RE: Qual escolher -
Wizzzard - 30-10-2020
(29-10-2020 às 20:04)vitorino
[quote="Wizzzard Escreveu: E a questão da Sym Jet ter ABS, não seria uma mais valia?
ter ABS é sempre uma segurança acrescida, no entanto significa dares mais € 300 do que a Symphony ST
[/quote]
Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...
marco.clara - 30-10-2020
(30-10-2020 às 00:57)Wizzzard Escreveu: Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...
A única diferença é que os documentos, mesmo depois de emitidos, não ajudam ninguém a evitar uma queda...
De qualquer forma, e em relação aos exemplares de engenharia motociclistica que se estão a debater neste tópico, falar de ABS ou CBS ou outros "esses"... nhec.
Wizzzard - 30-10-2020
Olá a todos uma vez mais,
Coisa que sempre não gostei foi de ver as pessoas a perguntarem coisas nos fóruns que a mim me pareciam óbvias... Tinha vontade de perguntar "porque não pesquisas". Acreditem em mim quando digo que não sou adepto do facilitismo mas em este tema estou totalmente a "nadar".
Os vossos conhecimentos e experiência são o que determinarão a minha escolha, por isso peço paciência...
(30-10-2020 às 01:30)marco.clara Escreveu: (30-10-2020 às 00:57)Wizzzard Escreveu: Efetivamente esses €300 dāo para pagar a emissão dos documentos...
A única diferença é que os documentos, mesmo depois de emitidos, não ajudam ninguém a evitar uma queda... 
Eu escrevi isso porque tive a sensação que o vitorino desvalorizou a falta do ABS e apesar de eu estar claro de o que é o sistema ABS não sei no caso das duas rodas o quão importante pode ser para a nossa segurança. Óbvio que se eu souber que se trata de algo muito importante não dúvidarei em comprar o modelo com este sistema.
(30-10-2020 às 01:30)marco.clara Escreveu: De qualquer forma, e em relação aos exemplares de engenharia motociclistica que se estão a debater neste tópico, falar de ABS ou CBS ou outros "esses"... nhec. 
Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?
Muito obrigado a todos.
luisnogueira - 30-10-2020
Por acaso apareceu a publicidade por aqui nos banners do fórum.
Ponderas uma Sym por 2400eur, pelo que entendi, já falas no ABS que pelo que entendi são mais 300eur. já chega aos 2700, e pelos vistos despesas de documentação.
Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!
marco.clara - 30-10-2020
(30-10-2020 às 08:02)Wizzzard Escreveu: Marco.clara etendi que respondeste com ironia, mas o que quiseste dizer com exatidão? Que por serem marcas baratas, essas especificações são "treta"?
Boas Wizzzard. Obviamente que me estava só a meter contigo. Por muita brincadeira que se faça por aqui, não há "motas da treta" (ou melhor, há, mas fica bem dizer que não...

), acima de tudo há a mota que cada um pode ter, consegue ter ou quer muito ter. Eu pessoalmente não gosto de nenhum dos modelos que indicaste, mas isso é só uma opinião pessoal e vale o que vale. De qualquer forma, entre as duas Sym que aqui apresentaste, provavelmente iria para a JET 14 só por ter um aspeto mais robusto. Mas...
(30-10-2020 às 09:06)luisnogueira Escreveu: Se calhar podea pensar numa NMAX por 2995 já com despesas incluidas!
Voilá! Será que a diferença é assim tão significativa que valha a pena a "poupança"?
Nfilipe - 30-10-2020
Eu comprei uma yamaha ybr com 7 mil kms por 1400 e ja pus outros 7 mil em cima e tirando um problema de contacto no botao da ignicao, é sempre a andar, para o uso que lhe dou com o objectivo de gastar o menos possivel, so tenho bem a dizer. Normalmente com 12 euros de combustivel faco 400km.
Nao sou fã de scooters mas para trabalho que é será preferivel sem caixa manual.
hjjs - 30-10-2020
Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha
marco.clara - 30-10-2020
(30-10-2020 às 11:22)hjjs Escreveu: Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha
Não estás satisfeito com ela?
Wizzzard - 02-11-2020
(31-10-2020 às 22:31)vitorino Escreveu: viva, Wizzzard
esta é a minha visão subjectiva:
| Symphony Cargo 125 | Symphony 125 ST | Symphony S | Jet 14 125 LC & ABS | |
| motor | Euro 4, mono-cilíndrico 4T | Euro 4, mono-cilíndrico 4T | Euro 5, mono-cilíndrico 4T ☺ | Euro 4, mono-cilíndrico 4T | |
| cilindrada | 125 cc | 125 cc | 125 cc | 125 cc | |
| potência | 10.2 cv @ 8 500 rpm | 10.2 cv @ 8 500 rpm | 11.4 cv @ 8 500 rpm ☺ | 11.3 cv @ 8 500 rpm | |
| refrigeração | ar | ar | ar | líquida ☹ | |
| alimentação | injecção electrónica | injecção electrónica | injecção electrónica | injecção electrónica | |
| arranque | eléctrico ☹ | eléctrico + kick-starter | eléctrico + kick-starter | eléctrico + kick-starter | |
| lubrificação | cárter húmido + bomba | cárter húmido + bomba | cárter húmido + bomba | cárter húmido + bomba | |
| embraiagem | centrífuga automática | centrífuga automática | centrífuga automática | centrífuga automática | |
| caixa | automática CVT | automática CVT | automática CVT | automática CVT | |
| depósito | 8.1 Litros ☺ | 7.5 Litros | 5.4 Litros ☹ | 7.5 Litros | |
| escape | com catalisador | com catalisador | com catalisador | com catalisador | |
| painel de instrumentos | analógico + digital | analógico + digital | analógico + digital | analógico ☹ | |
| suspensão frontal | forquilha telescópica | forquilha telescópica | forquilha telescópica | forquilha telescópica | |
| suspensão traseira | 2 amortecedores | mono-amortecedor ☹ | 2 amortecedores | mono-amortecedor ☹ | |
| pneu frontal | 110/70-16" | 110/70-16" | 110/70-16" | 100/90-14" ☹ | |
| pneu traseiro | 110/70-16" | 110/70-16" | 110/70-16" | 110/80-14" ☹ | |
| travão frontal | disco Ø 260 mm com CBS | disco Ø 226 mm com CBS | disco Ø 260 mm com CBS | disco Ø 260 mm com ABS ☺ | |
| travão traseiro | disco Ø 240 mm com CBS | disco Ø 226 mm com CBS | disco Ø 240 mm com CBS | tambor Ø 130 mm ☹ | |
| peso a seco | 126 kg | 122 kg ☺ | 123 kg | 128 kg ☹ | |
| comprimento | 2 000 mm ☹ | 1 995 mm | 1 970 mm ☺ | 1 990 mm | |
| largura | 690 mm | 725 mm | 685 mm ☺ | 730 mm ☹ | |
| altura | 1 125 mm | 1 195 mm ☹ | 1 145 mm | 1 115 mm ☺ | |
| lugares | 1 ☹ | 2 | 2 | 2 | |
| tomada USB | sim | sim | sim | não ☹ | |
| preço | € 2 299 ☺ | € 2 399 | € 2 399 | € 2 699 ☹ | |
| avaliação | 12% ☹ [3º Lugar] | 8% ☹ [2º Lugar] | 4% ☹ [1º Lugar] | 40% ☹ [4º Lugar] | |
- a Symphony Cargo 125 a mais barata e com o depósito maior, mas com apenas 1 lugar e sem kick-starter (óptimo "desenrasca" se o arranque eléctrico não funcionar)
- a Symphony 125 ST a mais leve
- a Symphony S a única Euro 5, a mais potente, mas com o depósito mais pequeno
- a Jet 14 125 LC & ABS, a mais cara, a única sem tomada USB (não podes carregar a tua 1ª ferramenta de trabalho - o teu telemóvel), a mais pesada, a única com o painel de instrumentos analógico, a única com rodas mais pequenas (menos seguras), a única com tambor atrás (menos potência que disco) e com refrigeração líquida (o que para a aplicação que ser-lhe-á dada representa uma desvantagem devido aos custos de manutenção superiores versus a refrigeração a ar)
de realçar que não podemos afirmar que o CBS (sistema de travagem combinada) é melhor que o ABS (sistema anti-bloqueio de roda) ou vice-versa; já que o ideal é termos ambos - mas enquanto o ABS é óptimo ter em situações extremas, em travagens fortes e especialmente em pisos escorregadios; o CBS actua sempre em todas as situações pois distribui a potência da travagem por ambas as rodas
para mais, posso-te dizer que pessoalmente em mais de 2 décadas a andar de moto só tive 1 vez em que fazia jeito ter o ABS; mas mesmo assim sem o ABS consegui controlar a moto; e fazendo inclusive o teu serviço de distribuidor nunca precisei dele porque o melhor sistema do mundo está na nossa cabeça - praticando uma condução defensiva e segura i.e. não te "pondo a jeito"... não circulares a 80 km/h-100 km/h/a "abrir" dentro das localidades, respeitando os limites de velocidade, reduzindo a velocidade consoante o estado da via, tráfego, condições do veículo e condições climatéricas, guardando distância para o veículo que nos precede, visualizares o que está à tua frente, mais além e mais adiante, antecipares e preveres os movimentos dos restantes utilizadores da via, etc.
daí que na minha visão subjectiva a vencedora é a Symphony 125 ST que apesar de estar em 2º lugar na minha tabela é realmente a escolha mais equilibrada entre todas
no entanto a escolha é tua, e o mais importante é escolheres algo que te faça feliz, seguro e confortável
boas curvas & óptimas rectas
Vitorino, muito obrigado pela analise.
Só não entendi porque para ti ganha a "ST" em vez da "S" uma vez que esta ultima como tu dizes é a única com motor euro 5 e é mais potente. É pela questão do deposito mais pequeno?
hjjs - 03-11-2020
(30-10-2020 às 16:37)marco.clara Escreveu: (30-10-2020 às 11:22)hjjs Escreveu: Eu tenho uma NMAX 125cc e é um verdadeiro canhão! hahahaha
Não estás satisfeito com ela? 
Uma capacidade de carga espetacular!´
Não poderia estar mais satisfeito.