Agora a sério... e já nem metendo em causa a "segurança" da engenhoca para a moto, que é algo que não estou apto a avaliar através de um vídeo.... mas uma coisa saltou-me logo à vista.... um pneu a rodar vários km no sentido contrário ao da rotação???!!!

Xiiii, aquela jante branca toda suja...
Agora o pneu da frente dá mota está estudado para rolar no sentido oposto...
A não ser que tenham a "sorte" de ter o pneu montado ao contrário, certo michelfpinto?
(23-10-2017 às 15:38)carlos-kb Escreveu: [ -> ]Agora a sério... e já nem metendo em causa a "segurança" da engenhoca para a moto, que é algo que não estou apto a avaliar através de um vídeo.... mas uma coisa saltou-me logo à vista.... um pneu a rodar vários km no sentido contrário ao da rotação???!!! 
Será que rodando no sentido inverso não vai acumulando borracha!? Dessa forma talvez faça até mais kms que o normal

Os pneus têm um sentido de rotação também para o facto do desenho dos seus sulcos poderem "fazer" o respectivo trabalho de "varrimento" e drenagem, pois foram projectados para trabalharem com aquele sentido de rotação específico... o que no caso concreto de rebocar a moto de marcha-atrás, não influi esta questão.
Ainda assim, não acredito que vários quilómetros a rodarem no sentido contrário para o que foram concebidos, dê muita saúde às telas (ainda que radiais) e à respectiva carcaça, projectada para receber os esforços num único sentido de rotação.
Esses receios são todos perfeitamente compreensíveis se os pneus tiverem sentido de rotação.
Muitos dos pneus de todo terreno não tem sentido de rotação definido.
Um sistema que tapa a matrícula? Jamais o pessoal das SCUT vai deixar aquilo ser homologado cá.
Mas kb, também reparei nisso, além de que, após uma distância grande, o pneu fica completamente quadrado, tornando a direção instável. É que, se fizeres nem que sejam 2 ou 3.000km assim, já estás a falar de uma percentagem considerável da vida útil do pneu de uma mota, pelo que deve ter influência.
Outra coisa, se se parte uma das cintas do guiador, a roda da frente fica completamente livre para virar! Estão a ver o que vai acontecer a seguir, certo?

Não!
Podes explicar!?
Eu acho que o menos provável é que se parta uma cinta daquelas, que no mínimo estará preparada para tensões de 2,5 T.
Não digo que se impossível, mas sim pouco provável!
É montar o sistema na parte da frente do carro.