Motonliners

Versão completa: Daqui sai uma decisão
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

tgaspar_acc

Boa noite,

 Após ler alguns artigos sobre os temas que vão ser falados no meu tópico, ainda fiquei com algumas dúvidas por esclarecer e é essa a principal razão de vir aqui publicar.
 
 Tenho 21 anos e ainda não tive qualquer experiência de condução, nem de mota nem de carro. O máximo que posso dizer é que já conduzi um carrinho de choque e quando eu tinha uns 16 anos, mais ou menos, conduzi uma moto 4 por 1-2 minutos e até um puto de 6 anos a sair da escola a correr tinha mais probabilidades de pagar uma multa por excesso de velocidade do que eu. Enfim.
 
 Indo para o assunto:

 1º - Estou indeciso entre 125 e 250. Para quem nunca conduziu, optar por uma 250 é estupidez? Inicialmente pensava numa 125 porque o uso que lhe vou dar vai ser na cidade, que não é grande, o que me fez pensar que ter mais velocidade na máquina não me valia de nada visto que não posso acelerar tanto. Farei cerca de 125km por semana para ir para os treinos e jogos (fora da cidade), mais 100km para ir a Leiria e vir (1 ou 2 vezes por mês), e o resto é só deslocações dentro da cidade e arredores. 
 Como a minha mãe é contra, eu queria ao menos respeitá-la na parte da velocidade, isto é, queria uma 125 para quando for para a A8 não ultrapassar o limite, até porque eu próprio tenho algum receio de como serão centenas de km/h no corpo exposto.
 Entretanto li que uma 250 é melhor porque é mais segura que uma 125 por causa do corpo da mota que dá mais estabilidade (é verdade? também já li o contrário), que quando for para andar na auto-estrada sempre tenho potência reservada para ultrapassagens, o que não acontece nas 125 e faz com que o prejudicial caia sobre o motor, etc.
  Para o uso que lhe vou dar é tranquilo escolher uma 250, ou não se justifica? E já agora, como nunca conduzi torna-se perigoso andar logo numa 250 ou a potência face às 125 não é assim tão diferente? A boa condução para evitar acidentes só depende de nós, ou a própria mota pode-lhe dar uma coisinha do nada quando for a 150km/h e aí descontrolar-se e fazer-me cair?
 
 2º - Depois da cilindrada, a minha dúvida é mesmo o tipo de mota. Estou indeciso entre as desportivas e as naked.
 O que alimenta a minha indecisão é o conforto. Visando as distâncias e a frequência com que as farei, uma desportiva torna-se muito má nesse aspecto? É que eu vejo ainda muita malta com esse tipo de mota... eu acho as desportivas muito mais bonitas que as naked, mas também não quero estar a caminhar para a transformação de um crocunda, por isso esclareçam-me, por favor.
 O facto de eu ter 1,65cm e 55kg vai condicionar alguma coisa?

 Conto com a vossa experiência. Muito obrigado pela atenção.

 Os meus cumprimentos,
 Tiago Gaspar
E a carta?
Não te sei responder mas posso-te fazer algumas perguntas:
Se nunca conduziste nada, não seria melhor aprenderes primeiro a conduzir?
Sabes que, seja 125 ou 250, precisas de ter carta de condução?

Se calhar, depois de conduzires alguma coisa, encontras parte das respostas que procuras.

tgaspar_acc

O que vale é que isto são só boas respostas...
 Obrigado
Da parte que me toca, tens bom remédio:
Não gostas, deixa na beira do prato.
sabes andar de bicicleta ??
(23-11-2017 às 22:28)Fz1000 Escreveu: [ -> ]E a carta?

Isto!

(23-11-2017 às 22:39)tgaspar_acc Escreveu: [ -> ]O que vale é que isto são só boas respostas...
 Obrigado

Já pensaste que as respostas que recebeste se calhar não são assim tão más? Se calhar tu é que não queres entender o que te estão a responder e que na verdade te estão a tentar ajudar. rolleyes

Se começares por tirar a carta, vais ter a oportunidade de andar com mota(s) da escola antes de te decidires a comprar uma. Além disso, com a carta, vais ter a possibilidade de experimentar motas que te agradem antes de comprar. Portanto, eu diria que essas curtas e breves experiências farão toda a diferença na tua decisão entre o tipo de mota que escolheres.

Porra pá... tinha dito a mim mesmo que não ia responder à tua dúvida - porque tinha imenso medo de "chumbar" neste teu teste à malta do fórum, do qual depende a tua decisão de por aqui ficar - mas acabei por o fazer... poop
(23-11-2017 às 22:39)tgaspar_acc Escreveu: [ -> ]O que vale é que isto são só boas respostas...
 Obrigado

Depois disto mereces é que te mandem...


Ir pedir boleia à tua mãezinha, és muito sensível para ter uma mota, deve ser do peso de gaja.

tgaspar_acc

(23-11-2017 às 23:20)marco.clara Escreveu: [ -> ]
(23-11-2017 às 22:28)Fz1000 Escreveu: [ -> ]E a carta?

Isto!

(23-11-2017 às 22:39)tgaspar_acc Escreveu: [ -> ]O que vale é que isto são só boas respostas...
 Obrigado

Já pensaste que as respostas que recebeste se calhar não são assim tão más? Se calhar tu é que não queres entender o que te estão a responder e que na verdade te estão a tentar ajudar.  rolleyes

Se começares por tirar a carta, vais ter a oportunidade de andar com mota(s) da escola antes de te decidires a comprar uma. Além disso, com a carta, vais ter a possibilidade de experimentar motas que te agradem antes de comprar. Portanto, eu diria que essas curtas e breves experiências farão toda a diferença na tua decisão entre o tipo de mota que escolheres.

Porra pá... tinha dito a mim mesmo que não ia responder à tua dúvida - porque tinha imenso medo de "chumbar" neste teu teste à malta do fórum, do qual depende a tua decisão de por aqui ficar - mas acabei por o fazer...  poop

 Antes de mais obrigado pela consideração.
 A questão é que a carta que tiro para conduzir 250 não é a mesma que tiro para conduzir 125,  logo expus as minhas dúvidas para me ajudar a decidir que carta hei-de tirar, mas ok... É que não me deram novidade nenhuma, pois é claro que ao tirar a carta tiro conclusões. Agora que queria um apoio de experientes para essa decisão, queria... mas já vi que não me safei

BlackHacker

Eu tenho 23 anos. Ando de mota (legalmente) desde os 16, aos 18 comecei a andar mais de carro, já tive 3 carros, e duas motas. Agora tenho uma PCX, e se podia ter uma 250cc? Sim podia. Mas para andar na cidade, e para ficar com a carteira mais gorda, optei por uma PCX. Para além que não pago IUC. 

Se tivesse que ir agora daqui de Leiria, de onde sou até as Caldas na minha PCX, ia na boa. A dar os 110km/h e quase a voar naquele aspirador. E não caia, porque o que interesse é quem cavalga o cavalo, e não o cavalo.
Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15