Motonliners
Desabafos de principiante - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: Ser motociclista (https://motonliners.pt/forum-ser-motociclista)
+--- Fórum: Escola de condução e Segurança (https://motonliners.pt/forum-escola-de-condu%C3%A7ao-e-seguran%C3%A7a)
+--- Tópico: Desabafos de principiante (/topico-desabafos-de-principiante)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9

RE: Desabafos de principiante - Fz1000 - 10-07-2015

x_mad comprei uma mt 07.

Na minha opinião das melhores compras para um novato.

É potente, mas é tão fácil de conduzir.

E claro, moderna, o que é um plus.

RE: Desabafos de principiante - cfrade - 10-07-2015

(09-07-2015 às 11:59)dfelix Escreveu:  
(09-07-2015 às 11:26)_x_MaD_x_ Escreveu:  ...a ideia inicial era sem dúvida reduzir custos e ganhar tempo de qualidade nas deslocações trabalho casa...

Ganhas tempo de qualidade de vida.
No meu caso ganho cerca de uma hora por dia em tempo que não estou parado no transito. Ao final do mês é como se tivesse um dia férias extra.

A redução dos custos é relativo.
Depende muito da moto e do carro que se tem.
No meu caso, os custos em gasolina, pneus e manutenção sempre foram superiores aos do carro.

Para mim a 'desculpa' começou por ser exactamente poupar tempo nas deslocações e na procura de estacionamento onde trabalhava.
Depressa passou a ser uma forma de ir de A a B, mas em divertido.
Actualmente SÓ ando de moto, prescindi do carro, por isso até para as compras do mês tem dado.

(09-07-2015 às 11:59)dfelix Escreveu:  
(09-07-2015 às 11:26)_x_MaD_x_ Escreveu:  Isto também vos aconteceu? Arranjarem desculpas para justificar os vossos erros e receios de andar de mota?

Quem começou a conduzir moto já como adulto consciente, suponho que isso aconteça.
Haverá certamente muita malta neste fórum que entenda o que te referes.

Para quem começa em miúdo a andar de moto isto não acontece...
Descobre-se as motos numa fase mais inconsciente e normalmente procura-se adrenalina
Caso se sobreviva a isso, anos  mais tarde tudo é já bastante automático.

...ora bem, primeira noite que saí com a moto (nova, linda!), tive um encontro imediato com os carris dos eléctricos (sorte que ía à pendura) - check
...primeira vez que fui sozinha para o trabalho, uma carrinha fez marcha-atrás direita a mim e lá se partiu o guarda-lamas - check

(no próprio dia, contrariada, 'obrigaram-me' a andar de novo sozinha, para tratar dos eventuais medos)

Paciência e persistência, desde que haja gosto. A primeira vez que atravessei a Vasco da Gama achei que era coisa para um dia de verão, sem vento...passados dois anos estava a fazê-lo diariamente, com chuva ou sol, a qualquer hora do dia ou da noite (com rajadas superiores a 45km/h, se tiverem uma moto com +/-120kg, não aconselho).

Como já tem sido referido aqui no fórum e sujeito a amplo debate, muito há que aprender depois de saíres da escola de condução, e isso obviamente acontece gradualmente. Aí entram os mais experientes, que já têm mais kilómetros e mais unhas e já passaram por situações semelhantes. Sem esquecer a experiência própria que se vai adquirindo, sobretudo com as azelhices.

Um conselho, já que fazes um trajecto com bastante trânsito, tenta posicionar-te de maneira a que quem vai de carro te veja (evitar os ângulos mortos dos espelhos e tal) e pensa sempre que podem não dar pela tua presença (o que pode acontecer com bastante frequência).

RE: Desabafos de principiante - marco.clara - 10-07-2015

Tal como já foi dito aqui, o "medo" a que te referes é mais uma questão de "respeito". Para quem anda de mota é bom ter esse sentimento, já que nos faz estar mais alerta para todos os perigos que aqui já foram enunciados.

Assino em baixo a sugestão que foi dada de agarrares na mota e ires para um local sem trânsito, familiarizares-te com ela e com as suas caraterísticas de travagem, aceleração, etc. Efetivamente o que se aprende na escola (e por vezes se desaprende na estrada ao fim de alguns anos) é manifestamente pouco. Foi também isso que me levou recentemente a fazer um curso de condução defensiva.

Acho sinceramente que vai chegar o dia em que a tendência das desculpas se vai inverter. Quando esse dia chegar, nada te vai fazer mudar de opinião. Em cada situação menos boa que tive de mota, sempre pensei que era altura de voltar de vez ao enlatado, mas... passados alguns dias começava logo a ressacar. É o meu veículo do dia-a-dia. (chova ou faça sol) - exceto quando tem de ir ao "estaleiro".

Com o Rod disse, tens de vir a um passeio com a malta! blink

RE: Desabafos de principiante - cabs - 10-07-2015

_x_MaD_x_

Acho que a malta já disse tudo, concordo com eles. Muitos dos teus receios são normais, especialmente quando já se começa mais tarde e se tem maiores responsabilidades. Talvez tivesse sido um pouco mais fácil se tivesses começado com uma mota mais pequena, de qualquer maneira se essa mota estiver em bom estado não é má mota para começar.
Só não é normal se os teus medos ou receios te bloquearem numa situação de perigo e te levem a reagir mal ou não reagir de todo. Portanto deves ter respeito à mota (nesse sentido o medo é saudável), mas não medo paralisante.
Quanto ao resto com os km e com o tempo vais lá, mesmo depois de alguns km continuamos (todos) sempre a aprender e a fazer uma ou outra azelhisse ou a cometer alguns erros (por descuido, por mau "calculo" ou por não saber).
Por exemplo: eu tenho carta há cerca de 4 anos e meio, comecei (aos 17) com uma 125, evolui há mais ou menos dois anos para a minha NC700 (tentando não dar um salto maior que a perna e estando limitado a 35kW na altura) e há situações que ainda me deixam um pouco desconfortável, porque como não as faço regularmente não tenho muito treino. Eu é raro apanhar transito, logo não me sinto muito à vontade a furá-lo, quando apanho vou tentando mas não arrisco demasiado, vou sempre na minha zona de conforto se acho que não devo não passo (mesmo em locais que eventualmente dava). Também tenho pouca prática com pendura, mas já andei com vários e nunca tive grandes problemas, mas lá está não me sinto tão confiante/à vontade quando levo alguém. Como estes há outros exemplos e mesmo a malta mais experiente tem sempre algum calcanhar de Aquiles blink

RE: Desabafos de principiante - LoneRider - 10-07-2015

No fundo o pessoal ja te disse uma coisa indirectamente.
Poid bem, visto que vejo que não entendeste digo-te directamente.

O teu problema é o piano pá!
Trocas o piano por uma mota a serio pá e serás bué feliz! thumbsup

RE: Desabafos de principiante - _x_MaD_x_ - 10-07-2015

Hoje tinha sido um dia excelente para trazer a mota.

A IC19 e a 2ª Circular estavam limpinhas, neste tipo de situações estou completamente à vontade com a mota, agora quando o transito aperta...

Por vezes vou no carro e até me encolho a ver o pessoal, principalmente de 125, a voarem no meio dos carros e só penso se estes gajos me apanham no meio dos carros sou trociado.

Uma das coisas que gosto quando estou de mota é o companheirismo o pessoal a cumprimentar-se isso só mesmo de mota.

Dar uma volta com pessoal mais experiente é sempre bem vinda, não sei se eu ou a velhinha tem capacidade para acompanhar mas logo veremos.

Então próximos passos são:

1- Começar a andar mais com a mota.
2- Enfrentar mais vezes a confusão
3- Fazer uma visita à parte "a primeira mota" do forum ou à oficina ou a ambas bigsmile

Obrigado pessoal grande ajuda mesmo.

RE: Desabafos de principiante - OFFICER - 10-07-2015

Claro que a mota tem capacidade e tu também, nem que seja necessário esperar por ti. Alias, eu por exemplo não devo esperar já que vou quase sempre a cumprir os limites de velocidade ou pouco acima disso. Eles é que esperam por mim, por norma lol

RE: Desabafos de principiante - Rod - 10-07-2015

(10-07-2015 às 12:59)OFFICER Escreveu:  Claro que a mota tem capacidade e tu também, nem que seja necessário esperar por ti. Alias, eu por exemplo não devo esperar já que vou quase sempre a cumprir os limites de velocidade ou pouco acima disso. Eles é que esperam por mim, por norma  lol

Já tens mota officer?? lol sei de uma mesmo boa para ti...e não é a R1 thumbsup

RE: Desabafos de principiante - LoneRider - 10-07-2015

(10-07-2015 às 13:09)Rod Escreveu:  
(10-07-2015 às 12:59)OFFICER Escreveu:  Claro que a mota tem capacidade e tu também, nem que seja necessário esperar por ti. Alias, eu por exemplo não devo esperar já que vou quase sempre a cumprir os limites de velocidade ou pouco acima disso. Eles é que esperam por mim, por norma  lol

Já tens mota officer?? lol  sei de uma mesmo boa para ti...e não é a R1  thumbsup

Ja estava a desconfiar! tong

RE: Desabafos de principiante - OFFICER - 10-07-2015

A minha amanhã já fica a trabalhar thumbsup