tgaspar_acc
23-11-2017 às 22:08
Boa noite,
Após ler alguns artigos sobre os temas que vão ser falados no meu tópico, ainda fiquei com algumas dúvidas por esclarecer e é essa a principal razão de vir aqui publicar.
Tenho 21 anos e ainda não tive qualquer experiência de condução, nem de mota nem de carro. O máximo que posso dizer é que já conduzi um carrinho de choque e quando eu tinha uns 16 anos, mais ou menos, conduzi uma moto 4 por 1-2 minutos e até um puto de 6 anos a sair da escola a correr tinha mais probabilidades de pagar uma multa por excesso de velocidade do que eu. Enfim.
Indo para o assunto:
1º - Estou indeciso entre 125 e 250. Para quem nunca conduziu, optar por uma 250 é estupidez? Inicialmente pensava numa 125 porque o uso que lhe vou dar vai ser na cidade, que não é grande, o que me fez pensar que ter mais velocidade na máquina não me valia de nada visto que não posso acelerar tanto. Farei cerca de 125km por semana para ir para os treinos e jogos (fora da cidade), mais 100km para ir a Leiria e vir (1 ou 2 vezes por mês), e o resto é só deslocações dentro da cidade e arredores.
Como a minha mãe é contra, eu queria ao menos respeitá-la na parte da velocidade, isto é, queria uma 125 para quando for para a A8 não ultrapassar o limite, até porque eu próprio tenho algum receio de como serão centenas de km/h no corpo exposto.
Entretanto li que uma 250 é melhor porque é mais segura que uma 125 por causa do corpo da mota que dá mais estabilidade (é verdade? também já li o contrário), que quando for para andar na auto-estrada sempre tenho potência reservada para ultrapassagens, o que não acontece nas 125 e faz com que o prejudicial caia sobre o motor, etc.
Para o uso que lhe vou dar é tranquilo escolher uma 250, ou não se justifica? E já agora, como nunca conduzi torna-se perigoso andar logo numa 250 ou a potência face às 125 não é assim tão diferente? A boa condução para evitar acidentes só depende de nós, ou a própria mota pode-lhe dar uma coisinha do nada quando for a 150km/h e aí descontrolar-se e fazer-me cair?
2º - Depois da cilindrada, a minha dúvida é mesmo o tipo de mota. Estou indeciso entre as desportivas e as naked.
O que alimenta a minha indecisão é o conforto. Visando as distâncias e a frequência com que as farei, uma desportiva torna-se muito má nesse aspecto? É que eu vejo ainda muita malta com esse tipo de mota... eu acho as desportivas muito mais bonitas que as naked, mas também não quero estar a caminhar para a transformação de um crocunda, por isso esclareçam-me, por favor.
O facto de eu ter 1,65cm e 55kg vai condicionar alguma coisa?
Conto com a vossa experiência. Muito obrigado pela atenção.
Os meus cumprimentos,
Tiago Gaspar
Após ler alguns artigos sobre os temas que vão ser falados no meu tópico, ainda fiquei com algumas dúvidas por esclarecer e é essa a principal razão de vir aqui publicar.
Tenho 21 anos e ainda não tive qualquer experiência de condução, nem de mota nem de carro. O máximo que posso dizer é que já conduzi um carrinho de choque e quando eu tinha uns 16 anos, mais ou menos, conduzi uma moto 4 por 1-2 minutos e até um puto de 6 anos a sair da escola a correr tinha mais probabilidades de pagar uma multa por excesso de velocidade do que eu. Enfim.
Indo para o assunto:
1º - Estou indeciso entre 125 e 250. Para quem nunca conduziu, optar por uma 250 é estupidez? Inicialmente pensava numa 125 porque o uso que lhe vou dar vai ser na cidade, que não é grande, o que me fez pensar que ter mais velocidade na máquina não me valia de nada visto que não posso acelerar tanto. Farei cerca de 125km por semana para ir para os treinos e jogos (fora da cidade), mais 100km para ir a Leiria e vir (1 ou 2 vezes por mês), e o resto é só deslocações dentro da cidade e arredores.
Como a minha mãe é contra, eu queria ao menos respeitá-la na parte da velocidade, isto é, queria uma 125 para quando for para a A8 não ultrapassar o limite, até porque eu próprio tenho algum receio de como serão centenas de km/h no corpo exposto.
Entretanto li que uma 250 é melhor porque é mais segura que uma 125 por causa do corpo da mota que dá mais estabilidade (é verdade? também já li o contrário), que quando for para andar na auto-estrada sempre tenho potência reservada para ultrapassagens, o que não acontece nas 125 e faz com que o prejudicial caia sobre o motor, etc.
Para o uso que lhe vou dar é tranquilo escolher uma 250, ou não se justifica? E já agora, como nunca conduzi torna-se perigoso andar logo numa 250 ou a potência face às 125 não é assim tão diferente? A boa condução para evitar acidentes só depende de nós, ou a própria mota pode-lhe dar uma coisinha do nada quando for a 150km/h e aí descontrolar-se e fazer-me cair?
2º - Depois da cilindrada, a minha dúvida é mesmo o tipo de mota. Estou indeciso entre as desportivas e as naked.
O que alimenta a minha indecisão é o conforto. Visando as distâncias e a frequência com que as farei, uma desportiva torna-se muito má nesse aspecto? É que eu vejo ainda muita malta com esse tipo de mota... eu acho as desportivas muito mais bonitas que as naked, mas também não quero estar a caminhar para a transformação de um crocunda, por isso esclareçam-me, por favor.
O facto de eu ter 1,65cm e 55kg vai condicionar alguma coisa?
Conto com a vossa experiência. Muito obrigado pela atenção.
Os meus cumprimentos,
Tiago Gaspar