque já vários construtores foram bastante sucedidos com essa configuração no passado.
A Aprilia é um exemplo do presente. Logo, não há aqui nada de novo.
O que me agrada na ideia dum V4 desmo é o regresso a uma ideia dos tempos da Cagiva.
Sim, porque foi nos tempos da tua Alazzurra que a Ducati iniciou um processo de transformação que a permitiu ser o que é hoje em dia.
Foram algumas motos entre os quais a tua que permitiram encaixe financeiro necessário para avançarem com o desmoquattro.
E na altura, a solução alternativa ao desmoquattro seria um V4 designado por bipantah.
(04-11-2016 às 08:25)MagJet Escreveu: Mas no meu caso há uma coisa que me incomoda sempre no caso das motas carenadas - não se vê o motor!
Bem... o motor das motos modernas não é propriamente bonito.
E a roupagem não só oferece protecção e eficiência aerodinâmica como um enorme potencial para ser explorado ao nivel de design.
Quem sofre mais com isto são as roadster derivadas de desportivas.
Estas obrigam a bons truques de óptica para disfarçar o aspecto bruto dos motores modernos e outros apêndices.
carlos-kb - 04-11-2016
(04-11-2016 às 11:13)dfelix Escreveu: (03-11-2016 às 23:34)carlos-kb Escreveu: Tinha 12 aninhos apenas.... no Verão de 1988, em Andorra, tive a possibilidade de entrar e sentar dentro (infelizmente não andei
) de um Countach branco, de estofos vermelhos.
Vê pelo lado positivo...
Evitaste entrar entrar no carro de algum pervertido que usava o Countach para atrair criancinhas... ou melhor, borbulhentos adolescentes.
Pá.... o carro estava em exposição num evento promovido por um grupo de stands de automóveis (uma espécie de Santogal lá do burgo), para o qual o meu tio foi convidado, pelo motivo que estava em negociações para comprar um Pug 405 Mi16 a esse mesmo grupo. Eu fui com ele.... vi o Countach... estive dentro dele (parecia feito à minha medida de tão baixo que era

).... e ouvi-o a trabalhar. Pena não ter saído do sítio aonde estava!
(04-11-2016 às 11:13)dfelix Escreveu: Isso da "pedrada no charco" é quote do Johnny_1056.
Algo que subscrevo... mas parcialmente.
Parcialmente porque já vários construtores foram bastante sucedidos com essa configuração no passado.
A Aprilia é um exemplo do presente. Logo, não há aqui nada de novo.
Isso do exemplo da Aprilia é
quote do carlos-kb.
Algo que subcrevo.... totalmente!
Johnny_1056 - 04-11-2016
Boas;
Este V4 Desmo só peca por tardio!!
Imagino o que teria sido um motor deste tipo há uns anos com normas ambientais menos restritivas. Um motor capaz de entrar na faixa vermelha com a certeza de que nenhuma válvula vai levar uma cabeçada.
dfelix - 04-11-2016
(04-11-2016 às 13:31)Johnny_1056 Escreveu: Este V4 Desmo só peca por tardio!!
Não há V4.
Não passou de mero rumor quando ainda pouco se sabia sobre o projecto.
O tópico foi lançado antes de alguém partilhar as fotos "secretas" que acabaram por revelar se tratar da suposta nova 1299 superleggera.