Motonliners

Versão completa: Uso do Capacete modular
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Bom dia pessoal
Preciso que me digam se Portugal, é proibido andar com o capacete modular aberto. Mesmo que seja com a viseira.
Acontece que a minha esposa finalmente resolveu andar de mota comigo, e pensei em comprar um para ela.
Na terrinha agora é só agora passa a ser sujeito a coima andar com eles abertos, e bem Meo sendo só a viseira aberta, com uso de óculos de sol ou correctivo.
Dava jeito ser um modular pois tenho um fechado e assim poderia eu também usar.
Obrigado
Podes andar com um modular aberto se ele tiver dupla homologação. Normalmente os que tem dupla homologação tem um mecanismo para bloquear em posição aberto (para não correres o risco de passar num buraco e o capacete ficar meio aberto/fechado e impedir a visão.
[Imagem: DzcQjdL.jpg]
Isto na teoria, porque na prática acho que a bófia se está a borrifar se levas o capacete aberto ou não. Desde que o leves bem colocado...
Claro que podes apanhar um agente mais rigoroso e, sem a tal dupla homologação, entras pela madeira dentro.
A resposta certa é: depende.

E depende de questões de homologação.

Basicamente tens capacetes modulares que podem ou não ter a homologação como "jet".
Isto normalmente é visível através de uma etiqueta que contém as letras P e J junto à referência de homologação.
Se tiver o J, significa que tens um Jet e podes circular com ele aberto (teoricamente terá um sistema que tranca a queixeira e impede que ela feche acidentalmente em andamento).
Se tiver apenas o P, significa que tens um capacete modular com homologação equivalente à de um integral e portanto não podes andar com ele aberto.

Creio que é isto, mas não serei a pessoa ideal para confirmar porque nunca tive um modular, sempre tive capacetes integrais.
Obrigado a todos
É continuem a se portarem bem.