Motonliners

Versão completa: Luz Diurna LED
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2

rycardo

Boa noite pessoal, andei aqui a procura no forum e não encontrei nenhum tópico dedicado a este tema. Em outros fóruns que andei a pesquisar encontrei algumas informações mas são todos relativos a 2015, 2016, não encontrei nada mais recente. 

A minha pergunta é simples, sabem se as luzes de presença LED que já vêm embutidas nas novas motos são legais ou se devemos continuar a utilizar os médios?
Ou seja, podemos andar somente com a Luz Diurna LED ligada e não necessitamos de acender os médios?
A minha mota por defeito liga a Luz Diurna LED, se quiser os médios ligados tenho de a desligar. A mota também desliga automaticamente a luz diurna LED quando me encontro em zonas de menor visibilidade (como tuneis e garagens) e liga os médios (semelhante ao que fazem os carros).
No stand disseram-me que devia utilizar a luz diurna LED durante o dia, porque dá melhor visibilidade e era legal, contudo o que encontrei aqui pela net é diferente. A lei portuguesa obriga à utilização das luzes de cruzamento (vulgos médios), e não há nenhuma menção para as luzes diurnas led.
Sabem se alguma coisa alterou entretanto? Eu li em sites espanhois que em espanha saiu uma normativa para não multarem quem roda somente com a luz diurna led. Sabem de alguma coisa parecida aqui por Portugal?
Já foram multados por circular somente com a luz diurna LED?




Obrigado.
Rycardo
BMW R1200RS
O CE diz: Isto

E desconheço qualquer indicação em contrario, pelo que presumo que se mantenha a obrigatoriedade.

As 'luzes de cruzamento' tem de iluminar 30m, algo que as daylights nao fazem.

Havendo bom senso, ninguém multava ninguém por isto.
O CE não está por cima da legislação europeia.
A legislação europeia obriga, por defeito e construção que todos os veículos que respeitem a normativa EuroIV tenham instaladas e em funcionamento as luzes diurnas.
De todas as maneiras é verdade que te podem multar, mas é recorrivel porque se parte de uma base legal erronea.
Se calhar estão aqui em assunto dois temas/duas coisas distintas: luzes diurnas, para melhor ser visto, e luzes de "médios" (que também podem ser em led), para iluminação da via.
Será?

Essas luzes led são como as DRL dos automóveis? Ou são também para iluminação da via?
Se forem apenas para melhor se ver o veículo, em princípio nao têm capacidade de iluminar a via de noite, ou têm? (se bem que alguns automóveis aquilo mais parece uma central e os condutores circulam apenas com essas luzes...)

Também gostava de perceber o que andam os construtores a fazer agora. Pensava que as motas vinham agora sempre com os médios acesos obrigatoriamente. Parece que não...
São os problemas de primeiro mundo pah!
O que é a luz diurna?
Aqueles projectores do alibaba que de repente virou moda, e tudo o que é pseudotrail anda por aí mascarada de árvore natal?
Isso é ilegal.

O código da estrada obriga à utilização de pelo menos um médio durante o dia.
Algo que em qualquer moto a partir do euro 2 passou a ter permanentente ligado.
As luzes diurnas de circulação vão substítuir a obrigatoriedade dos médios. KTM/BMW etc, já deixaram de obrigar os médios acesos
(09-08-2018 às 13:46)jpsimoes Escreveu: [ -> ]As luzes diurnas de circulação vão substítuir a obrigatoriedade dos médios. KTM/BMW etc, já deixaram de obrigar os médios acesos

Enquanto não for atualizado o código de estrada, as luzes diurnas não podem substituir os médios nas vias que obrigam à sua utilização, e não são as marcas que vão determinar ou não se as luzes diurnas podem ser utilizadas em sua substituição.

Existe ainda a questão relativa aos carros que só têm luzes diurnas frontais, o que também representa uma diferença relativamente à utilização dos médios.

2low

cambada de paneleiros…

luz DIURNA de led…
isso é que é ver mal...

Pianoman

(09-08-2018 às 11:37)dfelix Escreveu: [ -> ]O que é a luz diurna?
Aqueles projectores do alibaba que de repente virou moda, e tudo o que é pseudotrail anda por aí mascarada de árvore natal?
Isso é ilegal.

Estás enganado. O que é ilegal é tê-los acesos...
Páginas: 1 2