As 10 piores ideias que deram em motos fabulosas... -
nelsonajm - 07-07-2015
Vale a pena uma passagem por este link sobre soluções técnicas erradas, mas que fizeram dessas motos... motos especiais...
10 ideais erradas que deram em motos fantásticas...
RE: As 10 piores ideias que deram em motos fabulosas... -
carlos-kb - 07-07-2015
Costuma-se dizer que "há males que vêm por bem"..... outros nem tanto!
Almareado - 07-07-2015
As ideias não são boas, mas mesmo assim têm a coragem de ir com elas em frente.
Assim é o que se quer!
dfelix - 08-07-2015
Sinceramente não vejo o que há de errado no monobraço.
Ya.. talvez seja mais caro de produzir.
Mais pesado? Talvez... mas essas gramas só serão problemáticas em superdesportivas cujos regulamentos actuais já nem os permitem.
Quem tem ou já teve uma moto com monobraço sabe a facilidade que é substituir um pneu sem ter que andar a tirar pinças de travão ou afectar a afinação da corrente.
(claro que isto apenas é aplicável a motos cujo design é minimamente inteligente. Ou seja, aqueles cujo construtor não lembrou de colocar o escape a estorvar.)
LoneRider - 08-07-2015
Tambem não vejo p porque dos motores de duas cabeças!
O artigo faz mais ênfase nos aspectos negativos que positivos. É demasiado parcial.
Uma das vantagens do mono braço era de poder subir a posição do escape, ganhando altura ao solo.
É verdade que a Honda tem um escape lateral, mas diga-se de passagem é só um parafuso mais que há que desapertar. Em compensação temos um pendura satisfeito e sem queimaduras nas pernas.
dfelix - 08-07-2015
(08-07-2015 às 13:46)LoneRider Escreveu: Tambem não vejo p porque dos motores de duas cabeças!
Sim... fazem referencia o "L-twin" da Ducati como sendo opções "estúpidas" porque os "fours make more power more easily".
Até entendo que a Ducati tenha que fazer um esforço actual e dispendioso para manter a sua SBK competitiva.
Mas bolas... historicamente o L-twin da Ducati teve e tem um papel extremamente importante no segmento em que se insere.
Referem-se ainda aos V4 porque... "makes life harder for everyone".
Não entendo ao certo porquê. Sim, um V4 tem desvantagens no que diz respeito a mais peças móveis (distribuição), mas e então?
O ridículo é darem como exemplo da S1000RR como o correcto comparativamente ás VFR's de há 30 anos atrás.
Porque não compararam com a RSV4 que nos mesmo período de vida já arrecadou 3 títulos de WSBK?
(08-07-2015 às 13:46)LoneRider Escreveu: Uma das vantagens do mono braço era de poder subir a posição do escape, ganhando altura ao solo.
Subir um escape é
desvantajoso.
Esse "ganho de altura ao solo" traduz-se numa perda porque se
sobe o centro de gravidade.
A subida da posição do escape é na realidade uma "consequência" da introdução do mono braço.
Para tirar todo o proveito da facilidade com que se substitui um pneu, convém que o escape não atrapalhe.
Por isso, se reparares, as motos que popularizaram os escapes debaixo da baquet são as que também adoptaram o monobraço.. (NR, 916, ..)
Dificilmente encontras melhor vantagem que o facto de não ser necessário alinhar a roda, a facilidade com que ajusta a corrente e a facilidade com substitui um pneu sem afectar os restantes mecanismos.
Só muito recentemente os construtores decidiram colocar o escape no sitio certo.
Por baixo do motor, junto ao solo!
RE: As 10 piores ideias que deram em motos fabulosas... - Karlytus - 08-07-2015
opah.. nem me falem do escape nas mono-braço.. eu tenho uma e realmente não consigo perceber a "estupidez" de colocar um "escapalhão" enorme (e pesado..) a tapar a roda completamente..
Não é preciso ser um génio para encontrar uma solução.. bastava colocar um escape como o das Yamaha MT-09 por exemplo..
Enfim.. um dos poucos "erros" que encontro na minha mota (VFR Crossrunner 800x).. outro é o facto de vir limitada..
LoneRider - 08-07-2015
Nao acho que seja um erro.
Assim não existe tanto calor a assar-te no verão. Ja pensaste naquela concentração de calor a subir pelas tuas pernas?
O chassi da tua mota é antigo e a ligação do braço oscilante ao chassis é relativamente baixa, não deixando espaço para a instalação de um escape desse genero.
alem disso ainda teriamos que ver até que ponto não ajuda na distribuição de massas a existencoa de um escape nesta ou noutra posição.
RE: As 10 piores ideias que deram em motos fabulosas... - Karlytus - 08-07-2015
opah.. n me digas que tb és adepto de ter uma mulher linda e jeitosa de "burca"..? lol
pra mim é um erro.. mas pronto.. há que (con)viver com ele..
LoneRider - 08-07-2015
(08-07-2015 às 14:38)dfelix Escreveu: (08-07-2015 às 13:46)LoneRider Escreveu: Uma das vantagens do mono braço era de poder subir a posição do escape, ganhando altura ao solo.
Subir um escape é desvantajoso.
Esse "ganho de altura ao solo" traduz-se numa perda porque se sobe o centro de gravidade. ;)
A subida da posição do escape é na realidade uma "consequência" da introdução do mono braço.
Para tirar todo o proveito da facilidade com que se substitui um pneu, convém que o escape não atrapalhe.
Talvez não me tenha explicado bem.
Referia-me ao facto das necessarias corvaturas que o escape tinha que ter para contornar o braço oscilante que obrigava a que a ponteira estivesse bem mais alta para não limitar a distancia ao solo nas curvas.
Desta feita o escape saia de forma mais directa permitindo que a ponteira estivesse mais baixa, centrando melhor as massas e baixando (penso eu) o centro de gravidade.
Talvez fosse por isso (ou em parte por isso) que as RC30 ganharam fama de agilidade!
Na minha VFR o escape sai com muita facilidade (basta desapertar um parafuso) e este para alem muito pegado ha roda encontra-se muito baixo, facilitando tanto a concentração de massas como a baixar o centro de gravidade. Para tal subiram o ponto de fixação do braço oscilante ao chassi, facilitando a vida dos escapes da cabeça traseira e pemitindo que estes se juntem todos com algum conforto debaixo do motor.
Sobre os motores V4, salvo os tricilindricos que são motores esquesitos, não haverá configuração que disponibilize tanto binario em gama utilizavel e sem recorrer há electronica em doses industriais como esta configuração. É certo que tem mais peças moveis e que a manutenção é cara, mas as vantagens superam de longe as desvantagens.