Motonliners
Tópico das perguntas básicas - Versão de Impressão

+- Motonliners (https://motonliners.pt)
+-- Fórum: O mundo das motos (https://motonliners.pt/forum-o-mundo-das-motos)
+--- Fórum: Geral (https://motonliners.pt/forum-geral)
+--- Tópico: Tópico das perguntas básicas (/topico-topico-das-perguntas-basicas)

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34

RE: Tópico das perguntas básicas - MagJet - 05-12-2015

Este último sub-tópico sobre travagens é muito útil, merecia mesmo um tópico próprio.

RE: Tópico das perguntas básicas - Neumon - 05-12-2015

É em todas as motos que é difícil "encontrar" a 1a enquanto a moto está parada ou é só mesmo na CG 125?

RE: Tópico das perguntas básicas - nelsonajm - 05-12-2015

A primeira e qualquer outra... A caixa não é sincronizada, logo se não fores reduzindo à medida que vais baixando a velocidade...depois tens de andar a aliviar a embraiagem para meteres a primeira...

(05-12-2015 às 20:12)nelsonajm Escreveu:  A primeira e qualquer outra... A caixa não é sincronizada, logo se não fores reduzindo à medida que vais baixando a velocidade...depois tens de andar a aliviar a embraiagem para meteres a primeira...

Deixo a mota ir abaixo 3/4x por aula por causa disso, às tantas não sei a quantas vou e nem sempre é fácil colocar a primeira (ou outra qualquer) thumbsdown

RE: Tópico das perguntas básicas - tkm_[pt] - 05-12-2015

Pois, se parares a mota e ainda estiveres numa mudança alta, torna-se complicado depois voltar ao ponto morto.
Como disse o Nelsonajm, a "rotina" é baixar uma mudança, soltar um pouco a embraiagem para a engrenar e repetir até encontrar a primeira.

No entanto, também descobri que, pelo menos na minha moto, posso saltar a parte de soltar a embraiagem ao deixar a mota andar um pouco para a frente, obrigando a caixa a engrenar através do movimento da roda ao invés do motor. Mas é um pouco mais complicado pois nesse caso tens que estar atento para ouvires o "click" que a caixa vai fazer quando a mudança entra e nem sempre tens espaço à frente para mover a mota.

RE: Tópico das perguntas básicas - MrOverclock - 05-12-2015

Então e quando está em ponto morto e queremos meter a 1ª ou a 2ª e a gaja entra mas não fica lá?! (vem agarrada ao pé) lol

Na minha acontece-me com bastante frequência, tenho de largar a embraiagem (em ponto morto), voltar a carregar e aí sim, meter uma das mudanças.

Quanto às travagens e bloqueios das rodas, um gajo em pânico sabe lá o que é que está a fazer... confused Eu travo sempre com cuidado.. pouca força atrás e o resto na frente.. sempre primeiro atrás e depois à frente para agaixar e não afocinhar... Mas ainda há dias numa curva fechada aparece-me um gajo em contra mão, travei com os dois de tal maneira que a traseira começou logo a querer passar para a frente.. de tal maneira que foi até ao guiador não virar mais.. e lá ia eu completamente em drift em direcção ao cromo que vinha de lá em contra mão... por sorte o gajo arranjou um buraco para se enfiar e eu larguei o travão de trás e lá me endireitei e quase foi preciso subir o passeio para não lhe bater lol   Foi uma sorte do car.. neco... Estava a ver que era desta que a mota ia ao chão.. ca ganda susto que apanhei!!! Ainda vinha meio a dormir.. acordei logo cool

Culpo o pânico e os pneus ainda frios, é que foi mesmo ao pé de casa

E só para chatear, costumo levar sempre a câmara a filmar.. mas naquele dia como ia trabalhar perto de casa não achei que valesse a pena ligar a câmara.. lol

Acho que quando tiver duvida vou adoptar essa tecnica do pounco morto

RE: Tópico das perguntas básicas - nelsonajm - 06-12-2015

Acho que nunca aqui meti nenhuma pergunta...

Porque será que gosto tanto de "marrecas"?

RE: Tópico das perguntas básicas - Rod - 06-12-2015

(06-12-2015 às 14:00)nelsonajm Escreveu:  Acho que nunca aqui meti nenhuma pergunta...

Porque será que gosto tanto de "marrecas"?

Pela mesma razão de que há quem goste de corcundas? Ou de caixas de pregos...

RE: Tópico das perguntas básicas - LoneRider - 06-12-2015

Ou de pianos...
Ou de chocalhos...
Ou de asinhas de franga!

Mas carne com pelos é que é! devil