Motonliners

Versão completa: Watkins M001
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
A Watkins 001 é a demonstração de como é difícil simplificar uma moto, mantendo o essencial dessa mesma moto. O seu criador, Jack Watkins é engenheiro, para além de professor e investigador da Universidade Tecnológica de Gdansk, na Polónia.

Watkins comprou uma BMW R1150T da qual apenas aproveitou o motor, boxer, com o cardán e o amortecedor traseiro. Não utilizou nem sequer as rodas: a dianteira é de uma Yamaha FJ6 e a traseira de uma GS.

E foi aqui que teve início o verdadeiro trabalho deste engenheiro, construir um chassis minimalista ao redor deste grande motor, com a obsessão acrescentada de incorporar uma suspensão dianteira tipo Harrier, com dois braços e dois amortecedores, que no caso são de uma Guzzi V7 e cumprem na perfeição com o seu trabalho.

Esta peça foi muito trabalhada, pois para a zona dos braços e para as ancarogens foi preciso criar rolamentos, suportes, entre outros.

A chave do chassis são duas platinas em aço produzidas com tecnologia 3D. Watkins não descarta produzi-las em alumínio, ainda que o aço tenha facilitado a soldadura num projeto que Watkins fez sozinho, e com pouca ajuda.

Atrás, umas alhetas em alumínio suportam os indicadores de mudança de direção e a matrícula. Todo o sistema elétrico, a bateria, a bomba de co,bustível e o depósito de 16 litros, ficam ocultos dentro do chassis, a peça que mais trabalho deu ao engenheiro.

Uma moto diferente, feita de peças de váris marca e de várias motos, mas que, no fim, todas encaixam.

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-12-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-11-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-10-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-9-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-8-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-7-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-5-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-6-625x625.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-4-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-3-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-2-625x625.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-1-625x417.jpg]

[Imagem: extreme-motorcycle-engineering-625x417.jpg]
Uma mamalhuda com a suspensão frontal de uma Tesi...

Mais um trambolho a servir unicamente como exercício de estilo.

What's next?
Não consideraria isto tanto com um trambolho, no sentido tradicional como NC, Benelli etc...

Acho que isto é mais um exercício de engenharia. Com isto não quer dizer que seja bom ou mau, são conceitos de onde pode sugir algo inovador.
(26-03-2018 às 12:21)hjjs Escreveu: [ -> ]Acho que isto é mais um exercício de engenharia. Com isto não quer dizer que seja bom ou mau, são conceitos de onde pode sugir algo inovador.

Inovador é relativo.... A primeira Tesi data ainda de finais de 80.... e depois de 3 gerações / evoluções (1D / 2D / 3D), ainda tem reflexo actual na Vyrus.

Depois pegar numa mecânica com 25 anos, como é o boxer 4 valve oil head, também me parece tudo menos inovador. Mas se calhar eram "restos" que havia por lá na arrecadação... smile

É que até o paralever manteve.
Não estava propriamente a falar nos componentes, mas no "desenho"/concepção do "quadro" e soluções encontradas.
noface
Muito trabalhinho... Resta saber como se Comporta
Vou tentar ser objectivo....


Quem tem bolsas para vomitar!?
(26-03-2018 às 22:20)nelsonajm Escreveu: [ -> ]Muito trabalhinho...

Também eu me farto de trabalhar e ninguém me dá o devido valor!  proud  censored  tong
(27-03-2018 às 09:27)carlos-kb Escreveu: [ -> ]
(26-03-2018 às 22:20)nelsonajm Escreveu: [ -> ]Muito trabalhinho...

Também eu me farto de trabalhar e ninguém me dá o devido valor!  proud  censored  
Não me estás a dar nenhuma novidade...