RE: CBR900 Modificada GB-PT -
Johnny_1056 - 23-08-2017
Boas;
Não acredito que seja fácil, mas também não deve ser impossível.
Antes de começares a sofrer por antecipação, informa-te e pode ser que surja um oportunidade.
RE: CBR900 Modificada GB-PT - Pedro46 - 24-08-2017
(23-08-2017 às 11:34)jpsimoes Escreveu: Boas,
Epá eu diria que tu consegues legalizar a mota cá sem grandes aventuras. Coloca a questão ao IMTT, se a mota está legal aí acho que te livras de muitos problemas.
Epá espero bem k sim
Já enviei o email a pedir esclarecimento, vamos ver quantas semanas levam para responderem hehe
Tambem encontrei outros artigos semelhantes neste forum mas nenhum deles fala em modificações homologadas
RE: CBR900 Modificada GB-PT - Pedro46 - 30-08-2017
Minha pergunta: "Eu encontro-me no reino unido já a 12 anos e tenho andado a pensar em levar a minha mota para Portugal uma vez que estou a pensar em voltar a Setúbal.
Já encontrei artigos que explicam o processo de legalização do veículo, mas nenhum dos artigos mencionou veículos (motas) com modificações.
A Mota e uma CBR900 e esta extensivamente modificada em que as únicas peças de origem são o quadro, o motor e a suspensão da frente, mas 100% legal no reino unido.
Tenho a noção de em Portugal ser um problema para estes veículos e as autoridades, por isso quero ter a certeza que esta tudo legal e devidamente homologado para evitar problemas desnecessários.
Anexo foto da mota para ajudar analise.
A minha questão é, tendo em consideração que a mota encontra-se completamente legal aqui, se eu levar a mota para Portugal e tentar legalisa-la teria alguns problemas de maior?
Poderia-me indicar algum website com os artigos referentes a este serviço."
Reposta do IMTT: "1 - Pela foto que anexou, há indícios de profundas alterações ao modelo original. Como se apresenta, a legalização em Portugal, não é possível.
2 - Deverá obter COC – Certificado de Origem e Conformidade, a emitir pelo fabricante ou pela entidade acreditada que procedeu à transformação.
3 - Na ausência do COC original, deverá obter do ROM – Representante Oficial da Marca, no Reino Unido, certificado de transformação/alteração de características, e proceder à legalização da transformação, no organismo oficial inglês.
3.1 - Todos os componentes, unidades técnicas e sistemas originais, que foram substituídos e/ou alterados, deverão estar homologados na União Europeia, ou seja, tem de de estar alicerçados em documento formal – certificado de fabrico – onde conste a homologação europeia. Exemplo: “e11*2016/116*…*…”
4 - Processo de legalização:
www.imt-ip.pt – veículos – matrícula – novos/usados – categoria e tipo."
Minha resposta: "Eu já contactei diversas entidades legais neste país e como a mota se encontra 100% legal neste país, e como se encontra com a inspecção periódica anual, legal e em dia, os serviços do reino unido não compreendem a burocracia que lhes são pedidos.
Agradecia se me pudesse enviar o contacto de algum organismo nacional ou internacional que me possa ajudar neste sentido por favor"
Depois meto a resposta quando a obter...
Ainda no site do IMT:
O processo de atribuição de matrícula a um ciclomotor ou motociclo com matrícula estrangeira é diferente conforme o veículo corresponda ou não a um modelo com homologação europeia e o interessado possa apresentar um certificado de conformidade (COC) ou cópia.
Documentos
Consoante as situações abaixo indicadas, o pedido deve ser acompanhado dos respetivos documentos:
Com Certificado de Conformidade (COC)
• Formulário Modelo 9 IMT;
• Original do Certificado de Conformidade (COC) ou fotocópia;
• Documento de identificação do requerente (ou fotocópia);
• Original ou cópia do documento de identificação do veículo (Certificado de Matrícula) de origem autenticada pelos serviços da Alfândega;
• Documento comprovativo da regularização da situação do veículo junto da Alfândega;
• Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 45
Sem Certificado de Conformidade (COC) e com Homologação Nacional
• Documento comprovativo da regularização da situação do veículo junto da Alfândega;
• Original ou cópia do documento de identificação do veículo (Certificado de Matrícula) de origem autenticada pelos serviços da Alfândega;
• Certificado do nível sonoro;
Taxa: € 45
Sem Certificado de Conformidade (COC) e sem Homologação Nacional
• Original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada;
• Certificado do nível sonoro;
Taxa: € 165
Procedimentos com Certificado de Conformidade (COC)
1. O interessado deve começar por se dirigir junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMT da área de residência ou sede, para que lhe seja indicado o número de homologação nacional, necessário para apresentação na alfândega.
2. O Serviço do IMT efectuará a inspeção ao veículo.
3. Em seguida deve regularizar a situação do veículo junto da Alfândega, que efetuará a indicação do número de matrícula que irá ser atribuído ao veículo.
4. Após obter o comprovativo da regularização da situação do veículo junto da Alfândega, o interessado deve entregar o processo no mesmo Serviço do IMT para conclusão.
5. O Certificado de Matricula será emitido após regularização do registo da propriedade junto da competente conservatória.
Procedimentos sem Certificado de Conformidade (COC)
1. O interessado deve começar por se dirigir ao fabricante ou seu representante legal para que este proceda à confirmação documental, no Modelo 9 IMT, de que o veículo corresponde a uma homologação nacional.
2. O Serviço do IMT da área de residência ou sede efetuará a inspeção ao veículo.
3. No caso do veículo corresponder a uma homologação nacional, deverá dirigir-se em seguida à Alfândega para regularização da situação do veículo.
4. No caso de não corresponder, deverá solicitar junto dos na Serviços Regionais e Distritais do IMT a homologação do veículo. Logo que esta seja efetuada poderá proceder à regularização do veículo junto da Alfândega.
5. Após obter o comprovativo da regularização da situação do veículo junto da Alfândega, o interessado deve entregar o processo no mesmo Serviço do IMT para conclusão.
6. O Certificado de Matricula será emitido após regularização do registo da propriedade junto da competente conservatória.
hjjs - 30-08-2017
Allez burocracia Allez!!!!!!
pneves33 - 30-08-2017
Para legalizar veículos alterados, mesmo estando legais no país de origem, o Imt pede tudo e mais um par de botas, daí eu ter dito logo que não te safavas...é possível, mas se queres mesmo avançar com isso, prepara-te bem...é um processo bastante burocratico, demorado e caro...e nunca haverá garantias de que consigas legalizar...alterações dessas em Portugal é uma treta valente.
Mesmo estando toda legal, se não existir homologaçao nacional, é as vezes um pincel do caraças, quanto mais extensamente modificada como a tua...desejo-te mesmo boa sorte nisso...
dfelix - 30-08-2017
Isso nunca passará na inspecção B!
Nem cá... nem nem na maioria dos restantes países da UE!
Até acho estranho ser "legal" aí...
Conheço quem em Inglaterra já tenha tido problemas só com o escape.
O que eu faria era mandar a moto para cá numa transportadora.
Depois tentava procurar cá uma batida ou escafiada só pelos documentos.
RE: CBR900 Modificada GB-PT - Rik - 30-08-2017
Estava-se mesmo a ver que o IMT ia pedir tudo e mais um par de botas.
Temos um terço ou nem isso do tamanho dos outros, temos papeis para tudo e mais alguma coisa, burocracia até dizer chega!!!!
Mesmo assim é um desorganização pegada !!!!!
Enfim... não vais ter vida facil para trazer isso para cá.
jpsimoes - 30-08-2017
Existe uma coisa esquesita.
Se está legalizado aí, não legalizes cá, mantém a matricula estrangeira. Acho que se mantiveres residencia fiscal no país de origem e disseres que te deslocas com frequencia lá não podem fazer nada.
jpsimoes Sou um tuga bem persistente e teimoso
Kero ir com isto ate ao fim, nao vou desistir sem uma valente luta...